Como cuidar da pressão arterial no calor intenso?


  • +A
  • -A

O calor do verão pode ser uma faca de dois gumes para a pressão arterial. A elevação da temperatura acentua o número de desmaios, tonturas, vômito, desidratação, entre outras consequências. Segundo o cardiologista Dr. Hélio Castello, tudo isso se deve porque os dias mais quentes propiciam a hipotensão (queda de pressão) devido à dilatação dos vasos. Não podemos esquecer da hipertensão (aumento da pressão), quase sempre consequência pela quantidade exagerada de sal no organismo.

Conforme os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil existem atualmente 17 milhões de hipertensos, e o pior, até 2025, os números de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%.

O especial aborda sobre o assunto com informações do Dr. Hélio Castello, que responde as principais dúvidas e dá dicas para se ter uma vida mais tranquila, principalmente neste período do ano.

 

O que faz as altas temperaturas afetar a pressão arterial?

 Atenção especial para os idosos, pois nos dias mais quentes podem ocorrer queda da pressão devido à dilatação dos vasos pelo calor, sendo assim, não deve diminuir os remédios sem orientação, mas se manter bem hidratado.

 

Quais alimentos devem ser evitados?

Existe pouca influência dos alimentos, exceto pelo risco de se ter uma alimentação mais irregular devido ao período de férias e viagens.

 

Os efeitos da pressão arterial para homens e mulheres são diferentes?

As mulheres são pouco mais suscetíveis à queda de pressão com o calor e à desidratação.

 

Em caso de desmaios na rua, como uma pessoa que está passando por perto deve proceder?

Manter a pessoa deitada diminuindo o risco de se ferir, evitar que vomite e aspire, elevar os membros inferiores se for por queda de pressão e chamar ajuda rapidamente.

 

Histórico familiar acarreta na alteração da pressão?

O componente genético é um fator de risco, mas pouco influencia na oscilação da pressão com a temperatura.

 

Como identificamos os sintomas da pressão alta e da pressão baixa?

Podem ser semelhantes, porém a pressão alta se manifesta preferencialmente com cefaleia (dor de cabeça), alterações visuais, tontura e cansaço fácil, além de dores no peito, falta de ar e sintomas neurológicos. A pressão baixa cursa com mais tontura, desanimo, sonolência, náuseas e vômitos, chegando ao desmaio.

 

O consumo do sal ajuda para quem sofre com pressão baixa?

Não há nada que justifique aumentar o consumo de sal. O melhor é permanecer bem hidratado. Eventualmente para pessoas que tem pressão baixa com frequência, o uso de meia elástica pode melhorar os sintomas.

 

E para uso doméstico, qual o melhor tipo de sal para as refeições?

Aquele que tiver menor teor de sódio. O ideal é evitar o uso abusivo de sal para temperar os alimentos.

Dr. Hélio Castello, cardiologista intervencionista e coordenador da Campanha Coração Alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBCI) – CRM 55768.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como cuidar da pressão arterial no calor intenso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.