Pressão alta pode causar dor na nuca?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Francisco Flávio Costa Filho
- +A
- -A
De modo geral, a pressão alta é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Isso, inclusive, é perigoso para o paciente descuidado com a saúde, já que ele pode ter a doença, mas sem saber. Porém, existem casos em que o corpo apresenta sinais relativos ao problema, tais como sonolência, enjoo, dificuldade para respirar e dor de cabeça e na nuca.
“A hipertensão pode causar dor de cabeça, chamada de cefaleia. A dor descrita como dor na nuca, tecnicamente chamada de cefaleia occipital, também se enquadra como formas de apresentação da cefaleia. Existem várias causas de cefaleia. As duas mais comuns são a cefaleia tensional e enxaqueca. A dor de cabeça causada pela hipertensão seria um diagnóstico diferencial para essas duas primeiras”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.
Desequilíbrio no cérebro explica dor na nuca motivada por pressão alta
Segundo o especialista, a pressão elevada gera dor de cabeça quando há desequilíbrio entre os líquidos que circulam dentro do crânio, sangue e líquor (líquido transparente que envolve todo o cérebro). O desequilíbrio ocorre quando a concentração de um desses aumenta sem que a do outro siga o caminho oposto.
“É importante ter em mente que esses três elementos estão dentro do crânio, uma caixa fechada, dura e que não se distende. Se aumentamos um desses componentes dentro da caixa craniana, sem diminuir outro, há um aumento da pressão dentro do crânio e isso estimula terminações nervosas sensitivas para a dor”, explica o médico.
Outros sintomas possíveis em um quadro de hipertensão
Sendo assim, no caso da hipertensão, pode haver um aumento súbito da perfusão de sangue para o cérebro, o que aumenta as chances de aumentar a pressão intracraniana, resultando em dor de cabeça. “Felizmente, isso só ocorre raramente. Chamamos de encefalopatia hipertensiva. Pode vir associada a outros sintomas, como turvação visual, náusea, vômitos e sonolências”, finaliza o cardiologista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Francisco Flávio Costa Filho
Cardiologia
CRM: 141903 / SP
- 24 comentários para "Pressão alta pode causar dor na nuca?"
-
Marinaldo jardim de Souza
Muito bom saber pois nunca fumei….!!!A uns dois anos não bebo nada de álcool….!!!Estou me cuidando, para evitar Taís doenças….!!!
-
Nilson
Se tomo 4 ou 5 latões de cerveja, a pressão baixa( 10×7), porém, no cair da noite ou no dia seguinte ela chega a 14x 10. Isso é normal?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Nilson. “Maus hábitos dietéticos, sedentarismo e consumo de álcool excessivo, combinados ou por si só, são importantes causas de hipertensão arterial sistêmica. Consideramos ingestão diária elevada de álcool quando se ultrapassa 1 drinque para mulheres e 2 drinques para homens. Um drinque equivale a 12g de álcool puro. Esta quantidade está presente em uma lata de cerveja (330ml)”,conforme informa o cardiologista Gabriel Dotta. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/alcool-excesso-hipertensao -
Rosi
Meu marido vem sentindo dor na nuca e presao no olho a algum tempo
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rosi. A hipertensão tem como característica ser um doença normalmente assintomática, mas como explica o cardiologista Dr. Francisco Flavio Costa: o paciente com hipertensão também pode se queixar de fortes dores de cabeça, sonolência, náuseas, vômitos, alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver ‘estrelinhas’, porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda. O ideal é que seu marido vá a um médico para fazer um check-up e confirmar se trata-se de hipertensão. Se possível faça a aferição em casa para verificar as oscilações e auxiliar o médico no diagnóstico. Torcemos pela melhora do seu esposo. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.