Iniciei meu tratamento contra a infecção da H. pylori. O que deve ser mudado na minha rotina?

  • +A
  • -A

A infecção provocada pela H. pylori exige que você tenha disciplina para seguir o tratamento necessário. A base deste tratamento é a utilização correta do antibiótico específico que será receitado pelo médico. Essa é a principal mudança em termos de rotina que você deve se preocupar: tomar a medicação nos horários certos e na exata quantidade de dias que o médico pediu.

 

Não tomar o medicamento corretamente pode comprometer todo o tratamento contra a H. pylori


Portanto, as mudanças na rotina são relativamente brandas e não há nada abrupto nesse sentido. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguem ter essa disciplina de tomar o remédio corretamente, o que compromete muito o tratamento. “Durante o tratamento você deve se alimentar normalmente e observar o horário de tomada dos remédios, evitando deixar de tomar ou atrasar alguma dose”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Caso você tome os remédios de forma irregular, não respeitando os horários e esquecendo de tomar em alguns momentos, ou até mesmo abandone o tratamento antes da hora, a ação nociva da H. pylori vai persistir no seu organismo e a bactéria pode ainda se tornar resistente ao antibiótico. Nesse caso, é preciso procurar um outro remédio e iniciar o procedimento do zero, tudo com supervisão médica.

 

Cuidados que podem ser indicados no tratamento contra a H. pylori


Por mais que você possa se alimentar normalmente durante o tratamento contra a infecção da H
. pylori, algumas vezes pode ser indicada uma dieta. A ideia seria apenas cortar alguns alimentos que possam gerar desconforto ao estômago, que é justamente a região do corpo afetada pela bactéria. Como a infecção causa dor local intensa, evitar alguns alimentos, como refrigerantes, excesso de gordura, café, entre outros, pode ajudar a amenizar um pouco o desconforto.

O mesmo vale para os medicamentos que por vezes são indicados como complemento do tratamento, apenas para tentar diminuir os sintomas gerados pela infecção – especialmente a dor, que muitas vezes é intensa por conta da formação de úlceras no estômago. Seguir todas essas etapas do tratamento é realmente muito importante, ainda mais porque a H. pylori já foi relacionada em estudos com o câncer de estômago.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabio Luiz Maximiano

Dr. Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologia

CRM: 117078 / SP

TAGS
dores-no-corpo
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Iniciei meu tratamento contra a infecção da H. pylori. O que deve ser mudado na minha rotina?"

Fernanda

Me informe

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Fernanda. Conforme informado na matéria, a base deste tratamento é a utilização correta do antibiótico específico que será receitado pelo médico. Essa é a principal mudança em termos de rotina que você deve se preocupar: tomar a medicação nos horários certos e na exata quantidade de dias que o médico prescreveu. Abraços

Marilda

Iniciei hoje o tratamento com quantos dias vou ver resultados estou muito preocupada me ajude por favor pois já passei por cirurgia do intestino.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marilda. O tratamento para erradicação do H. pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Desejamos progresso no tratamento. Abraços!

Paula

Ola ! Comecei meu tratamento de 14 dias (12 comprimidos por dia ) na segunda feira e estou me sentindo muito mal, nausea,enxaqueca,diarreia,ansiedade,depressão mas ja senti todos esses sintomas da primeira vez que fiz este tratamento (inicio do ano) tomei so 10 dias e parei . Porem a bactéria voltou. Parece que vou morrer, não consigo comer,beber , nada. como amenizar os sintomas pelo amor de Deus?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paula. É importante que você retorne em consulta e informe ao especialista os incômodos que ainda sente, mesmo com o tratamento prescrito, para que o profissional realize uma análise e verifique outros métodos de tratamento, se necessário. Estimamos melhoras!

Carlene

Bom dia estou com hpylori pangastrite moderada e esofagite moderada e o médico me receitou levofloxocino esomeprazol domperidona e amoxilina e esomeprazol. Mas n me disse de quantos horas de um remedio pra outro devo tomar.gostaria de saber .e o domperidona vou tomar depois dos antibióticos esta certo .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carlene. Recomendamos que retorne ao médico, pois os medicamentos devem ser tomados conforme a prescrição médica. Desejamos sucesso em seu tratamento!

Rosiane

Tou no finalzinho do tratamento hplory mais continuo com queimacao no estomago porque? Sera que nao matou a bacteria

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosiane. A bactéria H.pylori é responsável por 50% a 70% dos casos de úlceras duodenais e 30% a 50% dos casos de úlceras no estômago, segundo comenta a Dra. Amanda Medeiros. No caso de suspeita, deve retornar ao médico para verificar se eliminou a bactéria e ter a orientação segura para amenizar os sintomas de queimação estomacal. Recomendamos estas leituras para mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/h-pylori-contribui-formacao-ulceras-no-estomago e https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/possivel-eliminar-totalmente-h-pylori. Torcemos por sua completa recuperação.

Paulo Madruga

Já troquei de médico duas vezes, já fiz o tratamento duas vezes, e estou cada vez pior. Agora com a pandemia não queria sair de casa.

Carlos

Olá me chamo Carlos. Comecei o tratamento de h pylori a 4 dias .Foi receitado a omepramix, tomar 7 da manhã e 19 da noite. Estou tomando o da 7 manhã em jejum, tem algum problema, haja vista que apenas a outra etapa de 28 dias de medicação que foi receitada em jejum, essa primeira dura 7 dias com 4 pílulas em cada dose. Depois 28 dias com uma pílula. Outra pergunta é se após esses 35 dias de tratamento vou precisar tomar outra medicação?

EDNA dos Santos ALVES

Me ajude tomei o coquetel pra bactéria e eu estou passando muito mal tudo que como vômito quase nae estou comendo nada me ajudar por favor…..Edna

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.