Um paciente com hipertensão controlada pode ter episódios de pressão baixa?

  • +A
  • -A

O aumento da pressão arterial a níveis acima do recomendado é uma doença conhecida como hipertensão. Procurar a ajuda de um profissional para tratá-la é fundamental para evitar complicações, como o infarto. No entanto, em algumas situações, mesmo quem conseguiu controlar o problema pode sofrer com picos de pressão baixa.

Infecções podem abaixar a pressão arterial


“Algumas situações podem abaixar naturalmente a pressão. Por exemplo, podemos citar quadros infecciosos, como gripe,
pneumonia e infecção urinária”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Emagrecimento e dietas restritivas também são situações que podem causar picos de pressão baixa.

Os picos podem provocar sintomas, como tontura, fraqueza, visão turva, suor frio e sono excessivo. Mas, a médica faz um alerta: “Esses sintomas podem se confundir com sintomas de hipertensão ou de outro problema. Por isso, é importante não ‘achar’ que a pressão está baixa apenas confiando nos sintomas. Deve-se medir a pressão”.  

Como amenizar os sintomas dos picos de pressão baixa


No caso de um pico, a primeira
providência a ser tomada é deitar e elevar as pernas, atitude que facilita o retorno rápido da circulação e melhora quase que instantaneamente os sintomas. Deve-se permanecer deitado por um período de 5 a 10 minutos e, depois, se levantar devagar, sentando por um minuto antes de ficar de pé.

“Beber mais água e ingerir algo com sal são medidas que levam mais tempo para normalizar a pressão. O famoso ‘sal debaixo da língua’ aumenta a pressão em algumas horas”, explica Ana Catarina. Segundo a cardiologista, lavar o rosto com água fria ou abaixar a cabeça também são métodos eficazes. Quando os sintomas passarem, é importante procurar um especialista para ajustar a medicação.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Um paciente com hipertensão controlada pode ter episódios de pressão baixa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.