Quais são os benefícios do ginseng para a saúde?

  • +A
  • -A

O ginseng é uma planta de origem oriental cuja raiz é utilizada com intuito medicinal, devido aos diversos benefícios que traz à saúde em várias frentes. De acordo com o geriatra e pneumologista José Eduardo Martinelli, o ginseng costuma ser mais utilizado no combate à fadiga. Seus efeitos são bastante utilizados em pacientes com idade mais avançada.  

Benefícios do ginseng para a saúde


“Na minha prática diária, prescrevo bastante o ginseng dentro de um suplemento vitamínico. A indicação se dá, basicamente, quando
há queixas de desânimo, indisposição para fazer as coisas. Ou seja, ele funciona como um energizante. Porém, os benefícios do uso do ginseng são variados”, afirma o médico. 

Ainda segundo o especialista, o ginseng atua positivamente também nas partes cardiovascular e cerebral, possui ação anti-inflamatória e combate o estresse. Estes benefícios são considerados secundários, ao passo que a redução da fadiga fica com um status mais elevado. Mas isso não anula sua relevância. 

“O ginseng pode ser consumido de várias maneiras: em pó (uma colher de sopa), acrescentada nas principais refeições; pode estar presente em suplementos vitamínicos; e também pode ser usado sob a forma de chá (três a quatro xícaras por dia). Mas o mais comum mesmo são os suplementos. As demais formas são bem menos usuais”, informa o geriatra.

Consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais


Por mais que o ginseng traga diversos benefícios para a saúde do organismo, seu uso em excesso pode provocar efeitos colaterais incômodos,
como aumento da pressão, diarreia e insônia. Para evitar esse risco, é importante seguir rigorosamente a indicação médica de uso do ginseng, sempre de forma moderada. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
envelhecimento
farmaceutico
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os benefícios do ginseng para a saúde?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.