Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?

A recuperação de um infarto exige um tratamento específico baseado em uma série de cuidados, como uso adequado da medicação prescrita e adoção de hábitos de vida saudáveis. A alimentação tem grande importância nesse quadro, já que as substâncias ingeridas contribuem diretamente para a proteção ou agravamento da saúde cardiovascular.

Os alimentos mais perigosos são aqueles ricos em gorduras saturada e trans e que possuem valores nutricionais baixos. Carnes gordurosas, leite integral, queijos amarelos, manteiga, embutidos em geral, molhos prontos, biscoitos recheados, frituras e sorvetes são alguns exemplos.  

Ações necessárias no tratamento de um infarto


As dietas mais aceitas são as que substituem gorduras saturadas por mono ou poli-insaturadas, excluem ácidos graxos trans e são ricas em frutas e verduras, informa o cardiologista Gabriel Dotta.

Recomenda-se cessar todo tipo de excesso na alimentação, controlar consumo de bebida alcoólica e evitar em definitivo qualquer forma de tabagismo. “Deve-se reduzir o consumo de açúcares simples e carboidratos e não consumir bebida alcoólica em excesso (até 30g/dia)”, afirma Dotta. Além disso, indica-se a prática regular de exercícios físicos.

Alimentos importantes para auxiliar no controle colesterol


As fibras são fundamentais no controle do colesterol, assim como os antioxidantes. Alface, couve, cereais integrais e frutas com casca são exemplos de alimentos ricos em fibras. Já os antioxidantes são os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola) e vitamina E (castanhas, amêndoas, abacate, azeite). “Devemos também
buscar alimentos ricos em ômega 3 (soja, canola, linhaça, alguns peixes e crustáceos)”, completa o cardiologista.  

Dr. Gabriel Dotta é cardiologista e especialista em medicina interna. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em medicina interna/clínica médica (SES/SC) e em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – CRM-SP 172.476 /www.drgabrieldotta.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cardiovascular
coracao
infarto
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?"

cristina regio dos santos

Muito interessante as dicas sobre a matéria.

Cuidados Pela Vida

Oi Cristina, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Marta Joana Macombo

Sou hipertensa, sensivelmente a 6 anos, e tenho estado a controlar a minha medicação regularmente, so que a tres meses atras ainda neste ano em curso de 2018, tive sinais do início de um acidente vascular cerebral, manifestando-se pelo desmaio que ja tive em Fevereiro, constantes tonturas e formigueiro do braço e perna direita.Que cuidados devo ter para evitar AVC?

Cuidados Pela Vida

Oi Marta, segue o link de uma de nossa matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/avc-como-evitar-o-mal-seculo
Abraços.

Maria jocelia

Gostaria de saber qual oleo p frituras Eu posso usar p pessoa que teve infarto ? Oleo de coco ou gordura de porco ou azeite , gosto muito de ovos fritos no cafe e me marido tbm mas ele teve 2 infartos e estou com duvidas sobre o que usar p frituras

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Jocelia, segue o link de umas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/manteiga-oleo-ou-azeite-qual-e-o-mais-indicado-para-quem-esta-com-colesterol-acima-normal
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.