Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?


  • +A
  • -A

Como a hipertensão é uma doença que dificilmente provoca sintomas, seguir as recomendações médicas sobre como utilizar os medicamentos e adotar hábitos de vida mais saudáveis são de extrema importância para evitar complicações, como o infarto e o AVC. Respeitar as orientações de um especialista torna o tratamento mais eficaz e ajuda a evitar problemas, já que cada medicamento tem um período para efetivamente controlar os efeitos da doença.

 

Medicamentos para hipertensão começam a fazer efeito em 40 minutos

 


De acordo com a cardiologista Caroline Nagano, o tempo de ação dos medicamentos depende se a administração é feita via oral, a forma mais comum, ou diretamente na veia. “Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo. “Em média, são necessárias quatro semanas para avaliar o efeito da medicação no organismo, tempo necessário para ele fazer as modificações e entrar em equilíbrio”, explica a profissional.

 

Anti-hipertensivos de ação rápida são utilizados para emergências

 


Levando em consideração esse tempo, o médico pode receitar um remédio de ação mais rápida para um paciente cujo quadro é mais grave, quando abaixar a pressão com maior rapidez se faz necessário. No entanto, este tipo de situação não é o mais comum, ocorrendo geralmente em casos de emergência e em setores de terapia intensiva. Caroline diz que a diminuição abrupta da pressão pode provocar até mais prejuízos que o aumento.

A ação dos medicamentos nem sempre é a mesma, variando de acordo com a classe a qual a medicação pertence. “Cada um age em uma via do nosso organismo que está envolvida com o aumento pressórico, como rins, hormônios, sistema nervoso, vasos sanguíneos, já que a hipertensão é uma doença multifatorial”, ressalta a médica. Muitas vezes, é preciso mais de um medicamento para obter o controle da pressão, atuando em diferentes sistemas do corpo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

116 comentários para "Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?"

naim hamad 78

bom dia, há 6 anoa minha pressão 14, medico receitou lozartana 25mg, daí foi para 17, voltei ao medico,insistiu na continuação daí parou 22…daí não tomei mais o remedio…derepente precisei medicação, receitaram captopril 25 2x d.usei 36 dias não melhorou muito, 19 um dia 18 outro dia, causou cosseira no anus..parei de tomar,no 3 dias parou a cosseira…cosseira é uma alergia, bula diz no caso de alergia não use o remedio…como fico srs da midicina²agradeco qualquer resposta Naim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Naim. O seu caso é bem atípico. Já pensou em procurar outro médico para ter uma segunda opinião sobre qual o melhor tratamento para o seu caso?
Abraços

Daniel Ramos Muniz

Fui diagnosticado com hipertensão à 2 anos, tomo losartana de 50mg 2x ao dia e atenalol 25mg 1x a noite, mas também venho sofrendo de transtorno de ansiedade muito forte, as vezes minha pressão estar 10/7 9/6, fico sonolento o dia todo, as vezes minha pressão sobe, meu coração dispara por causa da crise de ansiedade. Será que meu transtorno de ansiedade pode estar me causando hipertensão nesses dois anos, pq todos os dias eu passo mal, ou quando é com sonolência e cansaço mútuo, ou comas dores de cabeça que eu sinto, me dê uma luz.

Marcio de souza

Olá, preciso de ajuda tenho 37 anos levava uma vida saudável, praticando esportes e do nada me veio uma crise de hipertensão com pico de 20/08. E a 50 dias passei a tomar lozartana 50 mg duas vezes ao dia, porem estou sempre com zumbido no ouvido, vez ou outra sensação de queimação nas costas, as vezes dores nas pernas, ai agora a pressão esta voltando a subir e ficando sempre em torno de 14/8 fui ao médico i ele trocou meu remedio suspendeu o lozartana e me receitou um outro que me fugiu o nome, de 25 mg apenas uma vez ao dia!…. Ai vem a minha pergunta; si com lozartana 50 mg duas vezes ao dia não estava conseguindo controlar a pressão me explique como um de 25 mg uma vez ao dia vai conseguir????Obs: ai não tomei esse de 25 mg!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcio, os medicamentos anti-hipertensivos disponíveis para o uso clínico estão divididos em sete categorias principais: diuréticos, bloqueadores adrenérgicos, vasodilatadores diretos, bloqueadores dos canais de cálcio, inibidores da enzima conversora de angiotensina, bloqueadores do receptor AT1 da angiotensina II e inibidores diretos da renina. Os efeitos de cada um desses tipos no nosso corpo vai variar, pois cada um possui um diferente mecanismo de ação no controle da pressão arterial. Ao deixar de consumir a medicação da forma indicada pelo seu médico, você está mais sujeito aos picos de pressão. Retome o tratamento prescrito e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Edneuton

Sofro de pressao alta tomo losatana e carvediol 12.5 tenho leve suficiências nas três válvula do cara cão já fui cardiologista ele passou eese medicamentos estar certo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edneuton, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o paciente e prescrever o produto adequado. Se ele indicou esse medicamento é porque ele é o ideal para o seu tratamento. Abraços.

Bia

Faço tratamento há 2 meses com Naprix e mesmo assim minha P.A as vezes continua com picos elevados ( 16/10.15/9.) Será que devo voltar no meu médico ou a medicação ainda está se adaptando ao meu organismo? Desde já Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bia, não temos como passar orientações a respeito deste produto, pois o medicamento Naprix não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Verifique com o seu médico se há ou não a necessidade de manutenção do tratamento prescrito. Abraços.

Valter Ferreira Martins

Estava tomando um remédio chamado Brasart HCT 320 / 25 mg e fiquei sem toma-lo por 30 dias, agora retornei a tomar ontem e hoje, fui medir minha pressão estava 14 por alguma coisa, minha pergunta é, quanto tempo leva para o remédio fazer efeito?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valter, não temos como esclarecer a sua dúvida, pois o medicamento Brasart não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Abraços.

Adnan

Boa noite!!tenho 36 anos nunca ingeri bebida alcoólica nem fumar,e sempre tive uma alimentação razoavelmente saudável,mas com histórico de hipertensão com meus pais..de 1 mês pra cá minha pressao está sempre 14/10 15/11 só vou passar com o cardio daqui 30 dias,um clínico me disse pra tomar 1 captopril sempre q passar de 15/11,posso continuar assim msm?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adnan, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O indicado é que você siga a orientação do clínico, e não falte a consulta com o cardiologista. Abraços.

Mariana

Olá minha mãe tem pressao alta mas as vezes está muito baixa sem tomar o remédio,nós nunca sabemos se pode dar o remedio dela assim mesmo pois parece que irá abaixar mais,alguem para me ajudar?? Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mariana, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Tharcisio rangel

Sofro de ansiedade e na crise meu coração acelera, sinto falta de ar e à pressão sobeO que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tharcisio, evitar ter pensamentos negativos e ficar focado na crise é essencial. É a chamada distração cognitiva. Existem algumas formas mais conhecidas, mas qualquer pensamento que conforte a pessoa na hora é adequado. É possível contar de 100 a 1 pelos números ímpares, em outra língua que conheça, cantar a letra de uma música que goste. Procure a ajuda de um médico especializado. Abraços.

Anderson

Olá.Minha P.A. chegou ao máximo de 17/12 no trabalho, tenho histórico na família, passei pelo médico coloquei o mapa, mas usei no dia que não estava no trabalho e bateu 14/8 a mais alta, mas a média 11/7. Pediu que tomasse o losartana de 25mg 1 ao dia, mas as vezes mesmo assim ela sobe. Como tenho ácido urico tomo 100 mg de aluropurinol, o médico disse que ele não corta o efeito do losartana. Se eu tomar 2 losartana 1 de 25 mg as 10h e outro as 22h terei algum problema, visto que vira e mexe a PA sobe?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anderson, não é indicado alterar a forma de uso do produto sem autorização médica. Retorne em consulta e informe ao médico que você ainda está apresentando alterações na pressão arterial, ele poderá te orientar corretamente sobre qual conduta seguir. Abraços.

Júlio cesar

Olá tenho 26 anos estava tomando atenol 25 miligramas 2 vezes ao dia mas minha pressão estava subindo na parte da tarde ai procurei o cardiologista ele trocou o remedio por candersartana 16 miligramas mas agora a pessoa tem melhorado só q os batimentos cardíacos estao acima de 100 as vezes faz uma semana e meia já q tomo oq fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Júlio, marque uma consulta com o médico que receitou o medicamento e relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Franklin Costa

Tenho pressão alta, e tomava alguns remédios, mais parei algum tempo e voltei à tomar Captopril 50, losartana e hidrocloria alguma coisa, tomo uma vez por dia. Estou certo em tomar essas medicações?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Franklin, como você interrompeu o tratamento sem autorização do médico, recomendamos que você retorne em consulta com o especialista para uma reavaliação, assim ele poderá indicar o tratamento adequado. Abraços.

Oi meu nome é GILVAN SILVA

Comecei a tomar o lozartana pra pressão alta tenho 33 anos mas a minha pressão era 12.8,13.9,e dum tempo pra cá é 14.8 é vivo com dor na cabeça estou tomando o remédio mas vivo 14.8 estou preocupado e normal não abaixa a pressão está no mesmo jeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilvan, o ideal é que você retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá avaliar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Abraços.

Michellane

Boa tarde, meu esposo tem pressao alta ás vezes. uma vez dei captopril e depois de um tempo a pressão não baixou aumentou uns 2 ou 3 pontos ! A mesma coisa aconteceu com o atenolol. Nunca ví isso !!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michellane, o indicado é que ele realize uma avaliação com o cardiologista, para que ele possa indicar o tratamento adequado para o caso dele. Abraços.

Cláudia

Boa noite,tomei a vacina da febre amarela dia 26 e desde dia 28 estou com fortes dores de cabeça,aferiu a pressão hj dia 30 e está 16/9 e sempre está controlada pois tomo uma manipulação composto de 4 remédios pois sou hipertensa, será que tem alguma ligação.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cláudia, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta para que o médico possa avaliá-la. Melhoras.

Maria

Eu fiz todos os exames,eletron,mapaemapaeusei o aquele aparelho 24 e deu tudo normal.O cardiologista receitou Pres a Pluss mas não baixa a pressão.Ela fica 17 é assim mesmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Walfrido Fonseca

O médico receitou um Captopril no horário da noite, faço exercício nesse horário. Tomo antes ou depois, do exercício?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Walfrido, utilize o medicamento no horário estipulado pelo médico. Caso tenha dúvidas em como tomar o produto, retorne em consulta para que ele possa orientá-lo. Abraços.

Ricardo da Silva

Bom dia tomo corus 50 ,tomo 2 comprimidos por dia sempre tomo pela manhã os 2 juntos,o médico disse para tomar 1 de manhã e outro a noite,isto não altera minha pressão a subir?Medi pela manhã estava 14/08.Qual é o correto para tomar 2 comprimidos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ricardo, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Realize também uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que ele possa prescrever a posologia adequada. Abraços.

Noemi

Eu comecei a tomar PRESSATquanto tempo o remédio de pressaoComeça a fazer efeito no organismo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Noemi, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Pressat, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Thayne

Bom dia, há alguns anos venho tendo crises de ansiedade junto com ela vem um medo um pavor de passar mal e estar sozinho e morrer tudo começou quando minha mãos suavam muito ficava gelada e meu coração muito acelerado então fui ao posto e lá minha pressão estava alta 17/12 então fui medicada procurei um cardiologista e fiz o Eletro graças a Deus tava com tudo normal mais quando entrei na sala dele minha pressão deu 16/9 e voltei a passar mal ele não mim receitou nada e falou que era psicológico passou um tempo e estava dormindo acordei atordoada com aceleração muito forte do coração a vista turva as mãos trêmulas falta de ar e a boca seca fui para o proto atendimento fui médica e induziram a tomar 25 de Losartana mais 12,5 de hidroclorotiazida mais voltei a ter um pico de pressão o médico do atendimento aumentou minha dose do remédio e orientou procurou outro cardiologista mais as vezes fico tendo impressão que meu maior problema é o nervosismo a crise de ansiedade tinha uma vida saudável eliminei 18 kilos com uma reeducação alimentar tirei o sal 70% e não mim conformo com essas crises ando triste e com medo de morrer tem 30 anos, desde de já agradeço sua ajuda e opinião será muito importante 😘

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Thayne, o melhor a fazer é realizar uma consulta com o médico psiquiatra para identificar se o médico anterior tem razão. Melhoras.

Regilvana

Preciso de ajuda tenho pressão alta tomo brasart. Mais mesmo assim minha pressão ñ controla fica 14,9, já chegou até 20,10.Sou muito ansiosa o que fazer? Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regilvana, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Brasart, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Débora

Oi boa noite meu marido estava tomando atenolol clortalidoma de 25mg. E depois de alguns meses começou a sentir efeitos colaterais como erupções na pele, boca seca, olhos secos e os embassados. Ele foi ao medico que trocou o remédio dele pelo Losartana más ja tem três dias a os olhos permanecem embassados. Quanto tempo ainda pode durar os efeitos do atenolol no corpo dele?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Débora, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Victor Costa

Boa tarde, tenho 29 anos , tabagista há dez anos , sempre pratiquei atividade fisica . No ultimo ano venho levando uma vida bastante sedentaria , com alimentacao desregrada, Sou militar tecnico de enfermagem, no meu ultimo plantao pedi a uma colega que verificasse minha pressao e estava 170×100 , eu nao estava sentindo nada e até então nao sabia que era hipertenso. Estou muito assustado, achando que vou morrer infartar coisas do tipo , porque nunca tive problema nenhum . 2 dias depois fui ao cardiologista,que me receitou enalapril de 10mg , pela manha , mas nao estava segundando minha pressao que estava se mantendo 160×80 , entao ele aumentou a dose , para um de manha outro a noite 1-0-1 . estou marcado teste de esforco, ECO, MAPA de PA ,exames de sangue todos dentro dos parametros e ele me garantiu que nao da pra morrer assim nao que posso ficar tranquilo. so seguir as orientacoes . queria saber se estou correndo algum risco iminente. obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Victor, assim como o próprio médico te disse, você não deve ter medo. Deve seguir o tratamento e recomendações médicas, e investir em um estilo de vida mais saudável. Abraços.

Ana Rosangela

Olá, já faz um ano que minha presao da ums bico antes ou depois da minha mestruacao, minha menstruação dura em média 10 a 13 dias e muito intensa, sou anciosa. A minha pressao chega a13x9 ,15×9 a mais alta foi 16×11 uma sencacao de peso no peito e parece que o sangue foge das pontas dos dedos dificuldade pra respirar e uma pressão na cabeça. Não tenho diabete glicose normal. E esses picos ocorre sempre no período da noite vou parar na upa tomo ass e diasepam 5mg e logo baixa. Não é todo dia um ou dois dias antes ou depois. Oque devo fazer . Será pelo fato da minha mestruacao ser muito? Fiz uma ultra e não deu nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Rosangela, converse com sua ginecologista a respeito desses sintomas e da variação. Ela poderá te orientar ou encaminhará para o especialista adequado. Abraços.

Jane

Boa tarde Fiz o mapa iniciei a medicação com cordarex 2,5 MG, mas mesmo asssim ainda sinto dores nas laterais do pescoço. Será que as dores ainda sao da pressão?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jane, relate os sintomas para o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

João batista dos santos

Minha PA chegou a 16/12 meu médico me receitou Losartana 50 mg 2 vezes ao dia.Ja faz uma semana que estou tomando e ainda está de 14/10 é normal?Com quanto tempo faz efeito esse remédio?

Bianca Pereira

Minha pressão estava 14.10 o médico cardiologista me receitou Losartana 50 ml e apresolina 25.ml mais o de urina aí ela mandou eu toma duas vezes ao dia sendo que minha pressão abaixo muito foi a 9.2 aí fui ao médico ele me mandou reduzi toma uma vez só ao dia está correto

Leandro Ribeiro

Comecei o tratamento com captopril 25 a 1 semana, porém não vi muita diferença na minha pressão, que insiste em ficar entre 16/10 ou 18/12, o captopril faz mais efeito depois de mais tempo de tratamento? Ou devo aumentar a dose?

Narcizo

Se é para procurar um médico para que vcs servem

Gislene

Oi nunca tive pressão alta, sempre era até 12, ta com 3 dias que to muita dor nuca, tomei remédio, vai r volta , nao aguento mais doe muito. Chega ate 14.9 me ajude o que devo fazer

Luiz Carlos Brito da Silva

Após tomar os medicamentos habituais (lozartana potassíca,alodipino,e hidroclorotiazida ) estando a pressão muito alta ,posso colocar o Capitopril de 50 em baixo da lingua?

Olá meu nome é Josiane

Eu tenho 28 anos e tenho pressão alta tomo Losartana de 50mg pela manhã e Atenolol de25mg ,mas toda vez que vou pra aferir no posto de saúde minha pressão está 14/9 será que é pq fico nervosa toda vez que vou pra aferir e tenho problemas de ansiedade

Jean Pierre

Bom dia. Estava bem fui ao medico e tava com a pressao alta tomei varios remedios no hospital o medico receitou lasatana mais nao cheguei a tomalos pois estou passando mal zonzo ja faz uma semana e a pressao estabilizou 12.8 e 11.7 mais o mal presiste

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jean Pierre, neste caso o ideal é que você faça uma avaliação com o médico especialista, assim ele irá identificar o que está causando o sintoma para que possa te orientar de forma adequada. Melhoras.

Jaqueline

Oi fui diagnosticada com hipertensão aos 20 anos a dois anos faço uso de medicações já tomei captopril ,enalapril mais não controlava minha pressão o médico receitou Losartana de 50mg duas vezes ao dia mais com um tempo eu passava bem durante o dia mais a noite sentia aceleração e ansiedade o médico me passou outro proponolol pra tomar a noite ,mais mesmo assim as vezes ainda tenho pique de pressão sobe pra 16,17 o que devo fazer precisa trocar a medicação novamente ?não sei mais o que pensar e todos os exames que fiz deram normal.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jaqueline, neste caso o ideal é que você retorne em consulta com o médico que prescreveu os medicamentos, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento. Melhoras.

Francisco

Bom dia, a 10 dias atrás tive problemas de pressão alta fui ao médico e ele me receitou enalapril 20mg 1 vez ao dia , tomei o remédio por 8 dias sem sentir nenhuma melhora aí resolvi fazer um chá de alho com Limao tomando o 3 vezes ao dia ; faz dois dias que tomo só o chá e tive 100Þ melhora e não tive mais dor De cabeça e minha pressão estabilizou.

Tiago pesso dos santos

Oi boa noite tenho 30 anos minha P.A estava chegando a14/9 estou tomando Acertanlo 3,5 por 2,5 e não esta resolvendo e trabalho na altura isso esta prejudicando meu trabalho o que fasso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tiago, neste caso o ideal é que você retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento. Melhoras.

Ana claudia

Bom dia já faz um ano que estou tomando losartana de 50m e aloidiprina de 5m e agora o médico do posto indicou eu tomar hidroclorotiazida mais quando fui pegar a piulas no posto fui informado que esse medicamentos tomando cm os remédios que eu já tomo corta o efeito bem estou tomando pq foi o médico que passou e o meu losartana e a aloidiprina e manipulada isso procede

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Claudia, retorne em consulta com o médico que te acompanha e informe os medicamentos que você utiliza, assim eles poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Ediana

Olá. Há algumas semanas venho sentindo mta dor de cabeça. Comecei a medi ela sempre tá 16:10 / 14:10. Fui ao médico ele me receitou o losartana 50mg para toma a noite uma vez ao dia pá controla. So q ja tem 6 dias q estou tomando e a dor de cabeça continua. É normal? Qdo me estresso as dores aumenta. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ediana, caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

Tielifa

Olá comei tomar atenolol e idrocotiazida mas não me sinto bem tem 3dias quando tomo sinto fadiga dor de cabeça nas pernas e fico meia desorientada zonza

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tielifa, caso os sintomas permaneçam retorne em consulta com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

Igo

Boa tarde ,tenho 24 anos fui constado com hipertensão a 1 ano ,sou uma pessoa que pratica exercícios ,peso ideal ,porém minha família tem muita gente hipertensa,o médico me passou o remédio ablok plus de 25 mg 12 atenalol ,eu tomei durante uns 4 meses e realmente tava fazendo efeito ,só que eu parei por conta própria e fiquei uns 4 meses sem tomar ,e quando eunia medir a P .A ela tava dando 14×8 no máximo 15×8.Dai voltei novamente a tomar a medicação pra controla-(e não vou parar mais}tenho que voltar novamente no medico ?Pois a medicação que voltei a tomar tá fazendo o mesmo efeito bom de antes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Igo, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/hipertensao-voltar-tomar-remedio
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Adriana

Boa tarde meu nome é Adriana tem 8 dias que estou tomando lozatana mais estou passando muito mal e normal fico suando e com corpo bem mole e com muita sonolência minha vontade é só de ficar na cama

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, relate para ele sobre esses sintomas, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras.

Jeferson

Boa noite a 2 semana jogava bola normal.ai passei mal e fui diagnosticado com p.a me rejeitaram losartana fiz eletro e meu coração ta bom ,sera q ainda posso jogar meu futebol de domingo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jeferson, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/melhores-esportes-hipertensao
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/exercicios-perigosos-hipertensao
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Erick

Minha pressão está sempre 12×8,eu tomo Enalapril 10 mg uma vez ao dia.Mas costumo sentir pressão na cabeça, palpitações,arrotos constantes.O que vem a ser isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Erick, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Marcelo

Boa noite, minha esposa fez um parto cesariana, e não tinha histórico de pressão alta, porém, ela neste momento ainda não recebeu alta por causa da pressão que Ta 15 e a 3 dias tomando remédios que causam efeitos só quando ela está durmindo batendo 14 porem a médica não quer liberar ela, aleguei a questão de estresse psicológico por não estar em sua casa e ambiente hospitalar questão mais emocional mas as médicas não entendem a questão de que ela não dorme direto Por favor o que fazer , quero minha esposa e tenho que ter uma orientação de cardiologista , não estou vendo resultado nos tratamento .O que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcelo, mulheres que tiveram hipertensão durante a gestação podem permanecer hipertensas após o parto. Se você está inseguro, solicite ao hospital que sua esposa faça uma avaliação com o cardiologista. Abraços.

Ana Paula

Olá, Passei em consulta clinica há 6 dias, minha PA estava 16/11 e eu informei a doutora que nunca havia tomado medic. de pressão, q ultimamente qdo eu afiro dava sempre 18×11 / 17×10/ e tenho pais, avó e tios hipertensos.Logo a Dra. me receitou Losartana 50mg, para ingerir de 12/12h, comecei a tomar há 3 dias, mas estou sentindo dor de cabeça constante e as vezes leves tonturas.Gostaria de saber se é normal receitar medicamento logo na primeira consulta e sem nenhum acompanhamento anterior?E a dosagem não é alta? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Paula, o ideal é que você siga o tratamento prescrito pela médica. Caso ainda se sinta insegura, você pode remarcar a consulta para que ela possa esclarecer suas dúvidas. Abraços.

Samir lahan

Ha 26 anos minha tomeu atenolol minha pressao tava boa depois co.ecou subir o medico me receitou losartano nada quer abaixa o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samir, retorne em consulta com o cardiologista, assim ele poderá reavaliar o tratamento prescrito. Melhoras.

RAFAEL

Boa noite.Estou tomando 50mg de atenolol e 50mg de Olmesartana ha 45 dias. Desde então sinto tontura diariamente e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem ser os remedios? É comum esse tipo de efeito?Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafael, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Leonardo

Eu tomo valsartana 320mg e atenalol 50 mg um cedo e o outro a noite e sofro de ansiedade mas Faso os exames diretos e nao costan nada mas minha presao semple esta 16/10 ou ate mas pq sera

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leonardo, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de hipertensão. Orientamos você a realizar uma consulta com o especialista para uma avaliação. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/ansiedade-pressao-alta
Abraços.

Maria das Graças Santana

Antes de fica grávida tomava cordarex de 250 mg com a gravidez fiquei tomando 3 comprimidos de Metildopa 250 aubfui o cardiologista ele mudou minha medicação para o Losartana 50 mg 1 comprimido ao dia mas minha pressão e alta direto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria das Graças, retorne em consulta com o médico para que ele possa reavaliar o tratamento. Abraços.

Ricardo a silva

Eu já tomei captopril nifedipino e espartano todos esses sob orientação medica mas continuam me dando dor de cabeça depois de toma -los.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ricardo, converse com o médico que receitou o tratamento para que ele possa te orientar de que forma minimizar esse efeito colateral. Abraços.

Fernando

Em meados de janeiro eu fui consultar com um cardiologista, pois estava sentido de vez em quando uns apertos e dores estranhas no peito, foi realizado exames de sangue e um mapa, o que o mesmo constatou que possuo uma hipertensão na média de 135/80… 140/90 e certo momentos picos de 150/80, com frequência cardíaca na média de 85 BPM.Ele me receitou ARADOIS 50 mg, tomar 2 vz ao dia um pela manhã e outro a noite. No incio eu media a pressão esporadicamente para ver, e dava 120/80, outros horários 110/70… em geral baixa, de uns dias para cá, isso quase seis meses depois, ao medir tem dias que se mantem em 140/80.. 140/75… 155/80.. mas isso com batimentos na casa de 57… 63… não sei se efeitos emocionais causariam tanto impacto nesta variação..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, retorne em consulta com o cardiologista para uma reavaliação. Abraços.

Ana Domingues

Estou tomando losartana 50ml e o atenolol 50ml e ainda assim minha pressão fica 21/12 a mais baixa 19/11 oq devo fazer posso tomar os medicamentos duas vezes ao dia ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana, retorne em consulta com o cardiologista para que ele possa reavaliar o tratamento. Melhoras.

Simone

Tomo Diovan 160mg hct a 5 anos, passei mal essa noite e tomei um as 4:30 da manhã, posso tomar outro no mesmo dia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Diovan pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Wanessa

Eu descobrir esses dias que sou hipertensa tenho 23 anos e comecei a tomar Melato de enalapril 12 em 12 horas e um diurético hidroclorotiazida 1 vez ao dia estou tomando de acordo com médico receitou.Faz uns três dias que minhas dor na nuca piora não melhora será que é a pressão que tá mais alta? Minha última pressão tava 14/9 vareia muito difícil minha pressão ficarv 2/8 toda vez acordo com dor de cabeça e o dia todo .. outra coisa sou muito muito anciosa demais , coração acelera,fadiga,dor na nuca,as vezes tontura,tenho medossss de mim mesma de Passal mal piorar meu estado.Oque eu posso fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wanessa, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/ansiedade-pressao-alta
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços

Leonardo

Tenho 43anos,já fui ao cardiologista,os exames deram tudo certo,descobri que sou hipertenso,mas minha pressão é do tipo que é afetada pelo nervosismo,devo ir a um médico para tomar algum calmante?sou extressado por natureza,trabalho a noite 12hs 5noites na corrida,ouvi dizer que não dormiram então a pressão,mas não posso fazer nada em relação a isto é para ficar calmo só se eu tomar um calmante,tenho família grande difícil ficar calmo,eu estava tomando captopril,mas minha pressão não baixava de 14/10, 16,/10 as vezes quase 17/10, troquei a medicação a princípio baixou,mas às vezes do nada está 17/10 ,estou tomando a dois dias agora vou tomar duas vezes de noite e demanha pois está subindo de novo estou tomando Losartana 50mg,caso a pressão fique desregulada há como regular ela rapidamente?tipo por um comprimido embaixo da lingua?não sei?! minha pressão alta e alta EA baixa também é alta?! Oque faço?preciso de calmantes?!!obrigado!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonardo, como afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho: “A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”. Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão é importante seguir o tratamento com o psiquiatra e psicólogo para conseguir controlar a ansiedade. Abraços.

Marilda calegari

Eu tomo analapril e atensina agora cortaram a atensina minha pressão sobe para 17 /12 que faço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marilda, retorne em consulta com o cardiologista para que ele possa reavaliar o tratamento. Abraços.

Luciangela pires

Minha pressão estava entre 16/8 e 17/9, o cardiologista me receitou o remédio Lotar 50 mg de losartana e 2,5 de anlodipino. Estou sentindo um pouco de sufocamento no peito e o coração meio acelerado, é normal isso? Comecei tomar hoje pela manhã. Será que tem a faze de adaptação ao medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciangela, os pacientes cadastrados no medicamento Lotar possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Lotar. Abraços.

Lurdes de Oliveira.

Boa noite! Quero tirar uma dúvida. O paciente toma captopril 50 mg 3x ao dia, aí ele não consegue pegar na farmácia popular ou na rede pública e não quer comprar. Se ele tomar o 2 cp de captopril de 25mg as 3 x ao dia vai fazer o mesmo efeito ou pode trazer algum malefícios para ele?.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lurdes, não é indicado alterar o tratamento prescrito sem a autorização do médico. O ideal é o paciente retornar em consulta com o médico para que ele possa orientá-lo. Abraços.

Marise Mirtes

Estou tomando press plus’s, mas estou tossindo demais, e a cabeça dói tbem… o que fazer??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marise, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Pressplus pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Ricardo

Minha esposa tem variações de pressão para alta . Normalmente fica por volta de 16/10 , 15/09 . Ela toma diariamente o Ara2 . Porém nos dias que mesmo medicada a pressão eleva para estes valores citados , é aconselhável tomar um comprimido adicional para reduzir a pressão , ou é melhor aguardar com pressão alta e manter a dosagem ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ricardo, converse com o médico que acompanha sua esposa para que ele possa orientá-los sobre como proceder nesses casos. Abraços.

Edivania Alves Oliveira

Boa noite! tomo zart de 12,5 /50uma vez ao dia a cinco anos, fui ao cardiologista ontem e ele mandou que eu tomasse 2xdia. tenho muita ansiedade minha pressao e 12/8 – 13/8 em faco atividade fisica no minimo 3 x semana perdir 12 kg. ai fico pensando se eu tomar duas vezes ao dia será se a minha pressão nao vai baixar? gostaria de uma orientação de vcs. obr

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edivania, siga as orientações do seu médico quanto aos horários, como tomar e dosagem necessária. Abraços.

Gleice

Tenho 30 anos 5 filhos agora na minha ultima gestacao fiquei hipertensa ganhei minha bb e continuo com a pressão alta quando logo apos meu parto minha pressao foi 18 por 13 ai me proibiram de tomar o remedio ai recebi alta da maternidade foi para com 19 por 12 agora minha bb com 3 meses minha pressao foi 24 por 12 vou passar do metildopa para o losartan

RICO GUIMARÃES

Primeiramente agradeço pelo espaço. Tenho hipertensão arterial, 1,70 m de altura e 88 kg no momento. Fiz uma bateria de exames de sangue e urina recentemente. Deu tudo normal (colesterol HDL, LDL, triglicerídeos, glicose, etc.) e apenas o ácido úrico apareceu alterado. Há um tempo atrás tive uma leve pneumonia, que tratei com Amoxicilina e fiquei curado. Foi pedido radiografia do tórax (que detectou a pneumonia) e deu suspeita de cardiomegalia, segundo a médica daquele plantão, mas fui ao cardiologista com a radiografia e ele descartou a cardiomegalia, embora tenha pedido exame de ecocardiograma, que irei fazer em breve. Não fico cansado, ando bem, subo escada bem, só tenho um pouco de varizes e quando estou com pico de pressão, sinto-me um pouco zonzo. Há alguns meses atrás tive um episódio suspeito parecido com uma isquemia, mas foi momentâneo, trabalhei o psicológico na época, respirei fundo, bebi água e o evento passou. De lá pra cá, muito preocupado com a minha saúde, tratei de mudar a alimentação (quase com perfeição, exceto cerveja que bebo socialmente e um docinho de vez em quando), e hoje como mais verduras, legumes, carne magra e vitaminas. Adquiri o hábito de comer três ou quatro bananas diariamente, substitui a batata pela abóbora e estou comendo muito alface com azeite, além de fazer exercícios seis vezes por semana e estar sempre me movimentando. Depois dessa mudança de paradigma alimentar e de hábitos, emagreci, sinto-me mais disposto, mas de vez em quando, sinto uma leve quentura num pequeno espaço da minha cabeça. Não é dor, o incômodo é pelo o que aconteceu há um bom tempo atrás. Fico desconfiado de posso ter uma isquemia de uma hora pra outra e isso me preocupa, apesar de ter mudado meus hábitos e de me sentir até mais disposto durante o vida. Tenho esse pequeno sintoma mais à noite. Espero ter alguma orientação acerca da questão, pois se for tratar, tem toda aquela burocracia médica (clínico geral que manda fazer exame básico, que depois encaminha para um neurologista, que aí vai mandar fazer uma bateria de exames, e até lá pode acontecer alguma coisa). Confesso que já pensei em simular que estou tendo a isquemia, para ser atendido na emergência e já ter um diagnóstico do que posso vir a ter mais a frente, mas soa como imoral. O que faço? Perdão pela extensão do relato e fico no aguardo da resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rico! Obrigado por compartilhar conosco seu relato. Apesar de parecer “burocracia” os exames são extremamente necessários para qualquer tipo de avaliação médica. A principal causa de isquemia cardíaca é a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura dentro das coronárias, devido ao efeito, à longo prazo, do colesterol alto, açúcar elevado, sedentarismo, tabagismo e obesidade. Então é extremamente importante estar ativo fisicamente e com boas práticas alimentares. Converse com seu médico, ele poderá lhe orientar nos melhores procedimentos a seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.