Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.
Tenha cuidado especial com Alenia:
Caso você esteja utilizando outro medicamento corticosteroide;
Se sofrer de algum outro problema respiratório que não seja asma;
Se você sofre de qualquer doença cardíaca;
Se você tem pressão alta;
Se você sofre de tireoide hiperativa (funcionamento excessivo da tireoide);
Se você tem um aneurisma (área onde uma artéria está inchada como uma bolsa, porque a parede da artéria é fraca);
Se você tem distúrbios do coração, como sinal eletrocardiográfico anormal chamado “prolongamento do intervalo QT”;
Se você é diabético;
Se você tem feocromocitoma (um tumor na glândula adrenal, que pode afetar a pressão sanguínea).
Caso qualquer uma das condições se aplique a você, informe ao seu médico antes de utilizar este medicamento.
Se você desenvolver uma infecção de pulmão ou de via respiratória durante o tratamento com Alenia. Os sintomas podem incluir aumento da tosse, febre ou secreções das vias respiratórias;
Se você apresentar dificuldade de respirar, com chiado no peito ou tosse após o uso de Alenia;
Se você apresentar erupção cutânea, coceira, urticária (reação alérgica na pele), dificuldade de respirar ou engolir, vertigem (tontura) ou inchaço da face e da garganta durante o tratamento com Alenia;
Se você apresentar alteração de peso, fraqueza, obesidade abdominal, náusea ou diarreia persistente durante o tratamento com Alenia;
Se você apresentar visão borrada ou alterada durante o tratamento com Alenia;
Se você apresentar problemas para dormir, depressão ou sentir-se preocupado, inquieto, nervoso, agitado ou irritado durante o tratamento com Alenia;
Se você tiver a impressão que os efeitos de Alenia estão muito fortes ou muito fracos, ou se você sentir que sua condição respiratória está piorando enquanto está utilizando Alenia.
Se você desenvolver qualquer um dos sintomas acima, informe imediatamente ao seu médico.
Informação importante
Se você tem asma, não utilize formoterol como seu único medicamento para asma. Utilize formoterol apenas junto com um corticosteroide inalatório (como a budesonida, a outra substância ativa de Alenia).
Quando fizer uso de formoterol, não utilize outra medicação que contenha beta2-agonista de longa duração, como o salmeterol.
Não use Alenia se você:
Está bem controlado com um corticosteroide inalatório;
Precisa apenas de medicamentos beta2-agonistas de curta duração de vez em quando.
Em alguns estudos clínicos com formoterol, graves crises de asma foram observadas (vide item “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).
Não inicie o tratamento de Alenia ou aumente a dose recomendada pelo seu médico quando estiver tendo uma crise de asma.
Não altere ou pare com nenhuma de suas medicações para controlar ou tratar seus problemas respiratórios, incluindo corticosteroides inalatórios. Seu médico ajustará seus medicamentos conforme necessário.
Outras advertências especiais
Não engula as cápsulas – elas devem apenas ser utilizadas para inalação do conteúdo da cápsula com o inalador Aerocaps.
Você não deve tentar inalar as cápsulas com um inalador diferente.
Não interrompa a terapia com anti-inflamatório oral repentinamente. Caso você tenha sido mantido em terapia com anti-inflamatório oral por um longo período de tempo, seu médico deverá reduzir gradualmente a dose deste à medida que Alenia é introduzido.
Se seu médico decidir trocar a terapia anti-inflamatória oral para Alenia, é recomendado que você carregue um cartão de precaução com você durante os primeiros meses. No caso de acidente, cirurgia ou infecção grave, você pode precisar de um fornecimento adicional de terapia anti-inflamatória.
Após o uso do Alenia enxágue bem sua boca com água, sem engolir. Seguindo este procedimento, a possibilidade de desenvolvimento de infecção fúngica (sapinho) na boca será reduzida.
Informações importantes sobre um produto similar
O formoterol, uma das substâncias ativas do Alenia, pertence à classe dos medicamentos chamados beta2-agonistas de longa duração (LABAs). Um grande estudo realizado com um LABA diferente (salmeterol) demonstrou um aumento no risco de morte por asma. Não foi realizado um estudo para saber se este efeito também se aplica ao formoterol. Fale com seu médico sobre esse risco e os benefícios do tratamento da asma com o formoterol.
Idosos (65 anos de idade ou mais)
Se você possui 65 anos de idade ou mais, você pode utilizar Alenia na mesma dosagem que os demais adultos.
Crianças e adolescentes (4 anos de idade ou mais)
Alenia 6/200 mcg é indicado para crianças de 4 anos de idade ou mais. As crianças devem utilizar este medicamento apenas se forem capazes de manusear o inalador corretamente (vide item “6. Como devo usar este medicamento?”). Elas apenas devem usar o inalador com a ajuda de um adulto.
Se uma criança estiver usando um esteroide inalatório em doses altas por um longo período, o médico deve monitorar a altura da criança como parte de um check-up regular.
Doenças do fígado
Se você tiver qualquer doença no fígado ou sofre de icterícia (coloração amarelada da pele), avise ao seu médico antes de utilizar.
Seu médico irá prescrever a dose correta para você.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Em alguns pacientes, foi relatado que formoterol (uma das substâncias ativas de Alenia) causa tontura. Se você sentir tontura, não dirija veículos, opere máquinas ou realize qualquer outra atividade que necessite de sua atenção.
Informações sobre alguns ingredientes de Alenia
As cápsulas de formoterol e budesonida contêm lactose (açúcar do leite). Se você tem intolerância grave à lactose, informe seu médico antes de tomar este medicamento.
Monitoramento durante seu tratamento com Alenia
O tratamento com formoterol (um dos componentes deste medicamento) pode levar a um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, pode ser necessário monitorar seus níveis de açúcar no sangue, se você for diabético.
O tratamento com formoterol (um dos componentes de Alenia) pode levar à redução do nível de potássio no sangue, tornando-o mais susceptível a alterações do ritmo cardíaco. Portanto, seu médico deve monitorar seu nível de potássio sanguíneo, especialmente se você tem asma grave.
O tratamento prolongado com budesonida (um dos componentes deste medicamento) pode influenciar no crescimento das crianças. Seu médico pode realizar um teste da função da glândula adrenal sempre que achar necessário.
Se você tiver alguma dúvida sobre como Alenia funciona ou por que este medicamento foi prescrito a você, converse com seu médico.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico se você estiver grávida ou se pretende engravidar.
Você não deve usar Alenia durante a gravidez, a menos que seu médico o indique. Seu médico discutirá com você os potenciais riscos de utilizar este medicamento durante a gravidez.
Mães que estejam fazendo uso de Alenia não devem amamentar. Se você estiver amamentando, informe ao seu médico.
Converse com seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento pode causar doping.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe ao seu médico ou a um farmacêutico se você está usando ou usou recentemente outro medicamento, incluindo medicamentos obtidos sem prescrição. Isto é particularmente importante caso você esteja fazendo uso de algum dos seguintes medicamentos:
Inibidores da monoaminoxidase (inibidores da MAO) ou antidepressivos tricíclicos, que são medicamentos usados no tratamento da depressão e distúrbios de humor;
Agentes simpatomiméticos, que são medicamentos como a adrenalina, usados no tratamento da asma e da congestão nasal;
Anti-histamínicos, que são medicamentos antialérgicos comuns usados na prevenção ou no tratamento da maioria dos sintomas da resposta alérgica;
Esteroides, medicamentos frequentemente utilizados no tratamento da asma e outras doenças inflamatórias;
Diuréticos, os quais são usados no tratamento de edema (retenção de líquido), insuficiência cardíaca e pressão alta;
Betabloqueadores, medicamentos usados para o tratamento de pressão alta, insuficiência cardíaca, angina, ansiedade e ritmo cardíaco anormal. Certos colírios usados para o tratamento de glaucoma podem conter betabloqueadores;
Quinidina, disopiramida e procainamida, medicamentos utilizados no tratamento do ritmo cardíaco anormal;
Derivados de fenotiazinas, que é um grupo de medicamentos que controlam distúrbios mentais como esquizofrenia, mania, condições psicóticas e ansiedade;
Digitálicos, medicamentos utilizados no tratamento de insuficiência cardíaca e ritmo cardíaco anormal;
Derivados de xantina, uma classe de medicamentos utilizados no tratamento da asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) das vias respiratórias;
Anestésicos inalados, tais como hidrocarbonos halogenados (por exemplo, halotano), utilizados durante cirurgias. Informe ao seu médico que você utiliza Alenia se você for se submeter à cirurgia sob anestesia;
Antibióticos macrolídeos (por exemplo, eritromicina, azitromicina e claritromicina);
Outros medicamentos utilizados para o tratamento de infecções (por exemplo, itraconazol, cetoconazol e rifampicina);
Alguns medicamentos utilizados no tratamento de HIV (por exemplo, ritonavir e nelfinavir);
Alguns medicamentos utilizados no tratamento de arritmias cardíacas (por exemplo, amiodarona).
Interação medicamento-alimento
Interação de gravidade moderada:
A ingestão associada de suco de grapefruit (toranja) à budesonida duplica os efeitos da budesonida.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.