Como tratar a caspa sem deixar o cabelo ressecado?

  • +A
  • -A

A caspa é o nome popular dado à descamação que afeta o couro cabeludo e é chamada de dermatite seborreica pelos médicos. Ela surge devido à alta produção de sebo nessa região e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode estar acompanhada de coceira e vermelhidão. O tratamento da caspa, às vezes, pode deixar o cabelo ressecado, mas é possível evitar que isso aconteça. Confira!

Existem produtos específicos que não deixam o cabelo ressecado

Como o objetivo dos produtos anticaspa é diminuir a oleosidade do couro cabeludo para impedir o surgimento da caspa, alguns deles podem acabar ressecando o cabelo. A solução para esse problema é conversar com seu dermatologista sobre a melhor opção para controlar o seu quadro. 

“Dá para tratar a caspa sem deixar o cabelo ressecado com certeza. Existem shampoos que tratam a descamação do couro cabeludo sem ressecar os fios”, afirma a dermatologista Thuany Santos. Esses produtos são mais específicos para a área do couro cabeludo e agem sobre os fatores que favorecem a caspa, limpando a região sem agredir o cabelo. 

Uma alternativa para quem tem cabelo comprido é aplicar os shampoos apenas no couro cabeludo e na raiz dos fios, o que ajuda a evitar que o produto caia sobre o comprimento do cabelo, que é mais sensível, sem diminuir a eficácia do tratamento. Outra opção é associar o shampoo anticaspa a condicionadores e máscaras de hidratação. 

Que medidas são importantes para tratar a caspa?

O tratamento da caspa, de acordo com a SBD, pode ser feito com cremes e pomadas antifúngicos, corticosteroides e shampoos com ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre e zinco. Outras medidas são citadas pela Dra. Thuany: “Não lavar o cabelo com água quente, evitar o uso de secador e fontes de calor muito próximo da raiz, não prender e não dormir com o cabelo molhado”. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
cabelos
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como tratar a caspa sem deixar o cabelo ressecado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.