Por que dormir pouco e estresse causam dor de cabeça?

  • +A
  • -A

Dormir bem é essencial para a saúde do corpo, tanto física quanto mental. Quando alguém dorme pouco ou não consegue ter uma boa noite de sono, as consequências muitas vezes são visíveis, como cansaço e desatenção. E entre os diversos sintomas e prejuízos causados por problemas relacionados ao sono está a dor de cabeça.

Dor de cabeça é sintoma de poucas horas de sono


“Dormir muito e dormir pouco sono são causas de dor de cabeça. Flutuações no nível de serotonina associadas a mudanças no padrão de sono podem causar cefaleia e o principal estágio do sono associado à ocorrência de dor de cabeça é o estágio do sono REM”, explica a neurologista Jerusa Smid. O sono REM é a última etapa do ciclo do sono, caracterizada por intensa atividade cerebral e máximo relaxamento muscular.

O estresse é outro fator que pode resultar em dores de cabeça. Pressão no trabalho, dificuldades nos estudos e desavenças familiares são situações estressantes que podem provocar hiperatividade dos neurônios e mudanças bioquímicas no cérebro e, consequentemente, acabam favorecendo o surgimento do sintoma.

Praticar atividade física e comer bem evitam dor de cabeça


A solução para o problema passa necessariamente por mudanças positivas na hora de dormir. “O paciente deve manter um horário regular do sono, com cerca de 6 a 8 horas por noite, em média. Deve evitar também dormir em excesso nos fins de semana, por exemplo”, recomenda a profissional.

Para o estresse, o ideal é manter uma rotina mais saudável, não levando trabalho para casa e reservando algumas horas do dia para o lazer, seja sozinho, em família ou com amigos. “Outros fatores que reduzem a possibilidade de dor em pacientes com dor de cabeça crônica são evitar jejum prolongado, se manter hidratado e realizar atividades físicas aeróbicas com frequência”, afirma Jerusa.

 

Foto: Pexels

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Jerusa Smid

Dra. Jerusa Smid

Neurologia

CRM: 100713 / SP

TAGS
dores-no-corpo
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Por que dormir pouco e estresse causam dor de cabeça?"

Rodrigo

Obrigado, Me ajudou Muito encontrar meus defeitos.. agora vou evitá-los….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rodrigo. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Maria Luciana Lopes Rodrigues

Dra, acordo de madrugada com dores fortes de cabeça. A dor de cabeça afeta a parte da frente e atrás, na nuca. Procuro dormir sempre no mesmo horário e acordar também, mantendo uma rotina. O que pode causar essas dores que me incomodam tanto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Temos uma matéria, onde o neurologista Shigueo Yonekura aborda os principais motivos da dor de cabeça, e quais os tratamentos para elimina-las. Confira o link abaixo! https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/cabeca-e-pescoco/quais-sao-as-principais-causas-de-dor-de-cabeca

Thalya Mariano Silva

Doutora eu Hoje acordei Com a cabeça dolorida Foi melhorando aos poucos Agora dói Menos( leve ) oq pode ser ?? Estou preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Thalya. A dor de cabeça pode ser causada por vários fatores, como por exemplo, maus hábitos alimentares, estresse, sono de má qualidade, ansiedade, distúrbios emocionais, alterações hormonais e outros. Para tratá-la é preciso conhecer sua causa, por tanto, é indicado que procure ajuda médica para ter certeza do que causa a sua dor de cabeça e qual o melhor tratamento. Estimamos melhoras. Abraços!

Maria Cristina

O anoitecer eu sinto dor na cabeça quando tô dormindo o que pode cer

Maria Cristina

O anoitecer eu sinto dor na cabeça quando tô dormindo o que pode cer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria Cristina. “Os gatilhos que deflagram as dores na cabeça variam de pessoa para pessoa e vão desde alimentação a hábitos comuns no dia a dia. Problemas tensionais, geralmente ligados aos estresse, sono de má qualidade, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais podem desencadear uma crise”, informa o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura. Recomendamos que passe por avaliação médica para investigar a causa de sua dor de cabeça e indicar um tratamento conforme a necessidade. Nesta matéria há mais informações sobre o tema: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/cabeca-e-pescoco/quais-sao-as-principais-causas-de-dor-de-cabeca. Estimamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.