Com que idade começam a aparecer os primeiros sintomas de DPOC?


  • +A
  • -A

A DPOC é uma doença grave e incapacitante, que atinge a população mais idosa. O fator de risco mais importante é o tabagismo, que precisa ter ocorrido por um longo período para causar dano, então fica difícil definir uma idade precisa. Em geral, a doença surge depois dos 50 ou até 60 anos de idade.

 

Fatores que podem provocar DPOC antes do normal

 

“Normalmente, a DPOC não inicia durante a infância e juventude, mas há alguns tipos específicos da doença que podem se iniciar mais cedo do que o comum, mas nunca em uma idade muito precoce. Além do cigarro, a inalação de fumaça significativa durante muitos anos também pode desenvolver a DPOC”, informa a pneumologista Lídia Torres.

Segundo a também pneumologista Vanessa Hartmann, fatores genéticos também podem influenciar o desenvolvimento da doença, além do contato com cigarro e fumaça, no geral. “Existem causas genéticas de enfisema pulmonar que podem manifestar sintomas em pacientes bem mais jovens e que nunca fumaram, porém isso é minoria nos casos de DPOC”, afirma Vanessa.

 

Perigos dos sintomas da DPOC

 

Vários são os sintomas da DPOC que surgem pouco antes da velhice em função, principalmente, dos anos seguidos de fumo: tosse, produção de catarro, chiado no peito (sibilância ) e sensação de aperto para respirar são alguns exemplos, mas o principal mesmo é a falta de ar. “Em estágios mais avançados da doença, a falta de ar pode levar a limitações importantes, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para pequenos movimentos como caminhar, escovar os dentes e vestir a roupa”, informa Vanessa.

Muitos dos indivíduos portadores de DPOC evoluem para uma falta de ar tão intensa, que precisam tomar banho sentados. Não conseguem, portanto, uma mínima qualidade de vida.

“Em função disso, a recomendação mais importante é que o indivíduo deixe de fumar, pois depois de iniciado o processo, os medicamentos podem atenuar e estabilizar o quadro, mas não são capazes de reverter a doença e o comprometimento dos pulmões”, alerta Lídia.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Hartmann

Dra. Vanessa Hartmann

Pneumologia

CRM: 34626 / RS

TAGS
cigarro
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

31 comentários para "Com que idade começam a aparecer os primeiros sintomas de DPOC?"

Edgard Antonioli Filho

Eu tenho INFISEMA E DPOC, desde os meus 45 anos, comecei a fumar com 17 anos e hoje estou com 62 é muito difícil a vida pois hoje tenho uma canseira insuportável, ainda faço de tudo desde limpar a casa até lavar o carro, mas nos dias seguintes não consigo fazer mais nada, eu nunca tomei um remédio específico p as doenças, não faço uso de bombinha e de mais nada, o único remédio q tomo é um Dorflex todos os dias p as dores q tenho na coluna e nas pernas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edgard, para tratar do seu caso, é de extrema importância o acompanhamento médico personalizado. Uma vez que o diagnóstico é realizado, o Dr. poderá prescrever os melhores medicamentos para amenização dos sintomas. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços!

Loreni Pomblum

Bom dia. Há uns 20 dias atrás me deu uma dor de garganta que não conseguia nem falar. Passou a dor e comecei a tossir só que esta tosse é com catarro nunca coloquei um cigarro na boca. O que pode ser estou preocupada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Loreni. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Só é possível identificar a causa dos sintomas diante de uma consulta presencial com o pneumologista, e após exames será indicado o tratamento mais adequado para você. Assim será possível amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida no seu dia-a-dia. Abraços.

Locelia Aparecida

Tenho um catarro na garganta que não sai. Já tomei todos os expectorante possíveis. Bebo bastante água. Nunca fumei. Já fui a dois pneumologista ninguém descobre o que eu tenho .Podem me ajudar ????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Locelia. Agradecemos por compartilhar seu relato. Só é possível identificar a causa dos sintomas diante de uma consulta presencial com o especialista. Para orientações mais completas é necessário buscar atendimento com o otorrinolaringologista. Até breve.

João

Os caras fizeram uma materia inteira sobre uma tal DPOC – sem dizer o que isso significa. Isso é intencional ou foi falha msm?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João. DPOC é a sigla utilizada para se referir a doença pulmonar obstrutiva crônica, de acordo com Dr. Mauro Gomes a DPOC é uma doença crônica, mas seus sintomas têm tratamento. O principal sintoma é o cansaço ou falta de ar e a tosse com catarro também é bastante comum. Buscar atendimento com o pneumologista é crucial para iniciar o tratamento mais eficaz e assim controlar os sintomas trazendo maior qualidade de vida para o paciente. Abraços.

Andreia Santos

Tenho asma.É o mesmo que DPOC?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreia. A asma e a DPOC são doenças diferentes, mas que apresentam semelhanças importantes. Temos uma matéria que aborda exatamente essa questão. Clique no link abaixo e confira. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-ou-dpoc-como-diferenciar

Cássia Aparecida da Silva

Boa noite fumei muito pouco quando jovem.porem minha mãe foi fumante desde jovem.eu meus irmãos corremos riscos .. obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cássia. A DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, é caracterizada pela inflamação e estreitamento dos brônquios. Ela é um grupo de doenças formado pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica, cujos principais sintomas são a tosse e a falta de ar. De acordo com o especialista o consumo de produtos com tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento da DPOC. No entanto, a doença é multifatorial e mesmo quem não é fumante pode tê-la. Continue por aqui para receber mais matérias e informações como essa. Até logo.

Glaucia

João doença pulmonar obstrutiva crônica, é esse o significado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Glaucia. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Abraços.

Fabiano

Olá! Ultimamente estou acordando desesperado sem conseguir respirar. E quando faço exercícios , fico sem conseguir respirar. Seriam estes sintomas compatíveis com DPOC?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabiano. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Segundo o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Franco Martins, os primeiros sintomas da DPOC são: “falta de ar ao subir um lance de escadas ou uma ladeira, tosse matinal com catarro esbranquiçado e chiado no peito”. Falta de energia, aperto no peito e lábios azulados, condição chamada de cianose, também podem aparecer com o tempo. É importante procurar um especialista assim que os primeiros sintomas forem notados, já que o quadro tende a piorar com o tempo se não houver tratamento adequado. Abraços.

ARC

Qual o tratamento pra mal hálito,?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá ARC. Para identificar a causa do mal hálito e iniciar o tratamento mais adequado você deve buscar atendimento com um dentista profissional. Até breve.

Leila czarneski Rodrigues

Tenho uma amiga que fumou mais de 30 anos. Faz um ano que ela parou pois teve uma gripe muito forte e foi necessário fazer um raio x de tórax. O médico que a:atendeu disse que no raio x evidenciou um início de enfisema pulmonar. Sugeriu a ela outros exames. Ela parando de fumar não quis fazer mais exames. Disse que está doença fica estagnada no momento que se para e fumar. Isto procede? Parando de fumar o enfisema para de crescer? Mesmo sendo um início tem que tomar medicação? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leila. Agradecemos por compartilhar seu relato. Temos uma matéria que aborda exatamente essas informações. Clique no link abaixo e confira a matéria. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/enfisema-pulmonar-tem-cura-especialista-tira-suas-duvidas-sobre-condicao

Antônia Mendes

Minha mãe tem 78 anos. Foi diagnostica com DPOC a 4 anos. Nunca fumou. Usa diariamente Alênia. Realmente não há cura?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antônia. Os principais sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são falta de ar, tosse e dificuldades respiratórias. Para que estes sejam controlados, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado. Como a doença não tem cura, o tratamento deve ser seguido constantemente para que o paciente consiga manter sempre uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas. Até breve.

Leonice

Pode me dizer o que significa a sigla DPOC,por favpr?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonice. DPOC é a sigla utilizada para mencionar a doença pulmonar obstrutiva crônica. Temos mais matérias sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/dpoc

Sumaya

Olá bom dia eu tenho asma grave desde pequena( com 1 ano a primeira crise) estive internada várias vezes por conta das faltas de ar, na minha esperiometria não deu DPOC mas já faço uso de alenia e a bombinha de duovent (que uso várias vezes ao dia , pelo menos 2 frascos dessa por mês) vou ter quer usar o espirva tambem, mas ainda não comprei pelo alto custo da medicação 😔

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sumaya. Com o tratamento adequado é possível trazer maior controle dos sintomas e assim maior qualidade de vida para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Lucimara

Minha mae faleceu desse problema e ningiem de nossa familia fumava. Estou com 51 anos, sem nmfumantes na familia, mas sinto cansaço, falta de ar e um chiado no peito ao deitar, tenho que me preocupar? É muito hireditaria essa doença?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucimara. A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida pela sigla DPOC, é uma enfermidade que abrange enfisema e bronquite crônica. Entre as causas, estão a exposição à poluição e substâncias que podem irritar os órgãos do sistema respiratório, mas principalmente, o cigarro. É fundamental consultar um médico pneumologista para confirmação diagnóstica. Pois somente desta forma, o tratamento adequado poderá ser estabelecido. Até logo!

Gladys

É exatamente isso que minha mãe tem , estou mto triste com isso , mtos altos e baixos , e cada recaída , menos oxigênação o pulmão tem capacidade de produzir . 😢Está em tratamento, acompanhamento médico constante , única coisa que gostaria de saber se existe uma maneira para aliviar os sintomas , tipo caminhada leve , algum exercício respiratórios, vaporização , alguma coisa . Obrigada .

Maria do Socorro Duas

Tenho infelizmente fibrose idiopática pulmonar.Tenho 71 anos.Minha qualidade de vida acabouA uns 4 anos.Faço acompanhamento com pneumologista.Mais não tem alívio.

Tania

Boa tarde, Dr, fumo há mais de 30 anos. Tenho tido tosse e catarro. Estou determinada a parar. Se parar consigo me livrar do DPOC? GRATA.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.