Usar muitos produtos cosméticos no cabelo pode favorecer a calvície?


  • +A
  • -A

Apesar da calvície ter como principal motivador a herança genética, outros fatores de risco também podem contribuir para que a doença se manifeste, como o estresse, por exemplo. O uso de produtos cosméticos no cabelo também é apontado, muitas vezes, como influente nesse contexto, mas na realidade não se relaciona diretamente com a calvície.  

 

Uso de cosméticos no cabelo não provoca calvície, mas pode piorar quadro

 

O uso de produtos cosméticos não leva à calvície em si. Alguns distúrbios de couro cabelo, por outro lado, podem ser desencadeados ou piorar com o uso de certos produtos. O gel ou pomada, por exemplo, podem exacerbar a dermatite seborreica, mais conhecida como caspa”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

Ainda segundo a especialista, as químicas de cabelo, como as escovas progressivas, podem levar à quebra química. “Pessoas com alergia ao PPD (parafenilenodiamina) podem desenvolver eczemas graves quando expostas à tintura de cabelo, dentre outros exemplos”. Por mais que essas práticas não se relacionam diretamente com a calvície, elas comprometem os fios, então podem piorar o quadro de quem tende a ficar calvo.

 

Medidas de prevenção e tratamento da calvície

 

Portanto, aqueles que possuem calvície ou que têm tendência a desenvolver a doença, devem buscar evitar os fatores de risco para diminuírem as chances de sofrerem com o problema. Recomenda-se evitar o excesso de cosméticos, principalmente aqueles que não são efetivos para combater a oleosidade (outro fator perigoso quando se fala em calvície); o estresse e a carência de nutrientes importantes para a saúde capilar, como a biotina, ferro, zinco, vitamina A, etc.

Além dessas medidas para prevenir a calvície, é importante lançar mão de medicamentos para tratar a doença, idealmente logo que os primeiros sinais são percebidos. Quanto antes se inicia o tratamento, maiores as chances de se obter uma boa recuperação. Remédios tópicos, de aplicação local, são opções importantes para retardar a queda e aumentar o volume capilar nos locais já afetados.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Usar muitos produtos cosméticos no cabelo pode favorecer a calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.