Hipertensão: é possível determinar sinais da doença ainda na juventude?

  • +A
  • -A

Por mais que seja mais comum ver quadros de hipertensão em pessoas adultas, a doença também pode se manifestar na infância, adolescência e juventude. Crianças obesas, por exemplo, cujos pais não conseguiram estabelecer limites na alimentação, têm risco aumentado de sofrer com pressão alta. Vale lembrar que a herança genética é outro fator importante nesse contexto, podendo influenciar em um quadro de hipertensão nas fases iniciais da vida.   

Hipertensão na juventude


“Algumas doenças neuroendócrinas podem cursar com hipertensão,
facilitando sua ocorrência também na juventude. Porém, vale lembrar que o aumento da obesidade infantil e na adolescência é o principal sinal de alerta para que uma pessoa evolua com um quadro de hipertensão arterial. Por isso, é importante o acompanhamento com um médico de forma periódica”, informa o cardiologista Raphael Osugue. 

Segundo o especialista, é importante vencer o tabu de que apenas as meninas precisam ir a um médico quando entram na fase puberal (ginecologista). Meninos também precisam ser acompanhados periodicamente. “Dessa forma, quando os meninos crescerem terão menor risco de se tornarem adultos que negligenciam a saúde e só vão ao médico quando estão com algum sintoma”, explica o médico.

Medidas de prevenção e tratamento


Vale ressaltar que quanto antes o diagnóstico for feito e
mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de controle pleno da doença. Independentemente da idade do paciente, é fundamental adotar medidas de controle da hipertensão, seja como prevenção ou tratamento. A adoção de hábitos de vida saudáveis é peça chave para o sucesso desse processo de controle.

Manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes (frutas, verduras e legumes) e pobre em sal, gordura e fritura; praticar atividades físicas regularmente; não fumar; evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso; e controlar o estresse no dia a dia são alguns dos hábitos de vida mais importantes pensando no controle da hipertensão. Em paralelo, deve ocorrer o tratamento medicamentoso, de acordo com as recomendações médicas.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: é possível determinar sinais da doença ainda na juventude?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.