Por que acordar várias vezes à noite é prejudicial à qualidade do sono?

  • +A
  • -A

Uma boa noite de sono é fundamental para um dia repleto de saúde física e mental. Mas algumas pessoas apresentam dificuldades em dormir por muitas horas seguidas e acabam acordando várias vezes durante a noite. Apesar de, na maioria dos casos, isso ser um ato involuntário, prejudica a qualidade do sono e traz malefícios à saúde.

“O sono normal é composto por quatro fases que se alternam ao longo da noite. Cada fase do sono tem sua importância para o bem-estar e a manutenção da saúde física e mental. Acordar várias vezes durante a noite provoca a fragmentação do sono e piora de sua qualidade”, alerta a psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna.

Fatores externos e internos

São vários fatores que contribuem para que um indivíduo acorde durante a madrugada. Entre os externos, podem ser citados a luz, barulhos excessivos, temperatura e cama desconfortáveis. Fumar, tomar café e comer muito antes de dormir são atitudes que também atrapalham o sono. Além disso, problemas de saúde alteram a qualidade do sono, como depressão, ansiedade e incontinência urinária.

O sono fragmentado prejudica o bem-estar, torna mais difícil o relacionamento familiar e social e reduz o desempenho escolar e no trabalho. “Ele causa malefícios para a saúde, como falta de energia, cansaço, cefaleia, irritabilidade, diminuição da concentração, da memória e do nível de alerta. Pode ainda afetar o sistema imunológico e a regulação hormonal”, afirma Camilla.

Para uma noite bem dormida

Para noites dormidas sem interrupções, a psiquiatra recomenda que os pacientes sigam “Os 10 Mandamentos da Higiene do Sono”, lista elaborada pela Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), que inclui a prática de exercícios físicos regularmente, o não consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e comida pesada antes de dormir e a redução dos ruídos e da luminosidade.

Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Camilla Pinna

Dra. Camilla Pinna

Medicina do Sono

CRM: 52821098 / RJ

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que acordar várias vezes à noite é prejudicial à qualidade do sono?"

Diogo

Gostaria de saber o que posso fazer para que melhore o meu sono acordo de uma a duas vezes por noite, e também quando vou dormir ou prestes a deitar já fico imaginando que não vou dormir a noite inteira, qual especialidade posso procurar neurologista ou psiquiatra?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Diogo, você pode marcar uma consulta com o neurologista. Segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/forcando-sono-insonia
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/como-fazer-para-voltar-dormir
Abraços.

Vinicius de Oliveira

Olá sou Vinicius estou com uns problemas de sono, as vezes acordo para urinar acordo umas 2 vezes por noite e tem vezes que não consigo voltar a dormir, e sinto cansaço o dia todo falta de energia devido a um sono não reparador. Tenho 19 anos não bebo não fumo não tomo café depois de meio dia , e acho que a causa e devido ao barulho do vizinho posso ter problemas de saúde se não resolver isso . Tomo chá mas não dá funcionando .obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vinícius, geralmente o sono fragmentado prejudica o bem estar, relacionamentos interpessoais e o desempenho escolar e profissional, e em alguns casos podendo prejudicar o sistema imunológico. Como dito na matéria, uma dica interessante é a prática de exercícios físicos, que pode lhe ajudar a dormir mais rápido, conseguir relaxar e descansar com mais eficiência. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.