html Por que as chances de ter hipertensão aumentam com o passar dos anos?

Por que as chances de ter hipertensão aumentam com o passar dos anos?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença que atinge aproximadamente 25% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, essa porcentagem aumenta consideravelmente quando apenas os idosos são considerados: 60% dos homens e mulheres com mais de 60 anos têm pressão alta. Essa maior incidência na terceira idade não é à toa.

Enrijecimento dos vasos sanguíneos facilita hipertensão na terceira idade

Com o passar dos anos, a chance de ter hipertensão sobe consideravelmente, assim como a maioria das doenças cardiovasculares. “No caso da hipertensão, isso se deve principalmente porque as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais enrijecidas, então, a tensão do sangue na parede dos vasos aumenta, causando a doença”, afirma o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira.

O infarto é uma das principais complicações da pressão alta e sua incidência também aumenta com a idade. “No caso do infarto, as chances são elevadas porque a quantidade de placas de gordura que entopem os vasos sanguíneos aumenta consideravelmente a partir dos 45 anos em homens e 55 anos em mulheres”, alerta o médico.

Problemas nos rins aumentam risco de idosos terem pressão alta

Como se não bastassem os problemas no sistema cardiovascular, danos em outros órgãos, como os rins, também podem facilitar o desenvolvimento da hipertensão. A chegada de um menor volume de sangue nos rins faz com que haja maior retenção de sal e água no corpo, o que faz os valores da pressão arterial subirem perigosamente.

A melhor forma de evitar a doença é se dedicar às principais formas de prevenção, começando pelas consultas periódicas com um cardiologista. “A prevenção sempre se dá por meio de uma dieta saudável e com atividade física. Devemos ingerir, em média, cinco gramas de sal por dia, enquanto no nosso país se ingere de três a quatro vezes esse valor”, ressalta Ferreira.

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que as chances de ter hipertensão aumentam com o passar dos anos?"

carla quintanilha

Tenho 48 anos e tomo Captropil, hidroclorotiazida e atenolol de 25 mg cd um. Minha pressão hà muito tempo não passa de 11 por 6, mas ainda sim corro risco de daqui hà algum tempo, ou seja, quando estiver mais velha, de sofrer um derrame? Infelizmente é o mal da família da parte da minha mãe. Obg.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carla. Qualquer pessoa com hipertensão corre o risco de sofrer um derrame se não controlar os níveis da pressão arterial devidamente. A melhor forma de evitar a doença é se dedicar às principais formas de prevenção, começando pelas consultas periódicas com um cardiologista. Conforme informado na matéria a prevenção sempre se dá por meio de uma dieta saudável e com atividade física. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.