Informe ao seu médico se você apresenta ou desenvolveu um dos seguintes problemas:
Batimento cardíaco anormalmente lento (abaixo de 60 batimentos por minuto). Você deve ter conhecimento do seu batimento cardíaco antes de iniciar a medicação;
Angina (dor no peito) devido à ocorrência de espasmos (contração involuntária) espontâneos na artéria coronária, chamado de angina de prinzmetal;
Insuficiência cardíaca crônica não tratada (alteração da função cardíaca não tratada);
Bloqueio cardíaco de 1º grau (um tipo de doença leve de condução cardíaca que afeta o ritmo cardíaco) constatado anteriormente;
Circulação ruim nos braços e pernas, por exemplo, doença ou síndrome de raynaud, dores quando caminha;
Dificuldade respiratória;
Diabetes: este medicamento não tem efeito no açúcar do sangue, mas ele pode ocultar os sintomas do baixo nível de açúcar (por exemplo, palpitações e batimentos cardíacos rápidos);
Hiperatividade da glândula tireoide: este medicamento pode mascarar os sinais de frequência cardíaca anormalmente rápida devido a esta condição;
Alergia: este medicamento pode intensificar sua reação ao pólen ou a outras substâncias que você é alérgico;
Psoríase (uma doença da pele – mancha escamosa rosa) ou se você já teve psoríase;
Antes de uma cirurgia, informe ao seu médico que você toma nebivolol antes de ser anestesiado.
Se você tem sérios problemas nos rins: não tome nebivolol para insuficiência cardíaca sem comunicar seu médico.
Você deverá ser regularmente monitorado pelo seu médico no começo de seu tratamento para insuficiência cardíaca (alteração da função do coração).
Este tratamento não deve ser interrompido abruptamente, a menos que seja claramente indicado e avaliado pelo seu médico.
Categoria C – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação: a amamentação não é recomendada durante a administração de nebivolol.
Crianças e adolescentes: devido à falta de dados do uso deste produto em crianças e adolescentes, este medicamento não está indicado neste grupo de pacientes.
Geriatria (idosos): em pacientes idosos pode ser necessário o ajuste da dose (vide item “6. Como devo usar este medicamento?”).
Insuficiência renal: em pacientes com insuficiência renal pode ser necessário o ajuste da dose (vide item “6. Como devo usar este medicamento?”).
Insuficiência hepática: a informação disponível sobre pacientes com insuficiência hepática ou com função hepática diminuída é limitada. Por isso, o uso deste medicamento nestes pacientes está contraindicado.
Dirigir veículos ou operar máquinas: este medicamento pode causar vertigem ou fadiga. Se tiver um desses sintomas, não dirija veículos ou opere máquinas.
Este medicamento pode causar doping.
Atenção: contém LACTOSE.
Principais interações medicamentosas: informe ao seu médico se você estiver tomando ou se recentemente tomou qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos obtidos sem prescrição. Certos medicamentos não podem ser usados ao mesmo tempo, enquanto outros requerem alterações específicas (na dosagem, por exemplo).
Sempre informe ao seu médico se você está usando ou recebendo algum dos seguintes medicamentos em adição ao nebivolol:
Medicamentos para controlar a pressão arterial ou medicamentos para problemas cardíacos (como amiodarona, anlodipino, cibenzolina, clonidina, digoxina, diltiazem, disopiramida, felodipino, flecainida, guanfacina, hidroquinidina, lacidipino, lidocaína, metildopa, mexiletina, moxonidina, nicardipino, nifedipino, nimodipino, nitrendipino, propafenona, quinidina, rilmenidina, verapamil);
Sedativos e terapias para psicoses (doença mental), por exemplo, barbitúricos (também usado para epilepsia), fenotiazina (também usado para vômitos e náuseas) e tioridazina;
Medicamentos para depressão, por exemplo, amitriptilina, paroxetina e fluoxetina;
Medicamentos utilizados para anestesia durante uma cirurgia, por exemplo, fentanila. Seu uso concomitante com bloqueadores beta-adrenérgicos pode resultar em hipotensão grave;
Insulina e antidiabéticos orais: embora nebivolol não interfira no nível de glicose, o seu uso concomitante pode mascarar certos sintomas de hipoglicemia, como palpitações e taquicardia;
Medicamentos para asma, obstrução nasal ou certas doenças dos olhos, como glaucoma (aumento da pressão intraocular) ou dilatação da pupila;
Baclofeno (medicamento antiespasmódico), amifostina (medicamento protetor utilizado durante o tratamento do câncer);
Medicamento para disfunção erétil, por exemplo, sildenafila: o uso concomitante com este medicamento pode resultar na redução da concentração do sildenafila no sangue e risco aumentado de hipotensão.
Todos estes medicamentos acima citados, assim como o nebivolol, podem influenciar na pressão arterial e/ou no funcionamento do coração.
Medicamentos para tratar o excesso de ácido do estômago ou úlcera (medicamentos antiácidos), por exemplo, cimetidina. Você deve tomar este medicamento durante uma refeição e o medicamento antiácido entre as refeições.
Principais interações com alimentos: Nebitah pode ser tomado durante as refeições ou com o estômago vazio. Tome o comprimido com um pouco de água.
Principais interações com testes laboratoriais: não há relatos de relevância clínica do efeito do uso de nebivolol nos exames laboratoriais e eletrólitos no sangue.
Em estudos clínicos, o nebivolol foi associado a alguns casos de aumento de ácido úrico, porém sem relevância clínica ou estatística. Não houve alterações da glicemia notável. Em estudos clínicos, o nebivolol mostrou não causar qualquer alteração significativa dos triglicerídeos e do HDL, e em alguns estudos foram relatados uma redução dos triglicerídeos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.