Esqueci de tomar a medicação para hipertensão, o que devo fazer?

  • +A
  • -A

O tratamento da hipertensão muitas vezes exige o uso contínuo e regular de medicação. Esquecer de tomar o remédio é normal, mas pode prejudicar o tratamento, então é preciso ter atenção. Cada medicamento tem um comportamento único no corpo e, por isso, é importante sempre conversar com o médico para saber o que fazer em caso de atrasos ou esquecimentos.

 

Não tomar a medicação corretamente é perigoso e compromete o tratamento

 

Quando se esquece uma dose de medicamentos usados uma única vez ao dia, o paciente deve tomar o medicamento assim que se lembrar, mas desde que no mesmo dia. Deve-se evitar duas doses desses remédios no mesmo dia, exceto se orientado pelo seu médico. Para medicamentos usados de duas a quatro vezes ao dia, é possível aguardar o horário da próxima dose, a não ser que o esquecimento seja muito breve (uma ou duas horas após o horário preconizado)”, explica o cardiologista Marcus Gaz.

Caso os esquecimentos sejam frequentes, no entanto, o quadro fica mais complicado, pois não dá para recuperar constantemente os períodos “perdidos”, em que o remédio não foi tomado. “Quando o paciente esquece várias vezes de tomar o remédio, deve-se considerar a troca de medicamentos ou otimização de horários. Nesse caso, consultar seu médico é fundamental!”, alerta Gaz.

Segundo o especialista, pesquisas com pacientes apontam que é extremamente frequente os esquecimentos, mesmo estes sendo perigosos para a saúde e prejudiciais para o tratamento. “Ocasionalmente, isso acontece com quase todos os pacientes, mas quando isso é semanal, se torna comum notar piora dos níveis pressóricos, por exemplo”, afirma o cardiologista.

 

Por que é tão importante usar a medicação de forma regrada no tratamento da hipertensão?

 

Quando se interrompe o uso da medicação de hipertensão, mesmo que por poucas horas ou dias, o corpo sente falta do medicamento e a pressão volta a subir, muitas vezes no curto prazo. “Já quem usa corretamente o medicamento e de forma contínua, aumenta a chance dos níveis de pressão arterial estarem sob controle na maior parte do tempo, o que reduz a chance de problemas renais, cardiovasculares e neurológicos a longo prazo”, completa Gaz.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "Esqueci de tomar a medicação para hipertensão, o que devo fazer?"

francisca lucia

tomo losantana 50mg 1 comprimido ao dia, deixei de tomar por 1 dia porque minha pressão estava 10/7 . Hoje senti uma tontura e tomei o medicamento, pois estava 14/8. mesmo quando ela cai tenho que tomar o medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca. Você deve utilizar o medicamento de acordo com a prescrição do seu médico para que o tratamento seja eficaz. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Até a próxima.

José Otávio Barbosa

muito bom as dicas dos medicos alimentação adequada exercícios e tomar corretamente o medicamento para uma vida saudável

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Ficamos felizes que tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para mais informações e dicas como essa. Até breve.

Raquel S Wurfel

Minha pressão mesmo tomando o remédio está descontrolada,posso fazer esteira mesmo estando alta para controlar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Raquel. É de suma importância que você converse com seu cardiologista e o informe sobre os sintomas. Para iniciar qualquer atividade física também é crucial a indicação do médico. Continue por aqui para receber mais informações e dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Geane

Grávida pode tomar remédio de pressão losatana e hidrocotiasida

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geane. Você deve consultar seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa, indicando o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Raquel Rejane

Tive um infarto e fiquei 25 minutos em parada cárdio respiratória, assistida. Fiquei 20 dias no hospital fiz angioplastia e coloquei 2 stends. Me esqueci se tomei ou não a 2° dose do Losartana, o que deve fazer. E gostaria de saber se ainda posso infartar mesmo tendo feito cirurgia, ou ao me estressar, coisas deste tipo? Desde o dia 16 de julho de 2019 dia da internação, eu não fumo e óbvio, nunca mais poderei fumar na minha vida, GRAÇAS A DEUS.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Raquel. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação relatada. Abraços!

Joziane oliveira

Minha filha toma remédio controlado e eu esqueci já tá com 5 horas eu posso dar remédio para ela 5 horas de atraso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Joziane .Tomar o medicamento fora de hora, pode fazer com que o tratamento não tenha o resultado esperado. Por isso, aconselhamos que verifique se há alguma informação na bula do medicamento ou procure o médico que indicou o tratamento para mais informações. Abraços!

Marcos

esqueci de tomar meu remédio de pressão e tomei meu café e agora o que fazer devo toma lo ou tenho que esperar um tempo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcos. “Quando se esquece uma dose de medicamentos usados uma única vez ao dia, o paciente deve tomar o medicamento assim que se lembrar, mas desde que no mesmo dia. Deve-se evitar duas doses desses remédios no mesmo dia, exceto se orientado pelo seu médico. Para medicamentos usados de duas a quatro vezes ao dia, é possível aguardar o horário da próxima dose, a não ser que o esquecimento seja muito breve (uma ou duas horas após o horário preconizado)”, explica o cardiologista Marcus Gaz.

Carlos

Estou tomando Aradois mas estou sentindo que pode estarcsusando efeito colateral como congestão nasal, nariz ressecado como se estivesse com uma rinite alergica forte. Pode ser o Aradois?

Rafael

Ola tenho 30 anos Tomo 2 comprimido as 06:00 da manhã e 1 a noite as 18:00 do enalaplio de 10mg.Controlado jogo futebol faco caminhada bebo moderadamente e nao fumo sou magro…Posso vir a ter algum ploblema cardiaco?

Miroslava

Boa noite, eu tomava atenolol, mas como uma pressão no peito devido a esforço começou a incomodar, o cardio trocou por losartana, mas a pressa descontrolou e depois a médica do posto aumentou mais um a noite…então estava tomando dois de 50 por dia, mas passei mal com taquicardia e pressão alta, no hospital mandaram tomar todo dia de manhã o hidroclorotiazida, mas não falou se era pra continuar tomando o Losartana da noite…o que eu faço…na primeira noite não tomei e a pressa ficou boa, na segunda noite já aumentou….hj então tomei meio do losartana a noite…tenho receio de baixar demais!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Miroslava. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até breve!

JOSEANE BOUCHER

Ola…tenho 53 anos… e tomo diariamente 1 losartans pela manhz c diuretico…a 4 anos atras me foi prescrito essa medicacao porque na epoca eu estava tendo muitos problemas pessosis e emocionais e as vezes tinha alguns picos de presssap alta….porem nuncz fiz nenhum exame que comprovasse se eu rra hipertença ou nao para fazer uso continuo… de la pra cs … passei a fazer uso da medicadao e nao voltei mais ao medico… hoje nao tenho mais ps mesmos problemas do passado e gostaria dd parar de fazer uso dessas medicacoes losartana e diuretico… entao hoje comecei meu desmame por conta propria… e nao tomei pela manha como de habito… entretanto… fiz td que faço tds os dias… tomei cafefiz esteira.. almocei tudo monotorado com aparelho dd pressao à pilhas… e estou bem… nao tive nenhum.pico … Sera que posso conhinuar com meu desmame…monitorando a PA…ao menos 4x ao dia… e passar a ir diminuindo gradativamrnte o losartana .. ate parar??Tipo…hoje nao tomei… ananha eu tomo.. e vou aumentando gradativamrnte… os intervalos???2 dias nao e 1 sim… 3 dias nao e 1sim..4 dias nao… e 1 sim 5 dias nao.. sera que posso parar dessa maneira?Obrigada!!Se puder… em 1 semana sem tomar… ja sera o bastante pra nao fazer mais uso?Obrigada!

Laura

Ola, estou tomando atenolol de 25 mg um diário, tomo ele sempre a mesma hora, estou querendo mudar a hora de tomar ele para dois horas antes, o seja estou tomando ele as 9:45 am e quero mudar ele para as 7:00am, tem algum problema esa mudanza o posso fazer tranquilamente? Meu medo é por essas duas horas no primeiro dia de mudanza de horario que desca demais. Obrigada

Giane

OláEu tomo atenolol e corus de 25mg, 2 vezes ao dia,porém esqueci de tomar ontem a noite e hoje de manhã…hoje pela tardinha o coracao começou palpitar e não parou mais..o que posso fazer para parar essa palpitação? Já tomei o remédios agora a noitinha!

Luciana de Oliveira Costa

Tomo 4 remédio de pressão de manhã esqueci e tomei as 5 da tarde no outro dia posso tomar de manhã normalmente?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.