Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?

Por mais que em alguns casos as varizes se manifestem sem sintomas, o quadro também ocorre com o aparecimento de alguns sinais e sintomas, tais como dor nas pernas, inchaço, coceira e formigamento. Para que você controle esses incômodos e o quadro em si, são recomendados alguns métodos de tratamento, que vão desde o uso de meias elásticas até a utilização de medicamentos específicos.

 

Medicamentos agem diretamente nos sintomas das varizes

 


De acordo com o angiologista Jayme Ramos, o funcionamento desses remédios depende da classe em questão. “Acredito que seja mais relevante falar dos
medicamentos considerados venotônicos, que combatem os sintomas comuns à doença varicosa e à insuficiência venosa (ex: dor, edema, sensação de peso nas pernas e dormência)”, afirma.

Esses medicamentos atuam na parte interna da veia, propiciando o mecanismo de contração e relaxamento. São importantes para diminuir a inflamação local, o que ajuda a prevenir o inchaço e a aumentar a resistência dos vasos. “O resultado obtido com o uso dos remédios varia conforme o paciente e, caso não seja o esperado, pode exigir a troca da classe da medicação”.

 

Outros métodos de tratamento de varizes além dos remédios

 


Apesar dos medicamentos serem grandes aliados nesse contexto,
nem todo tratamento de varizes se limita, necessariamente, a eles. “Essas medicações são específicas para o combate dos sintomas da doença varicosa e da insuficiência venosa. Em uma situação em que não há sintomas (ex: a queixa é mais por uma questão estética), pode não ser necessário o uso desses remédios”, explica Ramos.

Além dos remédios, existem outros métodos que podem complementar o tratamento de varizes, nas suas mais diversas manifestações e intensidades. Abordagens cirúrgicas, como a escleroterapia, podem fazer a diferença, especialmente em casos mais graves. Além disso, podem ser indicadas meias especiais, que comprimem os membros afetados; laser transdérmico; endolaser e radiofrequência. O ideal é que você converse com seu médico, que vai apontar o melhor curso de tratamento, usando as abordagens ideais para o seu caso.

 

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?"

Josefa

Eu fiz aplicação desapareceu mais não todos está com quase 2mês posso fazer novamente?

Cuidados Pela Vida

Oi Josefa, retorne em consulta com o médico para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a conduta adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.