Épocas mais frias do ano influenciam a saúde do cabelo? Qual a explicação?

  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cabelos saudáveis são sinônimos de fios hidratados e com brilho. Entretanto, diversos fatores podem interferir. A alimentação, por exemplo, é um fator que influencia a saúde do cabelo. Outro aspecto que merece destaque é o clima: dependendo dos hábitos e da rotina, o clima frio do outono e do inverno pode prejudicar a saúde dos fios. Entenda!

Banhos quentes no inverno podem prejudicar saúde do cabelo


“No inverno, mais do que a haste dos cabelos propriamente dita, é o couro cabeludo que merece atenção: a água quente nos banhos pode piorar quadros de
dermatite seborreica”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. A dermatite seborreica nada mais é que a famosa caspa, que causa coceira e vermelhidão e pode provocar queda de cabelo.

Como forma de tratamento e também de prevenção, a especialista recomenda o uso de shampoos adequados para couro cabeludo sensível e com dermatite seborreica e que, de preferência, sejam capazes de tratar os fios sem ressecá-los tanto. Ao perceber que os banhos com água quente pioram o quadro, é importante diminuir a temperatura da água. 

“Como os cabelos demoram mais para secar nas temperaturas mais baixas do inverno, pode-se lançar mão dos secadores de cabelos para reduzir a umidade. Um bom leave-in também é indicado para ajudar a proteger os fios”, aconselha a dermatologista. 

Óleo de borragem ajuda a fortalecer o cabelo


Outra forma de blindar a saúde do cabelo contra os efeitos do clima frio é o uso do
óleo de borragem. Trata-se de uma substância extraída de sementes e rica em ômega 6, que deve ser aplicada diretamente sobre a pele ou ingerida por meio de cápsulas. O óleo de borragem é indicado para fortalecer os fios e o couro cabeludo, ajudando a prevenir a caspa e a queda de cabelo.

Por outro lado, no verão, há um maior contato com a radiação solar e com a água da piscina ou do mar, o que acaba provocando alguns danos nos fios. “Nesta época, devemos focar em proteger os fios e o couro cabeludo do sol, principalmente por meio de chapéus, além de enxaguar e hidratar os cabelos após o banho de mar ou piscina”, recomenda Dra. Bruna. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Épocas mais frias do ano influenciam a saúde do cabelo? Qual a explicação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.