Maleato de Enalapril e Besilato de Anlodipino: conheça os benefícios de uma combinação de moléculas em um único comprimido para o tratamento da hipertensão
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- +A
- -A
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira sofre com hipertensão. Por ser uma doença sem cura, o tratamento é focado no controle da pressão arterial por meio de remédios hipertensivos aliados a uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Entre as opções, a combinação das substâncias maleato de enalapril e besilato de anlodipino oferece muitos benefícios no tratamento.
“O maleato de enalapril é uma substância que age na inibição da enzima conversora de angiotensina, responsável pela constrição dos vasos sanguíneos, logo, ele promove uma vasodilatação arterial e, consequentemente, a queda da pressão arterial”, explica o cardiologista Benjamin Segal. “Bem como o besilato de anlodipina, um bloqueador dos canais de cálcio que, por diversos mecanismos, leva à vasodilatação arterial também”. O benefício dessa combinação de moléculas também se estende a outros órgãos: “Os rins e o próprio coração também ficam protegidos de ações prejudiciais”, completa o médico.
Tratamento para qualquer tipo de hipertensão
A hipertensão é classificada em três tipos: leve (pressão arterial de 14/9 até 15/9), moderada (16/10 até 17/10) e grave (17/10 ou mais). De acordo com Segal, o enalapril e a anlodipina são excelentes escolhas nas diversas formas da doença, pois suas dosagens podem ser ajustadas para um melhor controle no tratamento de cada paciente. “As substâncias promovem diminuição da morbidade e mortalidade, bem como proteção dos órgãos que são diretamente e indiretamente afetados pela hipertensão”, afirma.
O médico ainda ressalta que cada paciente deve ser tratado dentro de suas especificidades. “Por exemplo, um jovem se comporta de uma maneira diferente de uma pessoa mais idosa, assim como as diversas causas de hipertensão irão estabelecer necessidade de tratamentos diferenciados”, explica. “Em geral, temos um bom controle com essas duas substâncias e, até mesmo pelo sinergismo entre suas ações, podemos utilizar doses menores e com menor grau de incidência de efeitos adversos, para alcançar as metas estabelecidas”.
Além de remédios, controle a hipertensão com hábitos saudáveis
O uso de remédios ajuda a controlar hipertensão, mas o primeiro passo para manter manter a pressão arterial sob controle é seguir um estilo de vida saudável. “Vale para qualquer doença ou condição clínica, da hipertensão a diversos tipos de câncer”, conclui o cardiologista. “Isso inclui uma rotina de exercícios aeróbicos e isométricos, alimentação rica em fibras, minerais, proteínas de origem vegetal ou animal de baixo teor de gordura, vegetais em suas diversas formas e livres de agrotóxicos, hidratação abundante e baixa ingestão de açúcares, sal e frituras. Tanto o plano alimentar quanto o plano físico devem ser individualizados e acompanhados por profissionais adequados”.
Dr. Benjamin Segal é cardiologista e atende em seu consultório, no Rio de Janeiro. CFM/CRM: 52-80252-2 – RJ. Para mais informações, confira no site: http://www.benjaminsegal.com.br/
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 26 comentários para "Maleato de Enalapril e Besilato de Anlodipino: conheça os benefícios de uma combinação de moléculas em um único comprimido para o tratamento da hipertensão"
-
Francisca Sueli dá Silva Perandre
Olá Dr: bom dia ,eu só quero que vc tirar minhas dúvidas eu tomo o remédio maleato de enalapril de 5mg esse cinco mg é cinco mesmo ou é 50mg eu muito leiga nessas coisas me desculpa me responda por favor espero sua resposta um abraço 😘
-
Junio
Losartana faz os mesmos beneficio com anlodipino.?Tomo higrotom 12.5 mg posso tira-lo?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Junio, a anlodipina é um bloqueador dos canais de cálcio que, por diversos mecanismos, leva à vasodilatação arterial. A losartana por sua vez é um antagonista dos receptores de angiotensina II, seu uso resulta numa redução na pressão arterial. O controle da hipertensão deve ser feito de maneira regular e com acompanhamento médico para que cada paciente possa ser tratado dentro de suas especificidades. Verifique com o médico que te acompanha qual é o melhor tratamento para o seu caso. Abraços.
-
caca Batista
Bom dia doutor tomo o maleato de 10mg e anlodipino de 5mg estou tendo muitas tosses secas até dar ânsia de vômito. O que preciso fazer mudar de remédio?
-
joao gilberto neia cossulin
Boa tarde Dr , quero saber qual o remédio que substitui o besilato de anlodipino consorciado com a valsartana no combate a hipertensão , pois o besilato de anlodipino esta me dando alguns efeitos colaterais como inchaço nos membros inferiores e mais alguns.
-
João Batista do Carmo
Tem pessoas e até médicos que afirma que os genéricos são mais fracos do que os de marcas, e verdade ou mentiras? Obrigado, João
CUIDADOS PELA VIDA
Oi João, segue o link de uma de nossas matérias com informações sobre este assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/seguranca-para-o-paciente/que-medicamento-referencia-similar-generico
Abraços. -
Rute Moraes
Olá doutor.! Gostaria de saber se o Anlodipino tem ação sobre a pressão diastolica..Tomo este medicamento associado ao Valdartana…..e desde que iniciou essa associação a diastolica baixou muito em torno de 45 a 55mmHg…mesmo quando a máxima fica alta… A minha pressão é resistente e muito divergente.Daí a pergunta: o anlodipino tem ação sobre a pressão diastolica?obrigada
-
Jairo Azevedo Rocha
Boa tarde Doutor. Tenho 54 anos, e já tomo Atenolol de 50 mgs 2 X ao dia. E tomo Maleato de Enapril de 5 mgs na hora do almoço. O Enalapril pode ser substituído pelo besilato de anlodipino?
-
Zenia
como age o enalapril 5mg em pacientes com diagnóstico de DMD? O enalapril ajuda o coração de que maneira?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Zenia, explica o cardiologista Benjamin Segal: “O maleato de enalapril é uma substância que age na inibição da enzima conversora de angiotensina, responsável pela constrição dos vasos sanguíneos, logo, ele promove uma vasodilatação arterial e, consequentemente, a queda da pressão arterial”. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.