A caminhada pode ser usada para ajudar no controle da pressão arterial?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença cardiovascular marcada por um aumento da pressão arterial acima dos níveis recomendados pelos médicos. É um problema crônico e que precisa ser tratado com medicações e hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação com pouco sal, redução da ingestão de gordura e a prática de exercícios físicos, o que inclui a caminhada.

 

Caminhada é indicada no tratamento da pressão alta

 

“A caminhada é uma atividade importante no processo de combate e também na prevenção da hipertensão arterial. Ela auxilia na vasodilatação, que é a dilatação dos vasos sanguíneos, na perda de peso e no controle do estresse, melhorando o condicionamento físico”, afirma o cardiologista Ricardo Rodrigues. A vasodilatação, vale destacar, ajuda a diminuir a pressão arterial.

O paciente deve buscar orientação médica antes de iniciar a prática de uma atividade para saber como está sua situação de saúde e, assim, evitar riscos. Além disso, o especialista poderá indicar como a caminhada deverá ser feita. “O ideal é andar na velocidade em que se possa conversar, ou seja, em intensidade moderada”, explica o profissional.

 

30 minutos por dia de caminhada já fazem a diferença

 

A recomendação dos cardiologistas é começar sem forçar o corpo, progredindo nos treinos gradativamente, sempre com supervisão profissional. O ideal é praticar por pelo menos 30 minutos todos os dias. Conforme o organismo for acostumando, é possível aumentar esse tempo. Para Rodrigues, não há diferença entre caminhar de manhã ou à tarde.

No entanto, a caminhada não é a única atividade física recomendada para auxiliar no controle da pressão arterial. Os pacientes podem optar também pela corrida, natação e ciclismo. Junto à caminhada, esses exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem está tratando a pressão alta.

 

Dr. Ricardo José Rodrigues é cardiologista e graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). CRM-PR 11852

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A caminhada pode ser usada para ajudar no controle da pressão arterial?"

José Otávio Barbosa

CAMINHAR EXCELENTE RELAXAMENTO FAÇO TODOS OS DIAS

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José Otávio, e o melhor é de graça e possui uma quantidade enorme de benefícios para a saúde. Abraços.

elem de paulo souza

todas as explicações super aproveitáveis.Parabéns.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elem, ficamos felizes por saber que nossas matérias estão lhe ajudando. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e todas as novidades do nosso site. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.