Como todos os medicamentos, Bravan Duo pode causar reações adversas indesejadas, entretanto, nem todas as pessoas as apresentam.
Algumas reações adversas podem ser graves
Raras (afetam menos de 1 em 1.000 pacientes):
Reações alérgicas com sintomas como erupção na pele, coceira, inchaço da face, dos lábios ou da língua, dificuldade de respirar e pressão arterial baixa.
Se você apresentar algum desses sintomas, avise o seu médico imediatamente.
Outras possíveis reações adversas
Comuns (afetam menos de 1 em 10 pacientes):
Sintomas similares aos da gripe (congestão nasal, dor de garganta e desconforto ao engolir); dor de cabeça; inchaço dos braços, das mãos, das pernas, dos tornozelos ou dos pés; cansaço; sensação de calor ou vermelhidão da face e/ou do pescoço.
Incomuns (afetam menos de 1 em 100 pacientes):
Tontura; náusea e dor abdominal; boca seca; sonolência, formigamento ou dormência das mãos ou dos pés; vertigem; batimentos cardíacos acelerados, incluindo palpitações; tontura ao se levantar; tosse; diarreia; constipação; erupção de pele, vermelhidão da pele; inchaço ou dor nas juntas; dor nas costas.
Raras (afetam menos de 1 em 1.000 pacientes):
Ansiedade; zumbido; desmaios; aumento da urina ou da sensação de urgência para urinar; inabilidade de ter ou manter uma ereção; sensação de peso; pressão arterial baixa com sintomas como tontura, vertigem; suor excessivo; erupção de pele generalizada; coceira; espasmo muscular.
Se algum desses sintomas afetar você gravemente, avise o seu médico.
Efeitos colaterais adicionais com anlodipino ou valsartana em comprimidos separados, que podem ser graves:
Anlodipino
Sangramento espontâneo ou equimoses (possíveis sintomas de trombocitopenia); febre, dor de garganta ou ulcerações na boca devido a infecções (possíveis sintomas de leucopenia); sensação de dormência e formigamento nos dedos das mãos e dos pés (possíveis sintomas de neuropatia periférica); batimentos irregulares do coração (possível sintoma de fibrilação atrial); batimento lento do coração (possível sintoma de bradicardia); dor súbita ou repentina no peito (possível sintoma de infarto do miocárdio); febre, rash e coceira (possíveis sintomas de vasculite); dor aguda no abdome superior (possível sintoma de pancreatite); amarelamento da pele e dos olhos, náusea, perda de apetite e urina de cor escura (possível sintoma de hepatite); inchaço principalmente na face e garganta (possível sintoma de angioedema); rash, vermelhidão na pele, bolhas nos lábios, na boca ou nos olhos e descamação da pele (possíveis sintomas de eritema multiforme); rash, vermelhidão na pele, bolhas nos lábios, na boca ou nos olhos, descamação da pele e febre (possíveis sintomas da síndrome de Steven-Johnson).
Valsartana
Diminuição do número de células sanguíneas brancas, o que pode aumentar o risco de infecções, bolhas na pele (sinal de dermatite bolhosa).
Se você apresentar algum desses sinais ou sintomas, avise o seu médico imediatamente.
Se você notar algum outro efeito colateral não mencionado nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.