O zinco é um oligoelemento importante para saúde, influenciando a função de mais de 300 enzimas de diferentes órgãos e sistemas. Dentre suas diversas atribuições, destacam-se o auxílio no funcionamento do sistema imune, no processo de divisão celular, na síntese de proteínas e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
O papel do zinco em auxiliar o funcionamento do sistema imune, está relacionado, por exemplo, ao fato de que níveis adequados de zinco podem deixar a defesa do organismo melhor preparada para eliminar agentes agressores.
Sobre a função do zinco em auxiliar na divisão celular podemos citar como exemplo a importância deste mineral na manutenção da integridade da mucosa do intestino.Níveis adequados de zinco favorecem a multiplicação e diferenciação das células intestinais, evento fundamental no processo de regeneração da mucosa intestinal quando necessário.
Auxiliar na síntese proteica e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras são atributos relevantes para crianças que estão em fase de crescimento, por exemplo.