Como evitar os malefícios das doenças cardiovasculares?

  • +A
  • -A

As doenças cardiovasculares representam um grupo de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Sendo assim, as principais doenças cardiovasculares são: Aterosclerose, Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão Arterial Sistêmica, Arritmia Cardíaca, Insuficiência Cardíaca, Cardiopatias Congênitas (doenças do coração presentes desde o nascimento), Acidente Vascular Cerebral e Trombose Venosa Profunda.

Atualmente, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, sendo que no Brasil, são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos. Isto significa que as doenças cardiovasculares matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que todos os acidentes e mortes por violência e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo as mortes por AIDS.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares são: histórico familiar, etnia, consumo excessivo de gorduras, sal e carboidratos, colesterol e/ou triglicérides elevados, sedentarismo, obesidade, Diabetes Mellitus do tipo II, estresse, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e tabagismo.

Em muitos casos, as doenças cardiovasculares podem ser assintomáticas, ou seja, não provocam sinais e/ou sintomas aos seus portadores, principalmente ao início. Por esta razão, realizar exames de rotina e consultar o médico regularmente é fundamental. Desta forma, é possível identificar precocemente alterações silenciosas e diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares que estão em desenvolvimento. De qualquer modo, sintomas como dor de cabeça (seja esporádica ou persistente), dor no peito, palpitação cardíaca, falta de ar, tontura, desmaios, sangramento nasal, inchaço (seja no corpo como um todo ou apenas em umas das pernas), confusão mental e dificuldade súbita para andar, falar ou engolir devem ser investigados assim que possível.

A boa notícia é que, na grande maioria das vezes, as doenças cardiovasculares podem ser evitadas! Para isso, atentar-se aos hábitos de vida é essencial. Por isso, recomenda-se:

-Evitar o consumo excessivo de gorduras, sal e carboidratos;

-Praticar exercícios físicos com regularidade conforme liberação médica;

-Manter o peso corporal sob controle;

-Acompanhar os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides anualmente ou conforme periodicidade recomendada pelo médico;

-Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

-Evitar o tabagismo;

-Manter as doenças de base controladas e em acompanhamento médico.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar os malefícios das doenças cardiovasculares?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.