ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastradoCRM 116020/SP
Dr. Eduardo Aratangy é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e fez residência médica em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da FMUSP. É ainda pós-graduado em Administração de Serviços de Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Já atuou como coordenador do Programa de Saúde Mental para Refugiados em São Paulo e como administrador do serviço de eletroconvulsoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente, é médico supervisor dos residentes na enfermaria e ambulatório de transtornos alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e professor das disciplinas de Psicopatologia, Psicofarmacologia e Transtornos Alimentares para as turmas de pós-graduação em Psiquiatria do Centro Brasileiro de Pós-Graduações (CENBRAP). Colaborou com o Cuidados Pela Vida em 2016.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Publicações que Dr. Eduardo Aratangy colaborou.
A chegada de um filho é capaz de mudar completamente a vida de uma família. Novas responsabilidades, horários, noites mal dormidas e atenção 24 horas por dia mexem com o equilíbrio psicológico e físico dos pais. Depois que o bebê nasce, algumas mulheres sofrem com a chamada depressão puerperal, também conhecida como depressão pós-parto. O … Continue reading Homens também podem sentir uma versão da depressão pós-parto?
O transtorno de humor é uma doença psiquiátrica de diagnóstico difícil. É preciso estar bem informado para perceber que um amigo ou familiar apresenta o problema. Suas características são as mudanças de humor, que variam de episódios de normalidade a momentos de euforia e outros de depressão, e muitas vezes são confundidas como sendo próprias … Continue reading Técnica em enfermagem vive dias melhores após sofrer com transtorno de humor
A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais falados nos últimos anos. Ela provoca alterações profundas no humor de um indivíduo, culminando em prejuízos para seu bem-estar e para o convívio com outras pessoas. “Existem evidências de que a depressão, assim como outros transtornos neuropsiquiátricos, tem relação com o desequilíbrio de neurotransmissores cerebrais, como a … Continue reading Fatores ambientais podem desencadear um surto de depressão?
Tristeza, desânimo, ansiedade, cansaço, medo e desejo de morrer são apenas alguns dos inúmeros sintomas e sinais que a depressão pode apresentar. É uma doença psiquiátrica, cujas possíveis causas, como alterações químicas e predisposição genética, ainda estão em investigação. Ela atinge cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil e é considerada atualmente como o … Continue reading Depois da depressão: o que fazer para reduzir os riscos de reincidência?
Há algumas décadas, pessoas com esquizofrenia eram taxadas como loucas e internadas em sanatórios. Hoje, graças ao desenvolvimento da psiquiatria, os estudos sobre a doença estão mais avançados e permitem uma compreensão mais profunda dos casos e descobertas que revelam as melhores formas de tratamento. No entanto, a doença ainda é cercada de preconceitos e … Continue reading Existem atividades do dia a dia que podem gerar ou agravar um quadro de esquizofrenia?
Estima-se que cerca de 1% da população mundial sofre com a esquizofrenia. No Brasil, o número pode chegar a 2,5 milhões de pessoas. É uma doença séria, cujos pacientes são vítimas de preconceito e da falta de informação, o que dificulta o diagnóstico e a busca por tratamento adequado. Pacientes esquizofrênicos devem receber ajuda logo depois … Continue reading Saiba a importância de iniciar o tratamento assim que descobrir a esquizofrenia
O TOC é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela manifestação de obsessões e compulsões. As compulsões são mais perceptíveis porque são formas de comportamento que se assemelham a rituais, como lavar as mãos ou procurar uma chave no bolso mais de 20 vezes. O que são obsessões As obsessões vêm antes. São elas que … Continue reading Quais são as obsessões mais comuns identificadas em pacientes com TOC?
As doenças mentais foram, durante muito tempo, estigmatizadas e vítimas da falta de conhecimento da população em geral. A esquizofrenia é uma delas. Ela é caracterizada pela dificuldade de percepção do que é real e do que é apenas parte da imaginação. O indivíduo pode se tornar indiferente ao ambiente ao redor e ainda acreditar … Continue reading Pacientes que sofrem com esquizofrenia tendem a ser perigosos?
A síndrome do pânico é um exemplo de transtorno de ansiedade, cujas causas ainda estão em investigação, mas acredita-se que existam fatores genéticos envolvidos. A doença provoca crises de pânico, em que um paciente se vê tomado pelo medo intenso diante de situações do dia a dia, com manifestações físicas e mentais que costumam durar … Continue reading Síndrome do pânico: o que acontece exatamente no corpo de uma pessoa?
O transtorno bipolar é um complexo distúrbio psiquiátrico que merece atenção. Antes chamado de psicose maníaco-depressiva, é o problema de saúde que mais causa suicídios no Brasil: entre 30 a 50% das pessoas com o distúrbio no país tentam se matar. A subdivisão mais aceita pela psiquiatria é a que separa o transtorno bipolar em … Continue reading Quais são os diferentes tipos de transtornos bipolares?
A síndrome do pânico, também chamada de transtorno do pânico, é uma doença psiquiátrica que provoca a ocorrência de crises recorrentes de ansiedade extrema. Nessas situações, o paciente tem medo de morrer, de perder o controle da vida e enlouquecer e pode sentir tremores, palpitações, suor excessivo e falta de ar. Manifestações diferentes O transtorno … Continue reading Existem diferentes níveis de gravidade de síndrome do pânico?