Angina: Saiba mais sobre esse sintoma, que pode indicar um ataque cardíaco

  • +A
  • -A

A angina é o sintoma que expressa a falta de oxigenação do miocárdio, o músculo do coração, e faz referência à dor no peito sentida pelos pacientes. A causa do problema é a obstrução parcial ou total de uma das artérias coronárias, responsáveis por irrigar o coração. A angina pode indicar um ataque cardíaco prestes a acontecer ou surgir até mesmo durante o infarto.

 

Angina pode aparecer também no estômago e nas costas

 

“A angina pode se apresentar como dor no peito, cansaço inexplicado ou falta de ar. A dor no peito pode não ser, exatamente, uma dor e pode ser descrita como sensação de aperto, queimação, desconforto, opressão ou peso no tórax”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. A angina clássica irradia para braços, pescoço e mandíbula, mas pode irradiar também para as costas e a boca do estômago.

De acordo com a médica, outros sintomas podem aparecer junto à angina, como náusea, vômito, suor frio, falta de ar e palidez no rosto que, juntos, indicam que o coração está recebendo pouco sangue. Além da hipertensão arterial, outros fatores de risco para a angina são a obesidade, o diabetes, o sedentarismo, o tabagismo e colesterol alto.

 

Tratamento da angina pode utilizar vários medicamentos

 

Ao notar essa sensação de dor ou peso no peito, é importante procurar a ajuda de um profissional. “O tratamento da angina é feito com medicamentos que impedem a agregação das plaquetas para, assim, impedir que elas formem um coágulo dentro da artéria coronária”, diz a especialista. São utilizadas ainda medicações que controlam os índices de colesterol, estabilizando a placa de gordura.

Outros tipos de medicamentos também são indicados para diminuir os batimentos do coração, para dilatar as artérias e melhorar o fluxo de sangue. “É importante ainda realizar exames complementares, como teste ergométrico, cintilografia miocárdica, ecocardiograma, angiotomografia de coronárias e cateterismo cardíaco, para avaliar a possibilidade de tratar os entupimentos arteriais com angioplastia ou cirurgia cardíaca de ponte de safena”, completa Ana Catarina.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Angina: Saiba mais sobre esse sintoma, que pode indicar um ataque cardíaco"

Valdecio

oi boa tarde me chamo valdecio sinto dores no peito lado esquerdo a varios anos sensasão de aperto que iradia para o braço esquerdo fiz eletrocardiograma não tenho nada o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valdecio, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Soraia cardoso da silva

Ola boa noite.Eu fui diagnosticada com ipertensao e com isso o medico me indicou Enalapril e Atenalol.Porem fico preoculpada pq me sinto uma viciada .Quando amanhece e demoro tomar o Atenalol fico com o sistema nevoso abalado com dor no peito q se enrraiza pro brço esquerdo e falta de ar.Ai assim q tomo em poucos minutos os sintomas vao aliviando

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.