Além do uso de clareadores, que outros cuidados ajudam a controlar as manchas na pele?

  • +A
  • -A

As manchas que aparecem na pele são resultado de um processo conhecido como hiperpigmentação, em que ocorre grande produção de melanina. Uma das principais indicações para o tratamento das manchas na pele é o uso de produtos clareadores, além de existirem ainda outros cuidados muito importantes para controlá-las. 

“As manchas podem surgir por diversos fatores: a genética, a exposição aos raios solares, os hormônios e até fatores como alimentação, meio ambiente e estresse. Mas, o que piora muito as manchas é a radiação solar sem a proteção diária. E isso serve inclusive para luzes artificiais da casa”, alerta a dermatologista Giselle Sanches. 

Filtro solar é o principal aliado contra manchas na pele

 

O cuidado mais importante para evitar manchas é o uso diário do protetor solar e sua reaplicação de duas em duas horas. “O sol é o principal fator de causa e agravamento das manchas na pele, comprovado cientificamente. Não somente em dias de praia ou piscina, mas em dias de frio e chuva também”, afirma a médica. 

Além disso, quem tem tendência à acne precisa adotar medidas capazes de evitar o surgimento de espinhas, que podem gerar manchas. É necessário, por exemplo, evitar o consumo exagerado de açúcar e gordura, lavar o rosto com sabonetes específicos para controlar a oleosidade e, claro, não se deve estourar as espinhas

Fazer o tratamento corretamente aumenta chances de sucesso

 

A especialista lembra ainda que, para controlar as manchas, o paciente deve seguir à risca o protocolo indicado pelo dermatologista até o fim do tratamento e fazer o acompanhamento. Como exemplo, Dra. Giselle cita o laser Nd-YAG, que ajuda a remover as manchas, mas precisa de várias sessões para solucionar o problema. 

Para o tratamento das manchas na pele, existem também o peeling químico, crioterapia, microagulhamento e dermocosméticos que atuam de forma anti-inflamatória e que ajudam a clarear a pele. A medida escolhida pelo profissional deverá variar de acordo com o tipo de pele, a cor e o formato da mancha. 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Giselle Sanches

Dra. Giselle Sanches

Dermatologia

CRM: 117116​ / SP

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além do uso de clareadores, que outros cuidados ajudam a controlar as manchas na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.