Entendendo a tosse: Como funciona esse processo no corpo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Entendendo a tosse: Como funciona esse processo no corpo?

Tossir nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo, um reflexo natural do aparelho respiratório que tem como objetivo expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação ou entrando no organismo pelas vias aéreas. Apesar de ter um lado benéfico, a tosse também preocupa, visto que pode indicar problemas de saúde mais graves.  

 

Principais doenças que causam tosse

 


“Quando a tosse dura dias ou semanas pode ser sinal de alguma doença que precisa ser identificada. Existem várias causas para a tosse persistente, tais como a alergia pela exposição a algum elemento presente no ar”, aponta o pneumologista Mauro Gomes. Dentre essas alergias, pode-se citar a asma brônquica, rinite alérgica e sinusite alérgica.

Segundo o médico, doenças como fibrose pulmonar, bronquiectasias e DPOC são outras causas de tosse persistente. “A Doença do Refluxo Gastroesofágico também é uma causa importante de tosse persistente. O curioso é que o paciente nem imagina, pois em grande parte das vezes não ocorrem sintomas digestivos”, afirma.

 

Diagnóstico da tosse e hábitos que ajudam a amenizá-la

 


Nem sempre a origem da tosse é facilmente detectada, já que pode ser desencadeada por diversos fatores. Portanto, é fundamental consultar um médico o quanto antes para saber o que provocou o sintoma e assim iniciar logo um tratamento eficaz. “Quanto mais precoce for o diagnóstico das doenças respiratórias, mais cedo se inicia o tratamento e maiores são as chances de cura ou controle das doenças crônicas”, afirma Gomes.

Mesmo que a solução mais eficiente no combate à tosse seja o tratamento da doença que a causa, existem métodos que amenizam o sintoma, ajudando a suavizar o processo de recuperação do paciente. Xaropes são opções recomendadas nestes casos, assim como a hidratação constante, com consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia.

 

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
dpoc
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entendendo a tosse: Como funciona esse processo no corpo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.