Hipertensão: rotina sem estresse ajuda no controle da pressão alta! Saiba como!

  • +A
  • -A

Tarefas intermináveis no trabalho, discussões em família, dificuldades nos relacionamentos. Uma rotina cheia de problemas tira qualquer um do sério e pode prejudicar a saúde mental e física. Especialmente para quem tem hipertensão, é fundamental manter uma vida menos estressante. Medidas assim podem ajudar no controle da pressão alta. Confira!

Estresse pode prejudicar quem tem pressão alta

O cardiologista Rodrigo Muniz explica como o estresse é capaz de afetar um quadro de pressão alta: “O estresse acaba atuando em múltiplos fatores envolvidos no controle da hipertensão arterial. Em primeiro lugar, ele leva ao aumento da produção de catecolaminas, que são enzimas produzidas no corpo que aumentam a pressão arterial e os batimentos cardíacos”. 

“O estresse também interfere no ciclo do sono, o que prejudica o controle da pressão. Atrapalha a aderência ao medicamento, já que o paciente acaba esquecendo de usar a medicação corretamente, o que também colabora com o descontrole, e acaba interferindo na alimentação, com aumento da carga de sódio e consumo em horários errados”, alerta o especialista. Portanto, para manter a pressão arterial controlada, é fundamental reduzir os níveis de estresse no dia a dia. 

Como ter uma rotina sem estresse? Veja dicas!

Agora que já sabe como o estresse é prejudicial para quem tem hipertensão, você deve estar se perguntando como eliminá-lo da sua rotina. Esta não é uma tarefa fácil, mas Dr. Muniz dá algumas dicas bem úteis: “O ideal é sempre procurar controlar o fator provocador do estresse, como situações familiares ou de trabalho. Tentar buscar situações que possam promover bem-estar, buscando algo que gosta de fazer. Atividades físicas são um excelente hábito no combate ao estresse. Em casos específicos, há necessidade de tratamento medicamentoso e de acompanhamento com psicólogo”. 

Além do combate ao estresse, é importante adotar medidas que ajudem no controle da hipertensão e que vão além do uso correto dos medicamentos indicados pelo cardiologista. “É importante consumir água durante o dia (uma média de 1,5L a 2L), diminuir a ingestão de sódio, seja por meio do sal, de temperos prontos ou de alimentos industrializados, praticar atividades físicas e controlar o sono (dormir de 7 a 8 horas por dia). Lembrar também do controle do peso! O excesso de peso é um fator que atrapalha muito o controle da pressão arterial”, conclui Dr. Muniz. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Muniz

Dr. Rodrigo Muniz

Cardiologia

CRM: 35809 / PR

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: rotina sem estresse ajuda no controle da pressão alta! Saiba como!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.