Náusea pode ser sintoma de pressão alta? Descubra!

  • +A
  • -A

A náusea é um sintoma que pode estar presente em uma grande quantidade de situações clínicas, desde alterações no intestino, nos ouvidos e nos rins até a gravidez. Em alguns casos, um pico de pressão alta pode causar um aumento da pressão intracraniana e, consequentemente, provocar náusea e vômitos. Confira!

Pressão alta pode causar náusea e dor de cabeça


“Esta situação é descrita como hipertensão intracraniana”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. “A hipertensão intracraniana, secundária a uma elevação rápida da pressão arterial, pode gerar sintomas, como dor de cabeça,
turvação visual, sonolência e náusea. Clinicamente, esse quadro é descrito com encefalopatia hipertensiva, que é uma urgência médica”, continua o médico. 

Segundo o especialista, esse aumento da pressão arterial intracraniana aciona um reflexo do sistema nervoso autônomo, o que provoca consequências no sistema nervoso parassimpático: “Quando o sistema nervoso parassimpático está exacerbado, sintomas como frequência cardíaca baixa, náuseas, vômitos e mal-estar geral são comuns”. 

Ao se sentir nauseado ou perceber qualquer um dos sintomas citados, é fundamental procurar ajuda de um profissional, preferencialmente em uma unidade de pronto atendimento. “Caso sejam descartadas as emergências hipertensivas, como edema agudo de pulmão, encefalopatia hipertensiva, dissecção de aorta e pré-eclâmpsia, um exercício diagnóstico deve ser iniciado para determinar a origem desses sintomas, se são exclusivamente secundários à pressão elevada, ou se a pressão alta foi secundária a outra doença“, explica Dr. Costa Filho. 

Maioria dos casos de hipertensão não tem sintomas


No entanto, é fundamental lembrar que a
pressão alta não costuma provocar sintomas, sendo, inclusive, chamada de doença silenciosa. “Se fôssemos para a rua medir a pressão aleatória de pessoas no seu dia a dia, a grande maioria das pessoas flagradas com a pressão alta não estará se queixando de nada. Por isso, a importância de passar em consultas e realizar o rastreio para que uma pessoa hipertensa seja diagnosticada precocemente”, recomenda o cardiologista.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

30 comentários para "Náusea pode ser sintoma de pressão alta? Descubra!"

mirla

boa noite! muito importante a explicações pois me ajudou a esclarecer sobre essa patológia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mirla. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.