Hipertensão: sintomas só aparecem com a doença descontrolada?

  • +A
  • -A

Não há uma fase específica da hipertensão na qual os sintomas costumam aparecer mais. As manifestações físicas que indicam o problema podem aparecer ainda no início ou em um estágio mais avançado. Porém, na maioria das vezes o paciente com hipertensão não apresenta sintomas, o que dificulta sua identificação. Por isso, a pressão alta é conhecida como “doença silenciosa”. 

Sintomas da hipertensão


“Os sintomas de hipertensão variam muito de acordo com a sensibilidade e percepção das pessoas. Podem aparecer nas fases iniciais, com tontura, dor de cabeça, dor no peito e fadiga, mas a maioria das pessoas realmente não apresenta sintoma algum. A hipertensão é uma doença silenciosa justamente porque inicia e se agrava sem manifestar sintomas”, explica a cardiologista Ana Catarina Periotto. 

Ainda segundo a especialista, nas fases mais avançadas a pressão tende a ter valores mais elevados, mas isso não significa que há mais sintomas. “Há pessoas que só descobrem a hipertensão quando já tiveram alguma complicação relacionada, como AVC ou insuficiência renal. Por isso, deve-se realizar medidas ocasionais da pressão arterial após os 35 anos, principalmente as pessoas que têm história de hipertensos na família”, orienta a médica.

Principais cuidados de prevenção e tratamento


Por mais que o fator genético seja importante para determinar um quadro de pressão alta, outros fatores também têm papel relevante e, por outro lado, podem ser controlados. Esse controle consiste em adotar hábitos de vida mais saudáveis, como não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica,
ter uma alimentação saudável (cortando ao máximo sódio, gordura e fritura) e praticar exercício físico regularmente. 

A Sociedade Brasileira de Hipertensão também sugere evitar o estresse; separar o máximo possível de tempo para desfrutar de atividades prazerosas, nos momentos de lazer, com pessoas queridas; jamais interromper o tratamento; e sempre seguir as orientações médicas. Também é fundamental o tratamento medicamentoso para que o controle da doença seja mais efetivo.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

https://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/10-mandamentos-contra-a-pressao-alta/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Hipertensão: sintomas só aparecem com a doença descontrolada?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.