A asma pode se agravar se o tratamento for abandonado?


  • +A
  • -A
Imagem do post A asma pode se agravar se o tratamento for abandonado?

A asma é uma condição que se mantém independentemente do controle dos sintomas, o que significa que o você deve manter o tratamento mesmo nos momentos em que as crises alérgicas não se fazem presentes. Começar o tratamento e largar assim que o incômodo for amenizado, sem orientação médica, pode fazer com que os incômodos voltem rapidamente.

Abandono da medicação e dos cuidados contra alérgenos deixa asmáticos vulneráveis


“Se uma pessoa tem asma, ela terá o tempo todo, mesmo quando estiver se sentindo bem. Como alguém que tem hipertensão ou diabetes, o asmático precisa fazer o tratamento de manutenção mesmo quando está bem exatamente para
prevenir o aparecimento das crises. A asma é uma doença crônica, que necessita de medicação e acompanhamento ao longo de todo o ano e não somente nos momentos de crise de falta de ar”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

O tratamento da asma se baseia no uso de remédios, que ajudam a facilitar a respiração, e em cuidados domésticos para evitar os fatores externos que desencadeiam os processos alérgicos. Ao abandonar essas medidas, você estará se colocando em uma condição vulnerável, tendo em visto que possui predisposição para a deflagração dos sintomas.

Pacientes com asma muitas vezes não adotam tratamento da maneira correta


É fundamental que você entenda a importância da manutenção do tratamento da asma, pois o número de
pacientes que não toma os remédios da forma recomendada, tendo assim tratamentos insatisfatórios, ainda é muito alto. Estudos internacionais mostram que nem 5% dos asmáticos possuem sua doença controlada.

“No Brasil, esse índice não alcança 3%. A crise de falta de ar é um indicador que o asmático não possui a sua doença sob controle e que ele necessita reavaliar o tratamento com o seu médico. Uma crise de asma pode ser fatal: morrem por dia no Brasil três pessoas em função de crise de asma”.

Dr. Mauro Gomes é pneumologista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A asma pode se agravar se o tratamento for abandonado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.