Aneurisma da aorta: saiba mais sobre essa perigosa complicação da hipertensão descontrolada


  • +A
  • -A
Imagem do post Aneurisma da aorta: saiba mais sobre essa perigosa complicação da hipertensão descontrolada

A hipertensão descontrolada representa um risco à saúde de todo o corpo e pode provocar diversas complicações. Entre elas está o enfraquecimento da parede da artéria aorta, capaz de levar à sua dilatação. “Quando essa dilatação é maior que 50% do seu diâmetro normal, isso é chamado de aneurisma de aorta”, afirma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini.

 

Tabagismo aumenta chances de desenvolver aneurisma

 

Segundo o especialista, o aneurisma de aorta é pouco frequente, com cerca de 10 casos a cada 100 mil pacientes ao ano. No entanto, é uma complicação que requer cuidados, já que a aorta é a principal artéria do corpo humano. Existem ainda outros tipos de aneurismas, que variam com a localização da artéria afetada, como aneurisma de aorta abdominal, aneurisma de aorta torácica e aneurisma cerebral.

Além da hipertensão, outras doenças e hábitos são fatores de risco para o aneurisma, como tabagismo, colesterol alto, síndrome de Marfan, Ehlers-Danlos, Loeys-Dietz e Turner, doenças inflamatórias autoimunes e doenças infecciosas, como sífilis. Pacientes com familiares próximos que tiveram aneurisma de aorta também podem ter risco aumentado para o aneurisma de aorta.

 

Aneurisma não costuma provocar sintomas

 

Segundo Belettini, o aneurisma de aorta se desenvolve lenta e silenciosamente, assim como a hipertensão. “Em geral, não causa sintomas, até que alguma complicação ocorra. Assim, não se deve esperar o surgimento de sintomas para procurar um médico. Se você tem fatores de risco, procure seu médico. Ele irá orientar a idade em que você deverá fazer os exames para a detecção precoce de aneurisma de aorta”, alerta o profissional.

Se houver complicações, os sintomas variam de acordo com a localização do aneurisma. “Nos casos de aneurisma de aorta torácica, o sintoma mais comum é a dor, que pode ocorrer tanto no peito quanto nas costas. Nos aneurismas de aorta abdominal, os sintomas podem ser dor abdominal, dor na região lombar ou o surgimento de uma massa pulsátil próxima ao umbigo”, cita o cardiologista. 

 

Dr. Cassian Rodrigues Belettini é cardiologista, especialista em Ecocardiografia e Medicina Interna e graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. CRM-SC: 19475 – Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Aneurisma da aorta: saiba mais sobre essa perigosa complicação da hipertensão descontrolada"

hermelindo

Tenho 74 anos, há muito tempo tenho pressão alta, asbestose, cirurgia de próstata CA, há quase 10 anos, também dores que caminham pelo corpo, peito, mamilo, embaixo do braço esquerdo, antebraço e braço esquerdo, vai para as costelas dianteira, de repente as dores somem e aparecem na coxa direita e joelhos, ficam um tempo ou dias depois somem. Hoje tenho dor no antebraço. Já fiz vários exames; últimos eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, mapeamento da pressão, tomografia com contrate do coração e pulmão, nada ficou constatado, a não ser o que já se sabe leve principio de calcificação coronária sem comprometimento. Tomo medicação sinergin 20/5 para pressão, sinvastatina, e um ASS. Pergunto de onde vem essa dor incomoda. ( do amianto na pleura ? ) etc.

Cuidados Pela Vida

Oi Hermelindo, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.