Outras doenças podem ser fatores de risco para hipertensão? Quais?

  • +A
  • -A

A hipertensão, segundo o Ministério da Saúde, é um problema crônico que exige que o coração faça grandes esforços para que o sangue seja bombeado corretamente pelo corpo, exercendo forte pressão sobre as artérias. Conhecer os fatores de risco para hipertensão é fundamental para a prevenção da doença. Confira!

Veja as doenças que funcionam como fatores de risco para hipertensão


De acordo com a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, além do estresse e do consumo excessivo de sal e de
bebidas alcoólicas, existem doenças que funcionam como fatores de risco ou causas para hipertensão. “Obesidade, insuficiência dos rins, doença das suprarrenais e doenças da tireoide podem predispor à pressão alta”, cita a especialista. 

Para a médica, os problemas nos rins são os que mais facilitam o desenvolvimento da hipertensão. “A doença dos rins é mais comum: 3% dos casos de pressão alta são causados pela obstrução das artérias renais”, explica a cardiologista. O tratamento, além de usar os remédios para pressão, depende da identificação e resolução da causa principal.

Diabetes tipo 2 facilita o aumento da pressão arterial

 

Já a obesidade pode contribuir para o desequilíbrio na circulação de gorduras no sangue, além de exigir um trabalho maior do coração e da circulação. O diabetes tipo 2 também acelera as alterações de deposição de gordura nos vasos e contribui para provoca o aumento da pressão arterial.

Para impedir que essas doenças favoreçam o desenvolvimento da hipertensão, é importante descobri-las e tratá-las de forma precoce. Além disso, vale lembrar que receber o diagnóstico de uma doença nos rins, por exemplo, é importante até mesmo para facilitar a descoberta da hipertensão, uma vez que a pressão alta não costuma causar sintomas. 


Dados do Ministério da Saúde:
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Outras doenças podem ser fatores de risco para hipertensão? Quais?"

Rose Santos

Muito bom saber me ajudou muito pois estou hipertensa e apartir dessas informações vou me cuidar melhor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rose. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Bermardete Alves de Souza campos

Eu tenho 65anos minha pressão começou a subir agora quais o cuidado que devo tomar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bermardete. O aumento da pressão arterial, chamado de hipertensão, é um problema que requer tratamento para evitar o surgimento de complicações. Especialistas recomendam, reduzir a ingestão de alimentos ricos em sódio, como enlatados e carne de churrasco, e praticar atividade física regular são excelentes para o controle da hipertensão, também é fundamental que você siga à risca as recomendações e mantenha acompanhamento com o médico. Sugerimos essa leitura com mais dicas: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/cuidados-especiais-ajudar-hipertensao-terceira-idade Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.