Pressão baixa no calor: quais são os sintomas e o que fazer para melhorar?


  • +A
  • -A

No calor, é comum a pressão arterial baixar de forma natural devido aos mecanismos do organismo que buscam controlar a temperatura corporal. Dias quentes fazem com que a temperatura do corpo aumente, mas o organismo responde de maneira a impedir que ocorram complicações graves. O problema é que esse controle pode, às vezes, deixar a pressão baixa.  

 

Como a pressão fica baixa no calor?

 

“O nosso corpo necessita manter sua temperatura dentro de uma faixa específica. No verão ou em qualquer dia quente, essa temperatura corporal tenderia a aumentar se não tivéssemos mecanismos de controle corporal (homeostático). Para abaixar a temperatura corporal, entra em funcionamento o mecanismo do suor”, explica o clínico geral Caio Matsubara.

Segundo o especialista, neste processo, os vasos sanguíneos periféricos (próximos à superfície da pele) se dilatam, permitindo uma maior troca de calor do sangue com o meio ambiente. “A vasodilatação dos vasos periféricos causa a redistribuição do sangue para a periferia, diminuindo a pressão arterial”, afirma o médico.

 

Sintomas e prevenção da pressão baixa

 

A queda da pressão provocada pelo calor causa sintomas específicos e facilmente identificáveis que interferem de forma significativa no bem-estar do indivíduo. Há, inclusive, risco de desmaio, por isso, é algo que deve ser tratado com atenção. “Com a queda da pressão arterial, ocorrerá transitoriamente hipofluxo cerebral, levando a sintomas de tontura, escurecimento da visão, suor frio e sonolência”, alerta Matsubara.

Portanto, o melhor a fazer no calor para evitar ter pressão baixa e suas possíveis complicações é se prevenir. Ou seja, deve-se manter uma boa ingestão de água, evitar lugares muito quentes e evitar ficar muito tempo em pé ou em jejum por muito tempo. “Caso os sintomas apareçam, procure sentar-se ou deitar o quanto antes”, conclui o médico.  

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Caio Matsubara

Dr. Caio Matsubara

Clínica Médica

CRM: 33753 / PR

TAGS
cardiovascular
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pressão baixa no calor: quais são os sintomas e o que fazer para melhorar?"

izabel

sou hipertensa.Nos dias mais quentes sempre qdo me levanto de cadeiras ou sofás sinto tontura, como se eu estivesse flutuando.Tenho de parar e encostar na parede.No frio não tenho esses sintomas.. Faço uso de medicamentos para pressão alta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Izabel. Em algumas situações, mesmo quem conseguiu controlar o problema pode sofrer com picos de pressão baixa. Esses sintomas podem se confundir com sintomas de hipertensão ou de outro problema. Por isso, é importante não ‘achar’ que a pressão está baixa apenas confiando nos sintomas. Deve-se medir a pressão. Beber mais água e ingerir algo com sal são medidas que levam mais tempo para normalizar a pressão. O famoso ‘sal debaixo da língua’ aumenta a pressão em algumas horas. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.