Clima político polarizado: veja dicas para uma convivência tranquila


  • +A
  • -A
Imagem do post Clima político polarizado: veja dicas para uma convivência tranquila

Você já passou pela situação de opinar ou comentar sobre algum tema político e ser hostilizado pelas pessoas? Nas redes sociais, esse cenário tem sido cada vez mais comum e, na maioria das vezes, não acaba bem. É possível até ver términos de amizades e relacionamentos, acompanhado de alguma atitude grosseira. “As pessoas não param para pensar sobre aquilo que elas estão discutindo, mas é como se cada um nesse momento defendesse um ponto de vista e se fechasse no sentido de ouvir o que o outro tem a colocar”, pondera a psicóloga Vânia Calazans. O que fazer para não prejudicar ou se deixar ser prejudicado por esses acontecimentos?

Mudança de comportamento

A profissional conta que  a política chegou de forma muito mais clara à opinião pública e a medida que a história se desenrola, o clima tem mexido com emoção das pessoas. “Virou uma paixão nacional, pessoas que nunca se interessaram por política passaram a prestar atenção e se informar”, destaca. Para Vânia, a própria imprensa está tentando levar o assunto de forma mais clara à população, explicando melhor os termos técnicos. Dessa forma, a política, que antes era de interesse de poucos, passou a ser de interesse de muitos outros, e como toda paixão, tem uma irracionalidade envolvida. “A pessoa se apega à sua crença que está enraizada e ela não está disposta a rever”.

O que fazer em um momento de discussão?

Cada um tenta expor sua visão e, muitas das vezes, não pensa como está fazendo isso. O resultado é uma série de discussões e que beiram à violência. Quando alguém se sentir insultado ou agredido, Vânia recomenda manter a calma. “Respirar, parar, pensar, ouvir e entender que não adianta contra-argumentar, não adianta discutir, porque quando o outro está alterado, ele está fechado para o entendimento. A agressividade está veiculada a uma atitude de defesa”, explica. O ideal, portanto, é deixar o interlocutor calar para que o assunto se encerre.

Como melhorar os debates?

Para promover um debate mais saudável e conviver de forma tranquila entre amigo e familiares, a psicóloga diz que a postura ideal seria estar aberto a ouvir com paciência e tranquilidade,  entender a opinião do interlocutor, esperar que a pessoa explicite tudo o que ela tem a dizer e não ficar interrompendo, mas esperar que a pessoa coloque todos os seus pontos de vista. “O mais importante é perguntar para o outro se ele está aberto a conversar e rever sua opinião. Ninguém está ali para convencer o outro a mudar de ideia, o interessante, portanto, seria dividir essas ideias”, sugere.

Vânia Calazans é psicóloga. CRP 06/29554

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Clima político polarizado: veja dicas para uma convivência tranquila"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.