Doenças do verão: como encarar o calor sem sofrer problemas de saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Doenças do verão: como encarar o calor sem sofrer problemas de saúde?

O verão é uma época marcada pelo calor intenso, chuvas fortes e praias e piscinas cheias de gente. Todos esses fatores formam a combinação ideal para as férias em família, mas também favorecem uma série de doenças e problemas típicos do verão que são capazes de atrapalhar qualquer diversão. Para evitá-los, é importante cuidar da saúde!

Sol forte do verão pode provocar desidratação e insolação


“Desidratação, insolação,
dengue, brotoeja, micose, bicho geográfico, melasma, conjuntivites, câncer de pele, intoxicação alimentar, infecções gastrointestinais e fitofotodermatoses, que são queimaduras causadas por frutas cítricas” são os problemas que mais costumam afetar a saúde durante o verão, segundo a médica Giselle Pereira Azevedo.

Para se prevenir, a regra número um no verão é se hidratar. “O forte calor pode causar a desidratação nos pacientes, fazendo com que percam, às vezes, os chamados eletrólitos, que são importantes para a homeostase”, lembra a profissional. A homeostase é a condição de estabilidade necessária para o corpo realizar suas funções de forma adequada e pode ser mantida por meio do consumo de cerca de dois litros de água por dia.

Filtro solar deve ser aplicado várias vezes ao longo do dia


Além disso, a exposição aos raios solares e ao calor intenso pode provocar distúrbios de insolação e até lesões de pele que, em longo prazo, podem se transformar em um caso de câncer de pele. Segundo a médica, até mesmo alterações no metabolismo podem ocorrer por causa do calor do verão. Uma forma importante de se prevenir desses problemas é sempre utilizar filtros solares e evitar se expor diretamente à luz solar.

Dra. Giselle tem ainda outras dicas para cuidar da saúde durante o verão: “Procurar ingerir alimentos frescos e que se tenha conhecimento da procedência, evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, não exagerar nos banhos de mar e de piscina e preferir roupas mais leves“. Para evitar as infecções de pele, é necessário não compartilhar toalhas e evitar andar descalço em locais com gramados e areia. Já o uso do repelente e a eliminação de focos de água parada ajudam a proteger contra a picada de mosquitos, como o mosquito da dengue.

Dra. Giselle Pereira Azevedo é médica formada pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univas) e está concluindo a residência de Clínica Médica. CRM-MG: 64068

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
imunidade
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Doenças do verão: como encarar o calor sem sofrer problemas de saúde?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.