Vista cansada: por que o esforço visual excessivo pode causar dor de cabeça?


  • +A
  • -A

As dores de cabeça ligadas ao esforço visual são bastante comuns, mais até do que as pessoas imaginam. Muitos pacientes não fazem essa associação e sofrem com as dores sem saber sua real causa. O incômodo, quando relacionado à visão, pode ser explicado pela dificuldade em manter as imagens em foco nítido, principalmente em quem enxerga pior de perto.

Relação entre esforço visual e dor de cabeça


“O mecanismo de foco de olho é feito pelos músculos que circundam o cristalino, que é a lente do olho e fica atrás da pupila. O conjunto desses músculos chama-se processo ciliar. A contração e relaxamento do processo ciliar, aumentando ou diminuindo a curvatura do cristalino, nos permite focar em todas as distâncias. Esse processo de foco se chama acomodação”, explica o oftalmologista Ivan Maluf.

Segundo o especialista, quando as pessoas atingem os 40 anos de idade, começam a perder a acomodação, devido à esclerose do processo ciliar, o que progride com perda gradual da visão de perto até os 60 anos, quando ocorre a estabilização. “A princípio, percebemos alteração da visão de perto, havendo necessidade de se esticar o braço para conseguir foco”.

Correção e tratamento da visão para acabar com a dor de cabeça


A perda da eficiência da acomodação sobrecarrega os músculos do processo ciliar, levando à fadiga visual e dor de cabeça.
Também é comum que haja irritação no fim do dia, após trabalho sem óculos, especialmente em jovens. “A correção da presbiopia (perda do foco para perto) é feita com óculos para leitura, cujo foco é colocado a 35cm”.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ivan Maluf

Dr. Ivan Maluf

Oftalmologia

CRM: 7659 / PR

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Vista cansada: por que o esforço visual excessivo pode causar dor de cabeça?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.