Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergia. Informe ao seu médico se tiver apresentado recentemente episódios de vômito ou diarreia.
É muito importante que seu médico saiba se você tem doença no fígado ou nos rins, gota, diabetes, lúpus eritematoso, ou se está em tratamento com outros diuréticos. Nesses casos, seu médico pode achar necessário ajustar a dose dos seus medicamentos.
Informe ao seu médico se você está utilizando outros medicamentos que possam aumentar o nível sérico de potássio (veja “Interações medicamentosas”).
Antes de uma cirurgia e anestesia, informe ao seu médico (ou dentista) que está em tratamento com Corus H, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia.
Informe ao seu médico se você já teve câncer de pele ou se você desenvolver alguma nova lesão de pele durante o tratamento. O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente com altas doses a longo prazo, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio (câncer de pele não melanoma). Converse com seu médico sobre como proteger sua pele da exposição solar e evite bronzeamento artificial.
Se sentir falta de ar grave ou dificuldade em respirar depois de tomar Corus H, pare a medicação e procure atendimento médico imediatamente.
Gravidez e amamentação: o uso de Corus H não é recomendado enquanto você estiver grávida ou amamentando. Corus H pode causar danos ou a morte do feto. Converse com seu médico sobre outras maneiras para diminuir sua pressão sanguínea se você pretende engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando Corus H, informe ao seu médico imediatamente.
Este medicamento não deve ser utilizado no segundo e terceiro trimestres da gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Uso pediátrico: não existe experiência com o uso de Corus H em crianças. Portanto, Corus H não deve ser administrado a pacientes pediátricos.
Uso em idosos: em geral, Corus H age igualmente bem e é igualmente bem tolerado pela maioria dos pacientes adultos mais jovens e mais idosos. A maioria dos pacientes mais idosos requer a mesma dose que os pacientes mais jovens. Os pacientes mais idosos devem iniciar o tratamento com Corus H 50/12,5 mg.
Uso em pacientes de raça negra com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo: em um estudo que envolveu pacientes com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo, a losartana diminuiu o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e infarto do miocárdio, ajudando os pacientes a viverem mais. No entanto, esse estudo também mostrou que esses benefícios, quando comparados aos benefícios de outro medicamento para hipertensão, como o atenolol, não se aplicam aos pacientes de raça negra.
Dirigir veículos ou operar máquinas: quase todos os pacientes podem realizar essas atividades, porém, até saber como você reage ao medicamento, você deve evitar atividades que exijam muita atenção (por exemplo, dirigir um veículo ou operar máquinas perigosas).
Este medicamento pode causar doping.
Interações medicamentosas: em geral, Corus H pode ser tomado com outros medicamentos. Você deve, no entanto, informar ao seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando ou pretenda tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica (venda livre). É especialmente importante informar ao seu médico se está tomando:
– suplementos de potássio;
– agentes poupadores de potássio;
– substitutos de sal contendo potássio, ou outros medicamentos que possam aumentar o nível sérico de potássio (por exemplo, produtos que contenham trimetoprima);
– outros medicamentos para reduzir a pressão sanguínea;
– outros diuréticos;
– resinas que reduzem os níveis altos de colesterol;
– medicamentos para tratar diabetes, incluindo insulina;
– relaxantes musculares;
– aminas pressoras como a adrenalina;
– esteroides;
– alguns analgésicos e medicamentos para artrite;
– lítio (um medicamento utilizado para tratar um certo tipo de depressão);
– suco de toranja (que deve ser evitado durante o tratamento com Corus H).
Sedativos, tranquilizantes, narcóticos, álcool e analgésicos podem aumentar o efeito redutor da pressão arterial de Corus H, portanto, informe ao seu médico se estiver tomando qualquer um desses medicamentos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.