Ter entradas no cabelo significa que você vai ter calvície?

  • +A
  • -A

As “entradas” na frente do cabelo são consideradas uma manifestação inicial da calvície. Muito comum na maioria dos homens, as “entradas” podem se apresentar em diferentes níveis (maiores ou menores), mas sempre com um formato facilmente reconhecível. Vale ressaltar que o paciente que apresenta “entradas” não necessariamente terá perda de fios em outras áreas do couro cabeludo. 

Fator genético é o principal responsável pelas entradas e demais sintomas da calvície


“As ‘entradas’ já são uma forma de calvície, num estágio mais inicial. A escala de Norwood é utilizada pelos médicos para avaliar a
classificação da alopecia androgenética (calvície) em homens e nela se descreve que um dos estágios iniciais da calvície é o marcado pela rarefação frontal, ou seja, as ‘entradas’”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Mais especificamente, as “entradas” se iniciam em cada lado da face, progredindo com perda também da linha mediana da implantação do couro cabeludo, segundo informa a especialista. Vale ressaltar que o fator genético é o principal para a manifestação dos sintomas da calvície (tanto as “entradas” quanto a perda capilar no topo da cabeça, que também é muito característica do quadro).

Principais medidas de tratamento


Fatores externos também influenciam no contexto de calvície, como estresse, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica,
alimentação ruim e falta de cuidados adequados com a pele (abrindo margem para o excesso de oleosidade, o que compromete a saúde capilar). Diferente da genética, todos esses fatores são controláveis, então o paciente pode agir diretamente para diminuir os riscos de sofrer com a calvície.

Medida mais importante no combate à calvície, o tratamento medicamentoso deve ser feito sempre, especialmente nos casos mais que indicam que a doença será severa. Os remédios específicos para calvície são capazes de retardar o processo de miniaturização dos fios e de estimular o crescimento capilar nos locais acometidos. Porém, para que haja resultados efetivos, é indicado que o tratamento seja iniciado ainda no início dos sintomas.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Ter entradas no cabelo significa que você vai ter calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.