Hipertensão: O que é o exame conhecido como MAPA 24h?

  • +A
  • -A

Um a cada quatro adultos brasileiros tem hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença é uma das maiores causas de óbito no país e ainda favorece o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde. Uma das formas de mudar esse quadro é o diagnóstico precoce da pressão alta que, em alguns casos, pode ser feito com um exame conhecido como MAPA 24h. 

MAPA 24h faz várias aferições da pressão arterial


O diagnóstico da hipertensão, geralmente, é feito a partir da aferição da pressão arterial no consultório. No entanto, o
efeito do jaleco branco e a hipertensão mascarada podem falsear o resultado. “Quando o médico suspeita que se trata de alguma dessas entidades, ele solicita o MAPA 24h, que é um aparelho de medir pressão, mais compacto, colocado no braço e na cintura do paciente”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. 

O aparelho é programado para tomar as medidas de forma automática e periódica. A monitorização ambulatorial da pressão arterial durante 24 horas (MAPA 24h) serve para criar um histórico das medidas da pressão ao longo de todo o dia, ou seja, durante a rotina do paciente, e sem a influência, por exemplo, da ansiedade, que é capaz de alterar os valores

No exame, valores para diagnóstico da hipertensão são outros


O resultado do exame é produzido pelo valor médio das aferições realizadas no período do dia, da noite ou
durante as 24 horas. Vale destacar, no entanto, que caso o médico opte pela realização do MAPA 24h, os valores da pressão arterial que servem como parâmetro para o diagnóstico da hipertensão são outros. “Pelo MAPA, independentemente do período analisado, o limiar é menor que os 140x90mmHg que valem para o consultório”, explica o médico. 

Para um paciente ser classificado como hipertenso, a média diurna da pressão arterial deve ficar maior ou igual a 135x85mmHg. No período de sono, os valores são ainda menores: considera-se hipertenso se a média for maior ou igual a 120x70mmHg. “Considerando a média de todas as medidas, nas 24h, diurno e noturno, será hipertensão se a média for maior ou igual a 130x80mmHg”, informa o cardiologista. 

 

Dados do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45394-hipertensao-afeta-um-a-cada-quatro-adultos-no-brasil

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: O que é o exame conhecido como MAPA 24h?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.