Qual a relação entre a menopausa e o nível de colesterol no sangue?


  • +A
  • -A

A menopausa traz uma série de alterações hormonais no organismo feminino, com diminuição importante de estrogênio. Como a presença desse hormônio está diretamente ligada com o menor nível de colesterol nas mulheres, sua drástica redução com a menopausa acaba influenciando no aumento do colesterol.   

 

Riscos do colesterol alto em mulheres na menopausa

 


“O estrogênio confere efeitos benéficos tanto no endotélio vascular (parede do vaso sanguíneo) quanto nas lipoproteínas séricas (gorduras do sangue). Esses benefícios são perdidos após a menopausa,
levando ao aumento dos níveis de LDL (colesterol ‘ruim’) e diminuição dos de HDL (colesterol ‘bom’)”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.

Segundo a especialista, a deficiência estrogênica resultante tanto da menopausa natural quanto da cirúrgica aumenta o risco de doença arterial coronariana em aproximadamente 3 a 7 vezes. “Outras complicações decorrentes disso são: desenvolvimento de hipertensão arterial e acúmulo de gordura nas paredes dos vasos de todos os órgãos, causando infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e doença renal”, afirma Bruna.

 

Como evitar o colesterol alto em mulheres na menopausa?

 


Conforme aponta a médica, recentes ensaios clínicos têm demonstrado ausência de benefício da terapia de reposição hormonal na prevenção de eventos cardiovasculares em mulheres que já possuem comprometimento das artérias do coração, ou até mesmo risco inicialmente aumentado de eventos cardiovasculares.
A melhor forma de evitar e tratar o colesterol alto em mulheres na menopausa seria a redução dos fatores de risco com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. O consumo de alimentos ricos em fitoesterois, como soja, nozes, semente de girassol, canola, trigo, milho, tomate, maçã, legumes, verduras, entre outros, também é importante para diminuir os índices de colesterol HDL no sangue. No entanto, a quantidade dessa substância nesses alimentos é baixa, tornando difícil a absorção das quantidades recomendadas de fitoesterois apenas pela alimentação. Nesse sentido, vale a pena discutir com o médico a possibilidade da suplementação.

“Assim como na população geral, a modificação de fatores de risco é o que se preconiza para evitar o aumento do colesterol e suas possíveis complicações. Portanto, prática de atividade física regular, interrupção do tabagismo, controle de peso, dieta com poucas gorduras saturadas e controle dos níveis de glicose e da pressão arterial são algumas das medidas a serem adotadas”, completa a cardiologista.

 

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
colesterol

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

44 comentários para "Qual a relação entre a menopausa e o nível de colesterol no sangue?"

Marta

Porque a menopausa é um risco para o aumento do colesterol no sangue.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marta, a menopausa traz uma série de alterações hormonais no organismo feminino, com diminuição importante de estrogênio. Como a presença desse hormônio está diretamente ligada com o menor nível de colesterol nas mulheres, sua drástica redução com a menopausa acaba influenciando no aumento do colesterol.

Enrique Chame

Queria saber se o Trezor 10 mg está no programa de desconto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Enrique, o produto Trezor não participa do Programa Cuidados pela Vida. Os produtos participantes estão disponíveis no site, aba Produtos Participantes. Abraços.

Dione Guedes

Eu não posso tomar controle hormonal Pq tenho trombose . O que seria bom para mim que tenho colesterol alto ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dione, verifique com o médico que te acompanha, qual seria o melhor tratamento para o seu caso. Abraços.

Edilza

Estou desesperada, pois alguns anos faço uso do Estreva gel, e onde moro não estou encontrando pra comprar. O que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edilza, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Estreva, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Tente entrar em contato com o fabricante do produto para receber maiores informações a respeito. Abraços.

Maria dos Prazeres dos Santos

Gostaria de saber se tem alguma forma sem ser reposição hormonal para os males da menopausa? resumindo tem algum suplemento?a base de Omega 3 ou algo parecido? porque eu me recuso a fazer reposição.gracas a Deus eu não sinto muito fogacho,tenho 57 anos, não sei daqui pra frente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria dos Prazeres, converse com seu médico e verifique com eles quais são os tratamentos disponíveis para o seu caso. Abraços.

Jacselma alves pereira

Esteva gel parou de ser fabricado tomei por vários anos nem assim fiquei sem as consequências tive um Abc hemorrágico cãQuase morri por isso estou sofrendo pra caramba hoje faço tratamento com medicamentos fitoterápicos e chá de folhas de amoreiras

Norma Neiva

Tenho 51 anos, entrei na menopausa, faço dieta e exercicios físicos três vezes por semana, porém comecei a ganhar peso e não consigo emagrecer. Ajude-me.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Norma, realize uma avaliação com o endocrinologista, assim ele vai conseguir te auxiliar. Abraços.

Elhege

Tenho nódulo benigno na mama, me foi passado que não devo fazer reposição. O que fazer além dos cuidados alimentares e atividades?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elhege, é importante manter hábitos saudáveis e seguir todas as recomendações do médico que a acompanha. Abraços.

Marcia brum novais dutra

Bom dia tirei útero por causa de um mioma 39anos agora estou começando com calor no rosto deprecao angústia medo devo tomar chá de amora

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, o mais indicado é que você marque uma consulta com o ginecologista. Relate para ele esses sintomas, para que ele possa indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Vanda Lúcia

Quem faz cirurgia d mioma quando chega n círculo d menopausa sente os mesmo sintomas

Sandra Galvão

Minha pré menopausa começou em 2013, e agora já praticamente acabando aqueles sintomas de manopausa. Não tomei reposição, mas , percebi que engordei Muito rápido

Leda Lopes de O.Baptistini

Dra,tenho 53 anos,estou na menopausa,fiz revascularizacao coronária á 8 meses,fiz exames e meu colesterol ruim esta 230 e triglicerídeos tbm alto,qual seria sua opinião? Posso tomar remédio pra controlar? Já que só posso fazer hidroginástica pois tenho fibromialgia e lesão nos calcanhares que me impede de caminhar ou exercícios de forte impacto!!!!

Maria de Fatima

Tenho ponte safena e mamamaria e hoje estou com depressão e muitos fogachos não tenho mais libido não sei o que fazer meu cardiologista disse que não posso tomar hormônio tenho 54 anos e dês dos 30 não mentido mais o que fazer obrigada dês de ja

undefined

Eu queria saber de quem submeteu a histerictomia parcial do útero corre risco também?

Leila Maria Ribeiro Dorna

Olá, eu já tenho 52 anos. eu ainda não tomei nem um tipo de remédios hormônios . O que eu teria que começar.eu já sinto um calor ardente principalmente quando o meu emocional abalado!

Lucia

Sinto sintomas da menopausa custaria de saber o que devo fazer??

Neide

Pessoal tome aplaude,fitoterápico para menopausa,demora a fazer efeito no organismo,mas é bom para quem como eu que tive mioma e retire o útero e não posso fazer uso de hormoniotetapia!

Neide

Meu comentário é Aplause,fitoterápico !

Lia leite

Olá tenho 53 anos e estou na menopausa já faz uns 2 anos sinto muito calor no rosto de correr suor as vezes nem consigo sair de casa por causa que dói demais no rosto o que posso fazer pra melhorar este calorão?

Maria Iracely de Silva viana

Tô na menopausa sinto calorão e da muita agonia. Já fiz reposição hormonal, e parei agora só tomo chá de amora , mais não tá mais resolvendo nada

Patricia

Estou sentindo os calorões é muito ruim tomo primula e germe de soja , nao esta adiantando nada . Nao tenho mais utero por causa de miomas .

Cida

Olá tenho 54 anos e a mais de 2 anos que sofro com o calor da menopausa,não posso tomar hormônios gostaria de saber o que posso fazer pra amenizar essa situação obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cida, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Regina castri

Fiz esteretomia total em 1998faco reposicao hormonal com agelic tem 58anos tive trabose venosa ..na veia da perna esquerda o que fazer se outro hormonio nao faz efeito em mim

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, verifique com o médico que a acompanha qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Abraços.

Maria madalena dias melo

4 anos que sofro com um calor que so eu sei já passei na ginecologista mais ela não deu nada mandou eu tomar muita água e falou que era assim mesmo Afffff

Maria Teresa

Fiz histerectomia em 2002, hoje tenho só o ovário esquerdo que está bem menor que o tamanho normal, sinto calor e secura vaginal dolorida, médico disse fazer reposição hormonal, não quero me indique um fitoterapico que possa amenizar meu problema

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Teresa, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta e exponha sua opinião para o seu médico. Abraços.

Gisellia Rzatki Candiotto

TenhO 44 anos.atualmente. Já estou menopausa fiz exame e foi confirmado.não tomo remedio para menopausa.como poderia melhorar minha alimentação

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gisellia, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que indicará a dieta adequada para o seu caso. Abraços.

Ciene Souza

Tenho 56 anos já passou a época dos calores mas no momento tô com depressão e tremores no corpo. Me trato no Caps com terapia. Será que tem alguma coisa a ver com a menopausa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ciene, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/depressao-mudancas-hormonais
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/terceira-idade/o-que-acontece-corpo-mulher-menopausa
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Bruna Pires

Estou tomando hormônios para menopausa e tenho nodolo no seio benigno e foi meu médico que receitou será que vou me projudicar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruna, recomendamos que você siga as orientações prescritas pelo seu médico. Abraços.

Penha santos

Estou com sintomas da menopausa há mais de um ano, meu último exame de sangue meu triglicérides:506 mg/dl o médico disse que meu organismo produz colesterol ruim.Isso pode ser por causa da menopausa? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Penha, a menopausa traz uma série de alterações hormonais no organismo feminino, com diminuição importante de estrogênio. Como a presença desse hormônio está diretamente ligada com o menor nível de colesterol nas mulheres, sua drástica redução com a menopausa acaba influenciando no aumento do colesterol. Orientamos você a seguir o tratamento prescrito pelo seu médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.