Infarto silencioso: cardiologista aponta os perigos do problema cardíaco que pode aparecer sem sintomas nas mulheres


  • +A
  • -A

Uma das principais e piores consequências da hipertensão e do diabetes descontrolados é o infarto do miocárdio. O problema ocorre quando uma placa de gordura acumulada na corrente sanguínea se desprende e provoca a formação de um coágulo que atrapalha o fluxo de sangue e é capaz de levar à morte.

O infarto nas mulheres

O infarto pode ser diferente de acordo com o sexo. No sexo feminino, o infarto costuma ocorrer cerca de 10 anos depois dos homens, após os 55 anos, período que corresponde à menopausa. A dor no peito é apontada como um dos principais sintomas, mas algumas mulheres podem não apresentá-la. Outros sintomas são dores no estômago, náuseas e vômitos, falta de ar, tontura e suor frio.

Os sintomas do infarto podem causar confusão, uma vez que são semelhantes aos de outras doenças, o que ajuda a ocasionar um número maior de óbitos entre as mulheres. “Nelas, a caracterização dos sintomas é mais difícil. Além disso, 63% das mulheres que morrem de infarto não apresentam sintomas prévios”, afirma o cardiologista Celso Amodeo. A ausência de sintomas se deve à proteção do estrogênio, hormônio que ameniza a sensação de dor.

Maior risco na menopausa

A comunidade científica acredita que a queda na produção de estrogênio a partir da menopausa é uma das causas para o maior risco cardiovascular nas mulheres. Com quantidades menores do hormônio no corpo, que atua na regulação de gordura, o nível de colesterol ruim sobe e torna mais propícia a ocorrência de um infarto.

Já Celso Amodeo defende que os sintomas sejam valorizados para diminuir o índice de casos fatais: “Queixas subjetivas em mulheres obesas, diabéticas, com fatores de risco, como colesterol elevado e hipertensão arterial, e com histórico familiar de doenças no coração devem ser investigados completamente.”

Dr. Celso Amodeo é cardiologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 36913

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Infarto silencioso: cardiologista aponta os perigos do problema cardíaco que pode aparecer sem sintomas nas mulheres"

Andrea

Há três dias estou com dor na região do pescoço até a metade das costas e na sexta de repente me deu uma dor forte no peito que passou em.alguns minutos e uma dor no pescoço tipo alguma coisa engasgada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andrea, não é bom ficar sentindo dor, o melhor é procurar um serviço de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Rubiane

Oiie estou com uma dor no ombro e uma coisa tipo uma queimação mas é fria no braço fui no medico ontem mas ela só me passo uma injeção pra dor mais ainda estou com o incomodo to com medo oqe pode ser??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rubiane, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Fidelicina

Oi sou hipertensa estou com dor no peito o clinico pode avaliar esse sintoma

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fidelicina, você pode realizar uma consulta com o clínico, que poderá avaliar os seus sintomas, e caso seja necessário a encaminhará para o cardiologista. Melhoras.

alex

estou sentindo um formiguamento no braço e perna esquerda e tenho problema de pressão alta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alex, não é bom ficar sentindo dor, o melhor é marcar uma consulta com o médico que você faz o tratamento para o controle da pressão alta. Abraços.

Rosemary aparecida nascimento

Essa noite senti dormência no braço direito e dor forte em dois dedos da mesma mão , sou hipertensa será que é um princípio de infrator?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosemary, realize uma consulta com o cardiologista que te acompanha, relate para ele os seus sintomas para que ele possa avaliá-la. Abraços.

Alexsandra

Já faz alguns dias que sinto um incômodo, não posso precisar se é dor… é uma sensação estranha. Uma pressão na lateral do tronco, lado esquerdo, na altura do seio..meu braço parece ficar pesado, letárgico.. já fiz exames que não acusaram nda, mas esse mal estar persiste.

Anna Santos

Hoje acordei com uma dor logo abaixo do seio esquerdo. Tomei bastante água eca dor passou. Serra enfarte ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anna, nesse caso o melhor a fazer é realizar uma consulta com o cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Janice

Olá meu marido esta sentindo dores na região do estomago e descreve também um aperto na garganta como se fosse um sufocamenti

Marina

Meu marido está sentindo dor no peito era nos dois lados agora só no lado direito e com desconforto no braço.isso já faz dois dias, a dor se dá até ao respirar profundamente!o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marina, análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Peça para que seu esposo procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras para ele.

Valeria

Minha mãe passou mal nesta segunda feira do dia 21/05, sentiu fortes dores de estômago e vômitos… foi internada e foi diagnosticada com infarto. não sentiu dor alguma no peito… ela tem pré-diabete! que isso sirva de alerta!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.