Como a pressão arterial descontrolada pode afetar os rins?


  • +A
  • -A

Pacientes que sofrem de hipertensão correm diversos riscos quando não se engajam em um tratamento adequado e contínuo. As complicações mais comuns associadas ao problema são infarto e AVC (acidente vascular cerebral), mas essas não são as únicas. A pressão arterial descontrolada também pode afetar os rins, por exemplo. 

Relação entre pressão descontrolada e os rins

“Quando a hipertensão arterial não é controlada, há um aumento da progressão da aterosclerose em diversas partes do corpo. Nos rins, isso provoca a nefrosclerose, interferindo no funcionamento renal e levando à insuficiência renal crônica”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta pode provocar alterações na filtração do sangue feita nos rins e até mesmo a paralisação desses órgãos. É importante ter em mente que coração e rins trabalham juntos, já que o primeiro bombeia o sangue para todo o corpo e o segundo faz a limpeza do sangue, controlando a pressão sanguínea e balanceando fluidos e minerais.

Cuidados para controlar a pressão


Para evitar problemas tanto nos rins quanto no coração devido à pressão arterial descontrolada, é muito importante que o paciente busque o quanto antes um especialista que lhe oriente um bom tratamento, com uso de medicamentos ou indicação de hábitos de vida saudáveis.

“É fundamental que o médico mostre ao paciente a importância de se engajar plenamente ao tratamento, seguindo cuidados constantes, como se manter em um peso adequado, evitar excessos de sal e gorduras e evitar fumo e consumo excessivo de álcool. Também é recomendado controlar o diabete mellitus, o estresse e a pressão arterial (periodicamente)”, reforça o cardiologista.                

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rubens Mattar Júnior

Dr. Rubens Mattar Júnior

Cardiologia

CRM: 30054 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como a pressão arterial descontrolada pode afetar os rins?"

José Orlando de Sá

Como sou hipertenso, gostaria de receber informações relativas a hipertensão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. O tratamento para pacientes hipertensos deve ser medicamentoso, com algumas restrições de alimentos e pode ser complementado também com atividades físicas. Recomendamos a leitura da seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/convivendo-hipertensao-mudar-rotina-tratando-doenca . Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.