Calvície: usar remédio sem passar por um especialista pode agravar o quadro?

  • +A
  • -A

Há muito tempo, médicos e especialistas na área de saúde alertam para os riscos de usar medicamentos sem antes consultar um profissional qualificado. Esta regra, que deve ser seguida por todos, vale também para um quadro de calvície. Usar remédios para a condição sem a indicação de um médico pode piorar a queda de cabelo. 

Sem prescrição, medicações podem inflamar couro cabeludo

“A calvície é um outro nome para a alopecia androgenética, causada por fatores genéticos e hormonais. Sendo assim, o uso de medicamentos para calvície pode gerar reações alérgicas que, além de piorar o quadro, podem atrasar o diagnóstico da condição”, afirma a dermatologista Nandara Paiva. 

Essa reação alérgica que pode surgir como consequência do uso incorreto da medicação para calvície pode inflamar o couro cabeludo. Além do incômodo, esse problema é capaz de prejudicar a saúde dos fios, deixando-os mais fracos e mais sujeitos à queda. Outra possível reação é o surgimento da dermatite seborreica, também conhecida como caspa. 

Ao notar qualquer um desses sinais, é fundamental interromper o uso do medicamento e procurar um dermatologista para fazer uma avaliação dos danos causados no couro cabeludo e nos fios de cabelo e, assim, adotar medidas para tratá-los. “O ideal é ir com o cabelo limpo, sem resíduo de tintas e sem apliques para facilitar o exame”, recomenda Dra. Nandara. 

Como deve ser feito o tratamento da calvície?


Durante a consulta, é importante conversar com o dermatologista sobre
como começar o tratamento da calvície de uma maneira correta. Ele deverá avaliar qual o seu tipo de queda capilar e indicará as medidas mais adequadas. No caso da alopecia androgenética, geralmente são usados medicamentos tópicos que estimulam o crescimento dos fios e reduzem a queda dos fios. 

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nandara Paiva

Dra. Nandara Paiva

Dermatologia

CRM: 1050451 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Calvície: usar remédio sem passar por um especialista pode agravar o quadro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.