Sintomas de infarto feminino: qual é a diferença de um ataque cardíaco em mulheres?

  • +A
  • -A

O infarto, também chamado de ataque cardíaco, é a morte de parte do músculo cardíaco causada por complicações na saúde cardiovascular. Embora possa ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, existem algumas particularidades quanto aos sintomas de infarto feminino que merecem destaque. Confira as diferenças de um ataque cardíaco em mulheres! 

Os sintomas de infarto feminino são realmente diferentes?

O sintoma mais frequentemente associado ao infarto é a famosa dor no peito. O problema é que ele nem sempre está presente nas mulheres. Na verdade, os sintomas de infarto feminino são um pouco diferentes. “As mulheres podem apresentar sintomas mais brandos ou não clássicos e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. 

Enjoo, falta de ar, arritmia, dor no estômago, dor nas costas e cansaço podem ser citados como sintomas de infarto feminino que não são tão comuns nos homens. Muitas vezes, a mulher acredita que esses sintomas são causados por problemas ortopédicos ou gastrointestinais e acabam postergando a busca por ajuda médica. Portanto, para que o diagnóstico se dê a tempo de evitar complicações, é fundamental procurar atendimento se notar um ou mais desses sintomas. 

As mulheres têm maior risco de sofrer um infarto?

Do início da vida adulta até a menopausa, os homens têm maiores chances de ter um infarto, mas essa situação muda após a menopausa. “Aí, o risco se iguala ao dos homens. Os hormônios femininos fornecem proteção e com a queda deles por ocasião do climatério, há aumento de colesterol, hipertensão e diabetes nas mulheres. Por isso, há maior risco de infarto”, alerta Dra. Ana Catarina. 

E como as mulheres podem se proteger de um infarto? De acordo com a especialista, utilizando as mesmas formas de prevenção que a população em geral: “Não fumar, praticar exercícios físicos regularmente 5 vezes por semana e controlar os níveis de colesterol, açúcar no sangue e de pressão arterial”. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também nossa matéria sobre ataque cardíaco em jovens!

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Sintomas de infarto feminino: qual é a diferença de um ataque cardíaco em mulheres?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.