Dia Mundial do Coração: Que hábitos são importantes para mantê-lo saudável?

  • +A
  • -A

O coração é um órgão fundamental para o funcionamento de todo o nosso corpo e, justamente por isso, ele deve estar sempre saudável! No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, convidamos o cardiologista Paulo Duccini para falar sobre algumas doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), a hipertensão arterial e a arritmia cardíaca, e contar quais hábitos são aliados do coração! 

Seu coração está saudável? Saiba o que pode deixá-lo mais fraco

De acordo com Dr. Duccini, diversos fatores podem prejudicar a saúde do coração, mas alguns dos mais comuns são o infarto e a arritmia. “A principal forma é o infarto, que é exatamente a morte de parte do músculo cardíaco por entupimento de uma ou mais artérias que levam o sangue para o coração. Quando parte deste músculo morre, podem acontecer arritmias, por vezes até fatais (o que seria o infarto fulminante). Existem também outras causas de enfraquecimento cardíaco, como a hipertensão arterial não controlada, infecções, doença de Chagas e doenças reumatológicas”, exemplifica o médico.

Exercícios aeróbicos e alimentação melhoram a saúde cardiovascular

É consenso que a atividade física e uma boa alimentação são muito importantes para a saúde como um todo. “Para manter o sistema cardiovascular saudável, é preciso adotar um estilo de vida saudável. Ele é composto por atividade física, de preferência aeróbica, como natação, corrida, caminhada ou bicicleta, no mínimo, 150 minutos por semana para uma atividade física moderada ou vigorosa e 75 minutos por semana para atividades físicas de alta intensidade”, afirma Dr. Duccini. 

O cardiologista também ressalta a importância de uma dieta saudável: “Recomenda-se uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas e pobre em alimentos ultraprocessados e industrializados. O baixo teor de sódio também é muito importante. Além disso, é necessário abandonar vícios como o cigarro e ter moderação com a bebida alcoólica. O combate ao estresse com exercícios de meditação, yoga e relaxamento também são partes fundamentais para um estilo de vida mais saudável”.

Dr. Duccini também dá dicas para quem já sofre com doenças cardíacas: “Além de adotar todas essas medidas preventivas, tenha uma proximidade com seu médico e faça uso correto da medicação, seguindo rigorosamente o que o médico determinou. Tenha presença constante nas consultas. Com tudo isso, com certeza o coração vai se recuperar e quem tem doença cardiovascular vai conseguir ter uma vida normal e talvez quem sabe até melhor do que a que tinha antes”.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Pedro Duccini

Dr. Pedro Duccini

Cardiologia

CRM: 121561 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dia Mundial do Coração: Que hábitos são importantes para mantê-lo saudável?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.