Hipertensão: pode voltar a tomar remédio após interrupção do tratamento?

  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica cujo tratamento é primordial para garantir uma boa qualidade de vida ao paciente. Ele deve seguir as medidas indicadas pelo médico para controlar a doença, mas se por algum motivo o tratamento da pressão alta for interrompido, o paciente pode voltar a utilizar os medicamentos, desde que respeite algumas condições.

Dosagem da medicação para pressão alta poderá ser revista


“Além de retomar o uso da medicação conforme receita prévia, é importante retornar às consultas, visto que pode ser que aquela receita com dosagem antiga não sirva mais”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. O maior risco, segundo o médico, é parar de utilizar a medicação sem orientação médica. Se os medicamentos eram tolerados pelo corpo, não há risco de voltar ao tratamento.

Como a doença, na maioria dos casos, não provoca sintomas, alguns pacientes acabam optando por parar o tratamento. No entanto, esta interrupção pode custar caro. “Um paciente que vinha com a pressão controlada sob efeito de medicamentos, quando abandona o tratamento, pode ter a pressão elevada abruptamente, o que é chamado de efeito rebote”, alerta Filho.

Sem tratamento, hipertensão pode provocar cegueira, mesmo sem sintomas


Os problemas não param por aí: “Ao longo dos anos, níveis de pressão acima de 140×90 mmHg causam lesões nos órgãos. As artérias do cérebro, dos rins e da retina são especialmente afetadas pela pressão alta, podendo levar a derrame cerebral, insuficiência renal e cegueira”, explica a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Apesar dos efeitos ocorrerem ao longo dos anos, estas complicações podem surgir subitamente.

A melhor forma de prevenir as complicações da hipertensão não tratada, que pode ser considerada uma bomba relógio, é seguir as medidas prescritas pelo médico. Caso o paciente esteja se sentindo desconfortável com o tratamento, é essencial conversar com um profissional para que possa ser orientado adequadamente sobre outras possibilidades antes de tomar qualquer decisão por conta própria.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Hipertensão: pode voltar a tomar remédio após interrupção do tratamento?"

Neuza Maria Freitas boim

Minha pressão costuma aumentar em alguns casos.Principalmente quando estou anciosa e preocupada Isto procede?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neuza. É normal quando nossos batimentos cardíacos variam de acordo com nossas emoções, quando estamos eufóricos, ansiosos, com medo ou até mesmo quando estamos muito felizes. Abraços

Denise Geraldo

Tomo 7 comprimido de manhã todos os dias isso pode prejudicar o meu figado corro o risco de ter uma cirrose?

Luciana Mestre

Bom diaGostaria de saber quem é hipertenso e usa medicação para controlar a pressão pode usar omega 3?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciana, há fortes evidências de que o ômega-3 seja responsável pela diminuição da pressão sanguínea. O efeito é pequeno, mas para quem tem pressão alta comer peixe pode ajudar, junto com medicamentos e outras mudanças na dieta, é claro. Uma estratégia é substituir carne vermelha por peixe nas refeições, mas é melhor evitar as versões mais salgadas.

Marcio Santos

Tenho 36 anos e em setembro de 2015 fui tomar uma simples vacina atrasada, e vieram medir minha pressão e estava 18 por 11, tive que ficar em observação, a ultima vez que tinha medido tinha dado 13 por 8 mas fazia mais de um ano, mas eu me sentia bem e estava tranquilo, deram um comprimido, depois uma injeção e nada de baixar, chegou em 15 por 10 e não saia disso, tive que marcar consulta, fazer exames e me receitaram o Clorana 25 mg de início, mas além de ele me dar muitas caimbras eu passei a ficar ansioso por causa daquele rotina por que até então não tomava remédio pra nada, e a pressão sempre alta, era 19 por 11, 18 por 12, e eu estava com 122 quilos na época e tenho 1,85, meu eletrocardiograma e o exame de sangue estavam normais, aí eu desanimei de tomar o remédio, ter até efeitos colaterais, ter cortado o sal e outras coisas, e todo aquele esforço não resolver nada, aí abandonei tudo e não fui mais medir a pressão e não tomei mais remédio por mais de um ano, não marquei mais consultar também e doei os remédios para uma pessoa que usava do mesmo, mas há um ano comecei a tomar por conta própria o propranolol de 40 Mg, minha toma ele faz anos já e sempre sobra, passei a tomar um por dia de manhã e a pressão parou em 13 por 8, estou pensando em seguir por conta própria, perder peso por e ficar tomando o propranolol e eu mesmo medir a pressão em casa, sempre caminho a tarde, cortei refrigerantes, como verduras, evito trabalhar até a noite como fazia antes, e procuro dormir bem a noite, posso”seguir”assim eu mesmo me monitorando sem precisar voltar no médico?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcio, não é indicado interromper o tratamento sem autorização do médico; assim como não é indicado fazer uso de medicamentos sem a devida prescrição médica. Pelo seu relato, você já demonstra estar em busca de ter uma maior qualidade de vida, mas é essencial que você realize uma consulta com o cardiologista para que ele possa prescrever o produto adequado para o seu caso. Abraços.

Marcio Oliveira

Bom, uma coisa que percebi que toda aquela rotina de marcar consultas, horas em fila, me deixa muito estressado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcio, essa rotina pode ser um pouco cansativa, porém o acompanhamento médico é um dos pilares importantes para o sucesso do tratamento.

Renato

Faço consultas 1x por ano com o cardiologista, e a uns 3 anos faço ECG, teste ergométrico, e ECO e exames de sangue para acompanhamento de rotina, todos normais, mas tomo um medicamento p/ pressão que estava alta e a partir do medicamento venzer HCT 16mg x 12mg ( que tb já tomo a uns 3 anos), vinha mantendo controlada a minha pressão em 12×08. Há mais ou menos 2 meses a minha pressão começou a alterar p 14×09 e 15×09, passei com meu cardiologista foi quando ele me passou o medicamento pressat junto com o venzer p tomar, e a partir dai comecei a sentir efeitos colaterais do remédio, como pressão na cabeça, confusão mental, fraqueza muscular, fiquei muito mal, retornei com o médico e o mesmo troco o pressat pelo neblock, quando troquei a pressão na cabeça melhorou um pouco mais, porém as vezes fico com fraqueza, dores musculares, principalmente muita dor no ombro direito que após começar a tomar começou a doer demais, passei no PS pois estava mal e o médico pediu alguns exames de rotina de sangue e depois pediu p voltar com o médico, ao coletar e depois pegar o resultado, vi algumas alterações como o TGO e o TGP aumentados, a CPK deu muito elevada 1200ul e pouco alterada a CKMB. Estou muito desanimado pois venho me sentindo muito mal com essas medicações e ainda com essas alterações dos exames fiquei mais preocupado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Renato. Obrigado por confiar o seu relato ao nosso programa. Realmente o tratamento é cansativo e quando envolve muitos medicamentos se torna duplamente cansativo, poderá haver dificuldades no meio processo, mas é preciso força, pois o tratamento é o meio pelo qual poderá melhorar a sua qualidade de vida. Conforme há as alterações e os resultados dos exames, não tem quem não fique preocupado, mas não podemos nos abater, é preciso confiar no médico, porque ele irá prescrever o tratamento adequado, ficamos felizes em saber que já faz os acompanhamentos necessários, sempre atento, isso é muito importante. Continue seguindo o tratamento dessa forma, notificando o seu médico sobre os seus incômodos para que ele vá fazendo alterações, e adequando conforme o senhor mais precise. Estamos torcendo veemente pelo o senhor e para que tenha progresso no tratamento, para que nos próximos exames tenha resultados mais positivos. Até mais!

Adriana

Há um ano fui ao cardiologista e no momento da consulta minha pressão estava alta “13 por 9”. Ele pediu a MAPA e neste exame apareceu que um aumento da pressão diastólica, a menor. Mas, na média do exame que dura 24 horas a pressão ficou dentro do parâmetro “12 por 8”. Repeti o exame recentemente e na média ficou “12,5 por 8,3”. Tenho 43 anos, prático atividades físicas três vezes por semana, mas estou com sobrepeso e minha família é hipertensa e cardíaca. Sinceramente, não quero tomar remédio, acredito que ninguém queira. Gostaria de saber se dentro desses parâmetros do exame eu já preciso iniciar um tratamento medicamentoso ou ainda posso tentar diminuir esses valores com uma dieta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriana. Neste caso, recomendamos que converse com seu médico de confiança, o mesmo poderá verificar a melhor conduta para seu caso, pois o tratamento deve ser indicado por um especialista, se necessário. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.