A asma pode se agravar se o tratamento for abandonado?


  • +A
  • -A

A asma é uma condição que se mantém independentemente do controle dos sintomas, o que significa que o você deve manter o tratamento mesmo nos momentos em que as crises alérgicas não se fazem presentes. Começar o tratamento e largar assim que o incômodo for amenizado, sem orientação médica, pode fazer com que os incômodos voltem rapidamente.

Abandono da medicação e dos cuidados contra alérgenos deixa asmáticos vulneráveis


“Se uma pessoa tem asma, ela terá o tempo todo, mesmo quando estiver se sentindo bem. Como alguém que tem hipertensão ou diabetes, o asmático precisa fazer o tratamento de manutenção mesmo quando está bem exatamente para
prevenir o aparecimento das crises. A asma é uma doença crônica, que necessita de medicação e acompanhamento ao longo de todo o ano e não somente nos momentos de crise de falta de ar”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

O tratamento da asma se baseia no uso de remédios, que ajudam a facilitar a respiração, e em cuidados domésticos para evitar os fatores externos que desencadeiam os processos alérgicos. Ao abandonar essas medidas, você estará se colocando em uma condição vulnerável, tendo em visto que possui predisposição para a deflagração dos sintomas.

Pacientes com asma muitas vezes não adotam tratamento da maneira correta


É fundamental que você entenda a importância da manutenção do tratamento da asma, pois o número de
pacientes que não toma os remédios da forma recomendada, tendo assim tratamentos insatisfatórios, ainda é muito alto. Estudos internacionais mostram que nem 5% dos asmáticos possuem sua doença controlada.

“No Brasil, esse índice não alcança 3%. A crise de falta de ar é um indicador que o asmático não possui a sua doença sob controle e que ele necessita reavaliar o tratamento com o seu médico. Uma crise de asma pode ser fatal: morrem por dia no Brasil três pessoas em função de crise de asma”.

Dr. Mauro Gomes é pneumologista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

37 comentários para "A asma pode se agravar se o tratamento for abandonado?"

Vanessa Farias

Dr gostaria de saber quais são os alergenos para os asmáticos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanessa, a asma é uma doença crônica responsável pela inflamação das vias aéreas, ou seja, o estreitamento dos brônquios. Os sintomas da asma são desencadeados quando o paciente entra em contato com substâncias estranhas ao corpo, como pólen, poeira, poluição, mofo, pelos de animais e até mesmo microrganismos, como ácaros, vírus e bactérias. Abraços.

Marcio

Obrigado pela dica.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcio, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

enio beno bender

No caso da Bronquite o tratamento tem que ser contínuo, e sem interrupção como no da Asma ? Mesmo nos sentindo melhor em alguns períodos ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Enio, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/bronquite-tem-cura-saiba-mais-sobre-o-tratamento-desta-doenca-respiratoria
Abraços.

João procopio

Adquiri asma e aí? Ainda não aceitei, não fumo, meu ap e pisos frios, ap sempre limpo, nunca fui fã de agasalhos com pelos até por que sinto calor, fazia atividade física e aí minha médica me falou o seguinte fatores, idade tenho 51, estresse essa vida louca, na família não tenho histórico e adquiri essa merda, nao5 aceito mais sou disciplinado e faço o tratamento como recomendado não tem jeito ou se cuida ou morre mais rápido.O detalhe é achar um medico(a) que acerte com vc no primeiro não resolveu hoje tô melhor me cuidando.

Adinilza de Araújo Silva

Dr. Eu gostaria de saber se tem como não desencadear os efeitos colaterais dos remédios

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adinilza, os pacientes podem ou não apresentar efeitos adversos ao utilizar qualquer medicamento. Caso você observe alguma reação, retorne em consulta com o médico que te acompanha para que ele possa te orientar. Abraços.

Geovane

Doutor bom dia! Me chamo Geovane tenho asma desde criança, pois faço o tratamento já tem mais de cinco anos com o alenia de 12/400 com acompanhamento médico até aí tudo bem, no começo tomava em 12/12 horas, depois tomava um dia sim outro não estava dando certo, qualidade de vida 100% depois o médico me pediu pra fazer o uso de 2 em 2 dias, voltaram às crises tudo de novo, então hoje em dia faço uso todos os dias a mais de cinco anos, tenho medo até de parar, isso significa que tenho que fazer o uso pra vida toda?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geovane, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-usar-a-bombinha
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Raqueli

Otimo relembra isso, a minha filha tem asma e esta fazendo tratamento certinho eu acompanho em tudo dou os medicamentos certinho para ela e há alguns meses nao ganha crise. O pediatra dela entende bem disso tudo e acompanha ela sempre,ele pede retorno a cada 2 meses para ver como esta se saindo,estou satisfeita com o tratamento da minha filha. Nao deixem de se tratar,asma é muito séria pessoal,ja sofri muito quando descobri que minha filha tfem asma,mas hoje ta tudo certo devido tratamento regrado!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raqueli, obrigada por compartilhar a história da sua filha conosco! Abraços.

Rejane Lima

Obrigada pela dica. Não sabia do incomodo que dá largando o tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rejane, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Rogerio

Obrigado pelas informações

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rogerio, ficamos felizes que você tenha gostado! Abraços.

Jessica

Eu tenho brocoequitacias sinto muitas dores do lado do pulmaõ esquerdo esses alerguenos influenciam?tambèm gostariam de saber quais saõ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jessica, a asma é uma doença crônica responsável pela inflamação das vias aéreas, ou seja, o estreitamento dos brônquios. Os sintomas da asma são desencadeados quando o paciente entra em contato com substâncias estranhas ao corpo, como pólen, poeira, poluição, mofo, pelos de animais e até mesmo microrganismos, como ácaros, vírus e bactérias. Abraços.

Adilson Costa Machado

Olá também tive asma quando adocelente por muito tempo e depois tive uma crise já adulto. Até hj tomo remédios para evitar novas crises.

Ivo Fernandes Ribas

Bom dia. Tenho bronquite/asmática crônica, em um teste de Espirometria foi constatado uma redução na capacidade de funcionamento dos meus pulmões para 70%. Apesar disso tenho vivido bem, nos últimos anos tenho usado dois medicamentos que me trazem muito beneficio, os medicamentos são o Clenil de 250mg e o Symbicort 12/400, embora sendo remédios de um valor elevado, são fornecidos gratuitamente, mediante alguns exames médicos. Graças a Deus minha vida melhorou muito.

Ligia Vaz

Tenho asma!Crises desde 2007Ex fumante DPOC PRECISO DE AJUDA!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ligia, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Selma Maria da Silva

Bom dia doutor,fui diagnosticada com asma a alguns anos atrás ,faço o tratamento com alenia ,a crise com e a falta de ar passou, mais continuo com tosse isso faz parte do problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Selma, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

JOSÉ CARLOS CARDOSO

Eu sou um desses que abandona o tratamento.. Infelizmente o custo do Alênia é um pouco salgado pro paladar do meu bolso de modo que qdo estou melhor acabo diminuindo o uso e até parando de usar.. e tambem pelo efeito colateral que acontece comigo que são câimbras terríveis ..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José Carlos, para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

vania

Então, fiz tratamento durante a alguns anos com symbicort com raras crises que só acontecia quando eu pegava uma gripe. Estou a 4 meses sem usar nada e estou vivendo bem. Fiz a vacina da gripe. Como minhas filhas também usam bomba de asma dou prioridade ao tratamento delas.

Rubens

Olá, sou asmático e faço tratamento com o medicamento Foraseg 12 mcg 400 mcg em cápsulas, um tratamento a base de corticoide eu suponho, portanto obtive uma catarata em um dos olhos devido ao uso prolongado do corticoide, ao menos foi oque o oftalmologista informou num primeiro momento, será possível?????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rubens, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Foraseq pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Abraços.

Débora

Ótima iniciativa eu sou portadora dessa doença desde criança, e é muito bom ver que essas informações estão sendo divulgadas a todos que precisam.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Débora, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Divina

Doutor gostaria de saber se quem tem pequena atelectasia na língua sem fatores endobrôquicos obstrutivos, tem que usa bombinha para o resto da vida, pq meu peneumologista disse q tenho, mas fico trêmula, quando uso direto, mas se ñ uso fico com falta de ar e dor no peito muito forte, pode me orientar sobre o assunto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Divina, siga as recomendações do seu médico, caso os sintomas persistam o ideal é que você retorne em consulta para uma reavaliação. Abraços.

Tina Martins

Gostei muito da orientação.

ILDECI TORTURELO BONFÁ

CARO JOSÉ CARLOS CARDOSO;Sou vítima também de CÂIMBRAS. O melhor remédio são FOLHAS DEBETERRABA BATIDAS NO LIQUIDIFICADOR.ELAS são a nº 1 em potássio e a famosa BANANA é a 11ª na lista de POTàSSIO.Tome-as cruas e suas câimbras desaparecerão.

José Santos

Boa Noite, prmeiro eu gostaria de alertar à todos os portadores de doenças respiratórias, sobre o cigarro (Tabagismo) Eu sou portador de DPOC e já não faço mais uso deste veneno (cigarros) há mais de 18 anos. Eu me sentia escravo do cigarro, até quando eu resolvi um dia, exatamente 13 de maio de 2000, largar de uma só vez o tabagismo, apesar de várias tentativas frustradas anteriormente, desta vez eu consegui. Hoje eu tenho um grau muito avançado de asma, inclusive eu sou aposentado (desde 2011) por razão desta doença. Certa vez eu perguntei a minha médica se havia algum tipo de exercício na Academia que eu poderia fazer e a resposta foi muito triste. “NÃO” infelizmente, o seu pulmão está tão fraquinho que nem mesmo caminhada você pode fazer, só tem um exercício que você ´pode fazer, natação, porém com instrutor habilitado sem de descuidar um só instante de você. Continuei calado, porém triste, porque ali eu já tinha resposta suficiente pra saber que não se tratava de um exercício para pessoa de baixa renda, pois como eu poderia ter um instrutor à minha disposição, sendo que eu tenho uma renda correspondente à 2 salários mínimo? _ Pessoal, cuidem de seus familiares asmáticos, cuidem-se também, sigam todas as instruções de seus médicos. Eu sou um amante da Vida, mesmo na maioria das vezes interrompendo o meu banho para me medicar e somente após o medicamento surtir efeito, eu retornar ao banho para concluir, Algumas vezes eu não posso nem mesmo gesticular quando estou falando, pois pequenos movimentos me deixam muito cansado. Se aposentar por invalidez no Brasil, é complicado, houve um longo processo, fiquei recebendo auxílio doença a partir de fevereiro de 2011 até setembro de 2017 e somente em outubro/2017 foi que eu recebi o primeiro pagamento já estando aposentado. E tudo isso, eu só consegui porque se tratava de um processo tramitando na Justiça Especial Federal “não é fácil” Evitem o tabagismo” cuidem-se mais e sigam as orientaçõeds de seus médicos. Se eu contar 10% da minha história, pessoas irão chorar, porque a minha vida é uma verdadeira Saga infinita, mesmo assim eu tenho muita vontade de viver à VIDA, eu sou um eterno amante da VIDA e do VIVER. No demais; Boa Sorte para todos. Mas não deixem de lembrar da minha recomendação relacionada ao “TABAGISMO”

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.