Quais são os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca?

  • +A
  • -A

A enxaqueca é um tipo muito forte de dor de cabeça, que afeta pessoas de qualquer idade e que é mais comum entre as mulheres. O problema é tão intenso que é capaz até mesmo de impedir uma pessoa de sair da cama. Conhecer os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca é importante para facilitar o tratamento e, assim, amenizar o sofrimento. 

Escurecimento da visão é um dos primeiros sinais


Segundo a neurologista Jerusa Smid, algumas pessoas têm alterações neurológicas temporárias que precedem a dor na crise aguda de enxaqueca. “São as chamadas auras. A mais comum é a aura visual, em que os pacientes relatam pontos brilhantes, distorções de imagens, escurecimento de metade do campo visual”, afirma a médica. 

Em seguida, surgem náuseas, vômitos e tontura e a cefaleia se instala. Essa dor, na maior parte dos casos, atinge apenas um lado da cabeça, podendo ser de intensidade moderada ou forte e podendo durar até 72 horas. Além disso, é comum também o paciente apresentar sensibilidade à luz, a ruídos e até a certos cheiros. 

Que fatores favorecem uma crise de enxaqueca?


A Medicina ainda busca entender os mecanismos que causam as crises de enxaqueca. No entanto, alguns fatores que facilitam esse problema já são conhecidos, como cita Dra. Jerusa: “
Privação de sono, jejum e estresse emocional. Para alguns pacientes, certos alimentos – embutidos, vinho tinto, chocolate – podem precipitar as crises de enxaqueca, embora não seja uma regra”. 

Para tratar a dor, tanto as medidas não farmacológicas quanto o uso de medicações devem ser iniciados precocemente. “É um erro comum o atraso no tratamento da crise, pois alguns pacientes acreditam, equivocadamente, que a dor cessará de modo espontâneo com o passar dos minutos ou em poucas horas”, alerta a especialista. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Jerusa Smid

Dra. Jerusa Smid

Neurologia

CRM: 100713 / SP

TAGS
dor-de-cabeca

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca?"

Deia Vermeile

Olá, vim aqui relatar o que acontece comigo as vezes.sinto muitas dores de cabeça desde os 6 anos de idade, hoje tenho 32 anos ” rsrs tempo né rsrs”! Então me até uma fase da minha vida as crises de enxaqueca vinham acompanhado de ânsia de vômito, eu tomava remédio comum que temos em casa, mas nunca passava, somente depois que eu dormisse ou seja na minha casa quando eu estava dormindo qualquer hora do dia era pq eu estava com dores, mas passava.Depois de um tempo as dores começou a me causar outros sintomas além do vômito que era visão turva e muitas tonteira e dessa vez eu não só sentia vômito como eu vomitava também. Fui levada ao pronto socorro por várias vezes com fortes dores que tiravam até meu sentido.Sempre procurei especialista na área e sempre resultava em tomar remédios e mais remédios, mas nunca a dor passou.Recentemente voltei as consultas com um neuro onde me passou remédios que me deixavam muito “zen” parecia que anda flutuando e me deixava um bagaço em todos os sentido (mental e físico), voltei neuro e passei todo relato dos sintomas o neuro por sua vez fez alguns toques no meu ombro e me passou 10 sessões de fisioterapia na região do pescoço e braças sendo que eu já pratico exercícios físicos e aeróbicos. Na segunda sessão eu comecei a sentir fortes dores no braço direito onde eu fiquei com dificuldade de movimento no braço direito por alguns dias e quando eu fui pronto atendimento outro médico me diagnosticou com hérnia de disco e passou remédios e mais remédios até que na mesma semana ainda pela manhã acordei com uma imensa dor no mesmo braço e não me movimentava mesmo, eu gritava de dor fui levada para o hospital onde me aplicaram um injeção para distensão muscular, isso tudo depois de duas sessões de fisioterapia em uma semana recomendado pelo um neurologista bem conceituado, resumindo parei de ir em médicos em busca de soluções contra dores de cabeça e comecei a me observar na alimentação.Percebo que quando como alguns alimentos como: laranja, sucos, frutas azedas, massas, doces de mais, alimentos derivados de leite, frituras , refrigerantes, lanches em excesso é coisa de poucas horas eu já começo a sentir dores e percebo também que cores fortes me causa enjoo ( é isso mesmo que vocês leram CORES FORTES rss) e logo percebo que me causa uma irribitaridade que me causa dores, pouco sono também causam dores e estresse nem se fala é dor na certa.Desculpa pelo longo texto, mas vivi muito tempo procurando uma busca por ter uma vida normal e hoje afirmo que sinto dores ainda, porém eu já sei o que me causa, então eu me policio muito na minha alimentação e outros fatores que me causam dores.E importantíssimo a procura de um profissional competente da área, mas cuidado com diagnósticos precoce com medicação. att.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.