O que é uma crise hipertensiva? Quais são as possíveis causas?


  • +A
  • -A

A crise hipertensiva é a elevação repentina da pressão arterial. É classificada em urgência e emergência hipertensiva, sendo a emergência mais grave e mais associada a sintomas. Ocorre em pacientes que já receberam o diagnóstico de hipertensão e cujo tratamento não está adequado ou naqueles que ainda não sabiam da doença e que, portanto, não faziam uso de medicações e de outras medidas para controlá-la.

Crise hipertensiva causa dor no peito, falta de ar e convulsões


O
aumento repentino da pressão arterial está relacionado a uma elevação inadequada dos níveis de substâncias que contraem os vasos sanguíneos, provocando uma alteração na resistência que o sangue encontra ao circular pelo organismo. “Esse mecanismo gera lesão na camada da artéria, com consequente perda no mecanismo de autorregulação do corpo e, assim, acometimento dos órgãos-alvos”, explica a cardiologista Bruna Baptistini.

“Devido à pressão arterial muito elevada e de rápida instalação, geralmente, os pacientes apresentam sinais e sintomas relacionados a lesões de órgãos-alvos, como olhos, coração, cérebro e rins. Os sintomas mais comuns são cefaleia intensa, dor na nuca, dor no peito, tontura, convulsões, falta de ar e escurecimento visual”, continua a especialista.

Crises hipertensivas podem ser evitadas com tratamento correto da hipertensão


Pacientes que têm crise hipertensiva estão expostos a um maior risco futuro de eventos cardiovasculares quando comparados com hipertensos que não a apresentam. Caso surja algum sintoma, é importante procurar auxílio médico rapidamente. No entanto, em situações em que os sintomas são muito fortes, o paciente deve chamar pelo socorro para ser encaminhado ao atendimento de emergência.

Para evitar as crises hipertensivas, é essencial manter a pressão controlada com medicações anti-hipertensivas, associadas a medidas comportamentais. “O sucesso do tratamento e das crises depende da adesão ao tratamento prescrito pelo médico e da mudança comportamental. É preciso controlar o peso, ter dieta com baixo teor de gordura e com restrição de sal, fazer atividade física pelo menos cinco vezes na semana durante 30 minutos, cessar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas”, recomenda Bruna.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
circulacao
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "O que é uma crise hipertensiva? Quais são as possíveis causas?"

Tatiane

Oii tenho 40 anos sou hipertensa e tenho varizes faco tratamento com uma formula de lozantana 100mg espirolactona 25mg clortalidona 25mg e para varizes tomo diosmin 1000mg porque as vesez ainda tenho picos de pressão alta?

Elizabete Pacheco

Boa tarde!Gostaria de saber porque apesar de tomar 4 remédios para hipertensão (nunca esqueço,sempre no mesmo horário) ainda assim minha pressão sempre está alta.Atenciosamente;Elizabete

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elizabete, é necessário que você faça uma nova consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que ele possa reavaliar o tratamento. Abraços.

Mario

Minha pressão estar oscilando muito chegando a 22 por 13 tomo meu remédio mas continua alta.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mario, retorne em consulta com o seu cardiologista para que ele possa reavaliar o tratamento. Abraços.

Robson Robert

Boa noite minha pressão sempre foi 11×90 12×80 mais de uma semana pra cá ela vem ocilano muito 12×90 13×80 15×80 mais estou muito estressado esses dias isso tem relação pois todo ano faço exame esteira eco sempre esta normal estou muito preocupado será que estou hipertenso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Robson, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/ansiedade-pressao-alta
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.